Navegando por Autor "Bezerra, Bruna Herculano da Silva"
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Item A compreensão de estudantes do ensino médio sobre a temática alimentação saudável a partir de questões sociocientíficas(2019) Menezes, Julyene da Silva; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/7609654829609186No presente trabalho nos propomos a analisar os sentidos e significados, bem como as principais concepções prévias dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio sobre a temática alimentação saudável, através do desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática pautada nas relações CTS e na abordagem das questões sociocientíficas. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de campo de natureza qualitativa dividida em duas fases: delimitação do contexto e dos sujeitos da pesquisa e elaboração da sequência didática e, por fim, aplicação desta. Na primeira fase, definimos os sujeitos da pesquisa e o local de aplicação da sequência, uma escola de ensino regular do município de Serra Talhada-PE participante do programa Residência pedagógica da UFRPE/UAST e, em seguida, elaboramos a sequência didática no modelo 5E. A segunda fase consistiu na aplicação da sequência em 15 aulas de 50 min., abordando os conceitos de elementos químicos e tabela periódica dentro da temática alimentação saudável, nos vieses dos nutrientes naturalmente presentes nos alimentos, impactos que a falta ou excesso destes trazem à saúde e contaminação de alimentos por metais pesados provenientes de fertilizantes e do rompimento de barragens de minérios (Mariana e Brumadinho). Lançando mão, para isso, de materiais selecionados ou elaborados especificamente para esse fim, como questionário, notícias, jogo, resumo e duas Questões sociocientícas baseadas em casos. Os dados analisados foram construídos em duas fases da sequência, a fase de engajamento, em que buscamos mapear as principais concepções dos estudantes sobre a temática, e a fase de avaliação, em que delimitamos dois episódios da resolução da segunda QSC e analisamos as relações semânticas e aspectos CTS emergentes em cada uma em virtude da grande variedade de dados construídos. De forma geral, a sequência proposta mostrou-se bastante eficiente para abordar a temática, uma questão sociocientífica muito acertada, com a qual os alunos sentiram-se extremamente à vontade e interessados em debater e, assim, fazer emergir uma vasta heterogeneidade de concepções, sentidos e significados a mobilização dos aspectos pertinentes à relação CTS.Item A experimentação no ensino de química: reflexões a partir dos artigos publicados na seção “experimentação no ensino de química” da Revista Química Nova na Escola no período de 2014-2018(2019) Santos, Cristiane da Silva; Silva, Cristiane Martins da; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/1000796161353860Este estudo tem o objetivo de analisar as principais tendências quanto aos tipos de experimentos presentes nos artigos da revista Química Nova na Escola entre os anos de 2014 a 2018. Para isso, foi realizado uma busca na seção experimentação no ensino de química, buscando classificar o tipo experimento estava presente na revista. Os tipos de experimentos foram classificados de acordo com Oliveira (2010), que contribui para identificarmos que a maioria dos artigos trazem propostas de experimentos com materiais de baixo custo, e de fácil acesso que podem ser utilizados pelo professor no ensino médio.Item Análise da III Feira de Ciências e Mostra Científica de Serra Talhada - PE e seus impactos na aprendizagem e divulgação científica(2019) Siqueira, Francisca Suene Alcântara; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; Câmara, Maria Suely Costa da; http://lattes.cnpq.br/9163311260887432; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/4198097343466398As feiras de ciências que se constituem em ambientes não formais de aprendizagem, são locais que proporcionam a exposição pública de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes e professores. O principal objetivo deste trabalho foi analisara produção científica e o papel da feira de ciências e mostra científica na concepção dos estudantes apresentadores, professores orientadores e seus impactos em relação à aprendizagem e à divulgação da ciência no município de Serra Talhada-PE. Utilizamos como instrumento para a coleta de dados: as fichas de inscrição dos trabalhos, fichas de avaliação preenchidas pela pesquisadora na ocasião da apresentação dos trabalhos e entrevistas estruturadas realizadas com alguns professores e estudantes envolvidos no evento.Na análise, buscamos elementos quantitativos e qualitativos que nos permitissem compreender o evento como um todo e a produção científica deste. Para isso, analisamos: a distribuição de trabalhos por escolas participantes; áreas do conhecimento, aproximação com o tema central da mostra científica.Assim como as categorias nas quais os trabalhos foram desenvolvidos- tomando como referência as ideias de Mancuso(1993)- e asprincipais perspectivas de ensino que caracterizavam os trabalhos científicos do evento, delimitando a análise as perspectivasmais conhecidas e que norteiam também os documentos oficiais sobre currículo do país.Entre os principais resultados, observamos que houve uma quantidade significativa de escolas participantes, e muitos trabalhos na área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias,sendo os trabalhos informativos e a perspectiva construtivista de maiorexpressividadena feira em estudo. Quanto às entrevistas realizadas com os principais atores sociais envolvidos: observamos um conhecimento superficial e fragilizado sobre o conceito de feiras de ciências e outros aspectos relacionados, bem com acerca da noção de divulgação científica. Os resultados reafirmam a importância do trabalho com feiras e mostras científicas no nosso país, e, sobretudo, no município de Serra Talhada-PE. Apontam importância da feira de ciências para a cidade e circunvizinhanças. No entanto, entre os desafios de trabalhos dessa natureza ressaltamos para a necessidade da compreensão do que são as feiras e mostras científicas pelos atores sociais envolvidos nesse processo e seu papel para a aprendizagem e divulgação científica.Item Identidade e profissionalização docente: um estudo de caso na licenciatura em Química da UFRPE/UAST(2019) Gomes, Maria Celeste Nogueira Vitorino; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/2937962267449475A constituição da identidade docente tem sido objeto de estudo há muito tempo na área das ciências humanas com a finalidade de compreender melhor os processos e influências presentes nessa discussão na formação dos professores. Na literatura diversos autores mostram que a constituição da identidade sofre influências não apenas das experiências da formação inicial dos docentes, mas, também de vivências e experiências anteriores a esse processo formativo. A presente monografia tem por objetivo analisar aspectos da construção da identidade e da profissionalização docente de licenciandos em química a partir das influências do estágio supervisionado e/ou de processos anteriores à formação inicial experienciados pelos sujeitos nessa construção. O estudo se caracteriza como estudo de caso de caráter qualitativo, mas, com alguns dados quantitativos quanto ao perfil dos participantes. Foram sujeitos de pesquisa 8 licenciandos em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na Unidade Acadêmica de Serra Talhada-PE (UAST), no final do curso, que haviam finalizados as disciplinas de estágios obrigatórios. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada, individualmente, com a intenção de compreender através das entrevistas as experiências vivenciadas pelos participantes em diversos momentos do processo de constituição da identidade. As entrevistas foram audiogravadas e posteriormente transcritas e analisadas com base em elementos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Nos resultados a análise temática apontou aspectos da constituição da identidade e da profissionalização docente, a partir das categorias evidenciadas na análise, das quais destacam-se: as influências e o relacionamento com os professores, os processos de ruptura que levam a tomada de decisão em relação à carreira docente. Além de outros aspectos evidenciados na análise de oposições, das quais destacam-se: a inexperiência com a docência e a importância dos programas que auxiliam na formação docente foram alguns dos aspectos apontados no texto. Essas contribuições se tornam pertinentes para a pesquisa por se tratar da vivência desses futuros professores quando envolvidos nesse processo íntimo e subjetivo que é a constituição do perfil identitário e aspectos que o levam a profissionalização.
