Navegando por Autor "Albuquerque, Hortência Cruz de"
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Item Burocracia no sistema público: experiência de estágio no Setor Financeiro da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos - PE(2020) Cardoso, Emerson Alves; Albuquerque, Hortência Cruz de; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/9969109971150312Este trabalho aborda a temática da burocracia inserida no sistema público, mais especificamente no setor de Gestão Administrativa Financeira da Secretaria de Justiça. Dificuldades na execução plena da burocracia interferem na dinâmica de trabalho e no fluxo de atividades realizadas, e por vezes, chega a dificultar processos relativamente fáceis, bem como ocasiona impasses de relacionamento entre gestores e demais funcionários de diferentes órgãos públicos, que necessitam se remeter a diferentes setores a fim de resolver obstáculos. Tal cenário está relacionado a falhas de comunicação, atrasos ou cancelamento de demandas, conforme observado mediante o período de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) realizado no Setor Financeiro da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) do estado de Pernambuco, no período entre julho de 2019 a junho de 2020.Item Consumidores/as endividados/as e a cidadania financeira: os dilemas consumeristas dos/as usuários/as do Proendividados(2020-10-10) Barros, Naylline Hills de Albuquerque; Albuquerque, Hortência Cruz de; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/1375627667531678A oferta de crédito à população brasileira teve um crescimento expressivo nos últimos anos. No entanto, o contexto em que se deu essa inclusão no mercado financeiro, trouxe consigo taxas alarmantes de endividamento familiar. Tal problemática despertou o interesse na promoção de ações que visem sua prevenção, bem como a melhoria do relacionamento dos indivíduos com as finanças. Uma das instituições que abarcou a proposta foi o Banco Central do Brasil, objetivando difundir a cidadania financeira, um conceito discutido recentemente, que se refere ao exercício dos direitos e deveres dos indivíduos no que diz respeito à vida financeira. A cidadania financeira é respaldada por um contexto de inclusão e educação financeira, proteção do/a consumidor/a, e participação no diálogo com o Sistema Financeiro Nacional. Nesse sentido, a experiência vivenciada como estudante voluntária, no Programa de Tratamento de Consumidores Superendividados (PROENDIVIDADOS) norteou a consecução deste trabalho, que teve como objetivos propostos: analisar a cidadania financeira no cotidiano de consumidores/as endividados/as e, especificamente, caracterizar o perfil dos/as usuários/as do PROENDIVIDADOS, identificar os principais problemas apresentados pelos consumidores/as e avaliar o exercício da cidadania financeira a partir das experiências dos/as usuários/as do PROENDIVIDADOS. O percurso metodológico adotado pautou-se na abordagem qualitativa, tendo a observação participante como instrumento de coleta de dados. Os resultados mostram que os/as consumidores/as atendidos no PROENDIVIDADOS, em sua maioria são aposentados e que vêm exercendo a cidadania financeira de forma precária, em razão principalmente pelo modo em que estão incluídos financeiramente, sem o acesso devido à educação financeira e fragilizados em sua proteção. Contudo, esses fatores evidenciam a urgência de ações que ampliem o acesso à cidadania financeira, em seu mais amplo sentido, um trabalho a ser realizado de forma contínua e sistemática, por meio da cooperação de distintas instâncias, sejam elas públicas e privadas, com a devida responsabilidade do Estado.Item Docentes negras na Universidade Federal Rural de Pernambuco: um estudo sobre a presença e o significado da mulher negra na academia(2019) Ferreira, Mailonga Albuquerque; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/3580679428083890Essa pesquisa trata sobre a construção da mulher afro-brasileira dentro do espaço acadêmico a partir da interseccionalidade que fundamentaa identidade da mulher negra e das produções dessa significação/representação dentro da academia. O objetivo foi compreender o empoderamento feminino negro na perspectiva de docentes afro-brasileiras que estão inseridas no ambiente universitário da UFRPE. Para isto, utilizamos metodologia qualitativa com obtenção de dados secundários a partir da consulta à periódicos, artigos, livros, teses e dissertações disponíveis na base de dados da CAPES, e para acesso aos dados primários foi elaborado questionário na ferramenta GoogleForms oqual foi enviado à docentes da UFRPE e respondido por 14 professoras sendo elas 8 auto declaradas:negras(4 docentes); morena clara(2 docentes) e pardas (2 docentes). A partir da análise de conteúdo, observou-se as diferentes significações que perpassam o ser docente negra dentro da universidade(haja vista que é um espaço majoritariamente e historicamente ocupado por homens brancos), como a imagem de “vencedora” e consequentemente “empoderada” por ocupar tal lugar. Notou-se ainda a escassez dos dados sobre docentes negras universitárias,o que pode ser visto como uma oportunidade para pesquisas futuras e para o aprofundamento das questões que conectam gênero, raça e classe, compreendendo que ao ocupar uma posição de poder como docente criam-se representações práticas das transformações e avanços da comunidade negra brasileira.Item Endividamento entre jovens universitários: insights sobre educação financeira na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)(2020-10-20) Silva, Otoniel Galdino da; Albuquerque, Hortência Cruz de; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/4888246035519447Com a crescente globalização o significado do consumo tem tomado proporções ainda maiores, alcançando todos os grupos sociais. Os mais suscetíveis ao apelo da publicidade são crianças e jovens, muitos deles em fase escolar e outros ingressando no ensino superior, mas, nem sempre educados financeiramente. Esta pesquisa teve por objetivo investigar sobre o endividamento entre os jovens universitários da UFRPE e as formas de acesso à educação financeira. O trabalho foi desenvolvido por uma metodologia conduzida através de uma pesquisa quali-quantitativa por meio de um levantamento realizado entre os jovens de diversos cursos da Instituição de Ensino Superior durante o mês de agosto de 2020, onde os dados foram coletados através de um questionário eletrônico aplicado a um grupo de respondentes composto por 81 estudantes matriculados. Para atender o objetivo geral, foram utilizadas diversas variáveis para a análise como o perfil socioeconômico, as experiências com educação financeira antes e depois de ingressarem no ensino superior, o perfil de consumo, os comportamentos em relação às finanças, entre outros. Como resultados, a pesquisa identificou que apesar da pandemia do COVID-19, verifica-se que os jovens universitários da UFRPE não são muito propensos ao endividamento, ou pelo menos na percepção deles, a maioria não se considera endividados. Dos que se consideram endividados e também superendividados (27,2% e 11,1%, respectivamente), o tipo de dívida mais comum é o cartão de crédito (51,9%). Percebeu-se de forma geral que os estudantes consideram importante a UFRPE dispor de cursos e palestras sobre educação financeira, como formas de acesso ao conhecimento.Item O consumo de internet no processo de construção social da identidade de adolescentes integrantes de uma ONG em Jaboatão dos Guararapes(2018) Reis, Juliane de Santana; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473A era digital, através da internet, teve seu fruto na expansão e desenvolvimento do sistema capitalista, que proporcionou a possibilidade de novas formas de comunicação no contexto tecnológico globalizado. Assim, o entretenimento virtual ganha cada vez mais espaço para uso no cotidiano das famílias. Desta forma, com o avanço da tecnologia de informação e comunicação, temos a facilidade de fazer compras pela internet, realizar pagamentos de contas, conversar com amigos que estejam distantes, saber notícias do Brasil e do mundo, tudo isso em tempo real, o que parece ser um facilitador para a interação dos adolescentes, visto que grande parte dominam estas ferramentas. A adolescência consiste numa fase de mudanças, tanto fisiológicas, psíquicas como sociais, e considerando que no bojo dessas transformações, encontra-se a busca pela identidade, que passa a estar presente nos questionamentos dos/as adolescentes e que os/as conduzirá a inúmeras experiências que serão vivenciadas intensamente ao longo da adolescência. Contudo, como os/as adolescentes têm lidado com a internet no processo de construção das suas identidades sociais ao passo que o consumo de bens se tornam essenciais para a formação de seu eu? Assim, este trabalho é fruto da experiência de estágio supervisionado obrigatório em uma ONG em Jaboatão dos Guararapes, e teve por objetivo analisar a influência do consumo de internet no processo de construção social da identidade de adolescentes. Os procedimentos metodológicos empregados foram revisão bibliográfica, observação participante e aplicação de questionário semi-estruturado. A pesquisa é de caráter qualitativo e de pesquisa-ação. E os resultados apontam que a internet se configura como mais um meio abrangente para interação e socialização dos/as adolescentes, sendo essencial o consumo de tecnologia/internet uma vez que o associam ao sinônimo de prazer e lazer, e há necessidade de discutir mais sobre a relação de consumo de tecnologias e o comportamento dos adolescentes diante da sociedade de consumo.Item O projeto ações socioeducativas como estratégia de formação de valores, hábitos e atitudes de crianças e adolescentes(2019-02-18) Silvestre, Stephanie Raphaelle de Carvalho; Saraiva, Joseana Maria; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação das atividades desenvolvidas na experiência de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) - vivenciada no período de 2015 a 2016 no projeto Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública de Recife-PE: em complementação à ação da escola e da família - e seus impactos no desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes no que se refere à redução da evasão e repetência escolar; redução da violência na escola e na família; formação de hábitos alimentares saudáveis tendo em vista a prevenção da obesidade na infância e na adolescência. O caminho percorrido para atingir esses objetivos associa atividades de pesquisa, ensino, intervenção, monitoramento de processos e avaliação tendo em vista evidenciar os impactos das ações no índice de desempenho escolar e na formação pessoal e social dos sujeitos envolvidos na ação. Os resultados mostram que em sintonia com o planejamento do projeto, a ação de extensão atendeu os objetivos propostos, uma vez que promoveu o processo de aprendizagem nos aspectos pretendidos e o desenvolvimento pessoal e social das crianças e adolescentes. Nessa perspectiva, a extensão, articulada a pesquisa e ambas ao ensino, constituiu-se atividade fundamental, não apenas como princípio, mas também como prática social e educativa, apesar da limitação dos recursos financeiros, superados com a participação de todos os envolvidos, sobretudo, com a atuação dos estudantes dos cursos de Economia Doméstica e de Ciências do Consumo/UFRPE. Nesse processo, a Universidade ultrapassou seus muros e estabeleceu a relação teoria e prática, propiciando à autora deste estudo, estagiária do projeto, estudante do curso de Economia Doméstica, vivenciar a relação teoria-prática através do ensino, da pesquisa e da extensão, de forma crítica e consciente. Ademais, a ação tem contribuído efetivamente para a promoção do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, inclusive com impactos efetivos no rendimento escolar e no comportamento dos sujeitos envolvidos.Item Os/as consumidores/as e o superendividamento: um estudo sobre as estratégias do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) em Recife/PE(2018-12-20) Oliveira, Irani Pereira de; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473Historicamente a população brasileira construiu uma relação adversa com a administração das finanças pessoais. Os longos períodos de crise econômica, má distribuição de renda e oportunidades, delegaram às famílias hábitos de consumo incompatíveis com o nível de renda mínimo do país. A crescente produção de mercadorias, o avanço do crédito para sua aquisição e a constituição da cultura de consumo, são alguns fatores que corroboraram para a consolidação e a propagação de uma sociedade “superendividada”. Na contemporaneidade, os/as consumidores/as sequer precisam comprovar renda para ter acesso ao crédito e assim adquirir bens e serviços, além disso, o consumo tem operado como via de significação e inserção social. A facilitação do acesso ao crédito não trouxe consigo a educação financeira, e a falta desta podem contribuir para que as famílias não usufruam de uma melhor qualidade de vida, podendo assim desencadear problemas como: endividamento, superendividamento, conflitos familiares e de saúde. Neste sentido, esse trabalho é fruto de uma experiência de estágio vivenciada no Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS/PROCON/PE) e tem como objetivo analisar as principais estratégias para a educação do consumidor e consequências do superendividamento enfrentado pelos/as consumidores/as que utilizam os serviços do NAS. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e natureza qualitativa. Pode-se indicar, como conclusão, que o problema do superendividamento está para além da falta de educação financeira e se materializa a partir do acesso precário à recursos financeiros, além dos incentivos a uma cultura de consumo insaciável que agrega aos bens valores, emoções, e sentimento de pertencimento.Item Relato de experiência de estágio no Procon Estadual de Pernambuco: a vulnerabilidade dos consumidores endividados através do uso do cartão de crédito(2020-11-09) Silva, Deiseane Ferreira da; Albuquerque, Hortência Cruz de; Melo, Juliana Cristina das Chagas de; http://lattes.cnpq.br/2650006090499628; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/7601308386277941O presente trabalho tem por finalidade analisar a vulnerabilidade em que os consumidores endividados se encontram devido ao uso do cartão de crédito, assim como os motivos que levaram os mesmos a procurar por auxílio no Procon Estadual de Pernambuco, localizado no centro do Recife. Inicialmente será demonstrado um pouco sobre o cartão de crédito, como o mesmo surgiu na sociedade, as consequências causadas pelo seu uso, assim como um breve histórico sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de ilustrar os métodos como o órgão trabalha no setor de atendimento ao consumidor para uma melhor compreensão dos dados obtidos. A partir das queixas dos consumidores durante o atendimento, observou-se a existência da falta de conhecimento em relação a termos considerados difíceis para a população, seja ele jurídico ou econômico, ao qual levou a perceber também a ausência de uma educação financeira. O presente relatório se configura como uma observação in loco e de caráter qualitativo. A partir das vivências presenciadas durante o estágio supervisionado no órgão, foi observada a necessidade de estudar a dimensão do problema ocasionado através dos relatos dos consumidores endividados. Ademais, vale ressaltar a importância que a Economia Doméstica possui em relação ao tema, ilustrando o aprendizado obtido a partir das demandas da sociedade.Item Vidas financeiras: a influência das heurísticas e vieses no comportamento para o superendividamento(2021-02-22) Silva, Genilda Karla Nobre da; Albuquerque, Hortência Cruz de; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/7054065410080769Entre os desdobramentos de determinados comportamentos de consumo, o superendividamento tem se apresentado como um dos principais dilemas dos brasileiros nestas duas primeiras décadas do século XXI. Logo, o objetivo geral deste trabalho foi compreender a vida financeira de consumidores/as que estão ou já estiveram em situação de superendividamento. Em relação aos procedimentos metodológicos, o presente trabalho possui caráter exploratório-descritivo de cunho qualitativo. Para a coleta de dados primários foi realizada observação in loco e a disponibilização de um formulário na plataforma do Google Forms. A partir do que se observou, podemos considerar que a escolaridade não é sinônimo de educação financeira; a renda, sua fonte e quantia, junto ao número de pessoas que coabitam, apesar de não serem fatores determinantes no superendividamento, podem auxiliar no agravamento tanto da situação de inadimplência como na qualidade de vida. Considera-se que este trabalho contribui para a criação de programas de prevenção ao superendividamento, proteção e educação do consumidor eficazes, com vistas a influenciar na saúde financeira e consequentemente na melhoria da qualidade de vida dos/as cidadãos/ãs.
