Navegando por Autor "Carvalho, Marluce Vasconcelos de"
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Item A arte com a natureza: experimentos de pigmentos naturais na educação do campo em alternância(2018) Lima, Adriene Viana; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/6075580495835098O presente trabalho tem como propósito produzir tintas a partir da natureza/campo e utilizá-las nas aulas de arte.O que me levou a pesquisar sobre tal tema foi o anseio de conhecer cada vez mais o campo e as possibilidades de transformar os materiais naturais em artísticos, sustentáveis, para as aulas de arte, bem como promover o desenvolvimento artístico dos estudantes. A experiência foi realizada com os estudantes do curso de Agroecologia PROEJA(Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos), que funciona em Alternância, em uma escola do campo, nomunicípio de Arataca-BA.Para o desenvolvimento de tal estudo contou-se com a aporte do ensino da arte no contexto da Educação do Campo e Pedagogia da Alternância,propondo práticas artísticas a partir de materiais coletados da natureza.No resultado desta pesquisa, pude observar que os estudantes desenvolveram atividades artísticas, diferentes das que já tinham costume de fazer. A experiência realizada de produção de tintas junto aos estudantes foi bem aceita por todos, oportunizando novas aprendizagens em Arte em diálogo com a pedagogia da Alternância.Item A Artista Maria Auxiliadora e a Representatividade Negra em suas Pinturas(2021-08-18) Jesus, Jeisa Pereira de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020Este trabalho investiga como o povo negro vem sendo representado na pintura brasileira ao longo da história. Desse modo, propusemos como objetivos específicos: analisar as diferenças de representações do negro produzidas pela artista negra, Maria Auxiliadora da Silva em relação às dos artistas europeus e refletir sobre a importância dessas representações da citada artista, na contemporaneidade a partir da seleção de três de suas telas. Assim foi importante fazermos um estudo dos principais artistas que foram prestando esse papel na arte pictórica, a partir dos pintores holandeses do século XVII, Frans Post (1612-1680) e Albert Eckhout (1610-1666) e dos artistas Johann Moritz Rugendas (alemão) (1802-1858) e Jean-Baptiste Debret (francês) (1768-1848) no século XIX. Identificamos o despontar dos primeiros pintores negros brasileiros a ingressarem na AIBA - Academia Imperial de Belas Artes, ainda no século XIX e àqueles ditos artistas populares, negros, que foram aparecendo no cenário artístico no século XX. A metodologia utilizada foi à pesquisa documental e bibliográfica, dentre as variadas referências utilizadas podemos destacar os autores: Vagner Gonçalves da Silva (2005), Lélia Coelho Frota (1978), Darcy Ribeiro (2020), além de outros que foram localizados durante a pesquisa em artigos acadêmicos e dissertações de mestrado. Portanto, nossa pesquisa bibliográfica seguiu um método de estudo com base na história em que contextualizamos a retratação do negro pelos pintores citados. Identificando a presença do povo negro e suas vivências nas três obras selecionadas de Maria Auxiliadora, por trazerem conceitos fortes da cultura afro-brasileira, importantes para a formação da nossa cultura nacional e analisando a diferença de suas representações em relação as da pintora, nos colocando a refletir sobre a importância dessas representações negras na contemporaneidade, a partir de três telas selecionadas, dessa artista. Observamos que a artista não somente representou a cultura afro brasileira como parte do seu cotidiano, como também trouxe conceitos fortes da cultura afro-brasileira, tais como seus manifestos religiosos, englobando festividades, musicalidade, a estética das suas vestimentas entre outras características, importantes para a formação da nossa cultura nacional.Item A tatuagem como manifestação artística e cultural(2024-07-22T03:00:00Z) Silva, José Tadeu Leão da; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020Buscamos nesta pesquisa conhecer as origens da tatuagem e sua prática a partir de uma perspectiva histórica e antropológica. Desse modo, investigamos a sua história e sua prática no campo das artes e da cultura, observando o seu papel e concepções de sua prática na contemporaneidade, trazendo uma abordagem que refletiu sobre os territórios que a tatuagem contempla, destacando ainda o caráter subjetivo da tatuagem através dos significados dos corpos tatuados e suas manifestações socioculturais. Para alcançar os objetivos da pesquisa, além de uma bibliografia específica sobre a tatuagem e sobre o corpo, que destacamos como referências os pesquisadores Beatriz Ferreira Pires, David Le Breton e González Rey, tendo em vista suas contribuições para um melhor entendimento sobre o corpo como arte, abarcamos, também, a pesquisa de campo, entrevistando indivíduos que são ao mesmo tempo tatuadores/tatuados, sujeitos/objetos, com questionamentos relativos a sua percepção e elaboração do trabalho desenvolvido, observando os significados que tatuadores e tatuados atribuem à tatuagem. Obtivemos como resultado a anuência do caráter artístico e cultural da tatuagem, associados aos modos de produção, que contemplam a estética e a poética, bem como à sua recorrência em diferentes culturas passadas.Item Arte negra na contemporaneidade: um lugar de crítica(2018) Damascena, Cláudio Alves; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/9685069606632693A presente pesquisa é devido a percepção do pouco reconhecimento que a arte negra tem em nosso país, nela é apresentado artistas negros como Tiano, Alberto Pereira e Rosana Paulino, artistas visuais queconseguiram romper com a barreira criada pelo racismo e ganharam visibilidade no cenário artístico na cidade de Vitória da Conquista. A proposta teve o objetivo de analisar os temas e questionamentos presentes nas obras de Tiano, assim com a influência da arte e da cultura africana no Brasil. De maneira que observamos ao final da pesquisa que grande parteda população brasileira pouco aceita os traços negros presentes em nossa cultura, acarretando um preconceito em relação as artes produzidas no Brasil. Um dos grandes motivos que levam a baixa aceitação da arte negra é devido limitada valorização da Cultura Afro-brasileira e africana na educação básica. Não promovendo a divulgação da riqueza cultural deixada pelos nossos ancestrais negros.Item Arte-educação como instrumento de inclusão(2021-08-25) Silva, Lenildes Martins da; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/8097380498601722Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como se dá o processo de inclusão de PCD em escola inclusiva a partir de atividades em Artes e, como objetivos específicos, conhecer a realidade enfrentada por alunos PCD diante da escola inclusiva e da escola especial; analisar como as atividades em arte podem influenciar o processo de inclusão e desenvolvimento de PCD.O referencial teórico contemplou discussões acerca de O Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal que ajuda a desenvolver a percepção de pessoas a partir de ações aprendidas em cena e levar o aprendizado a transformar vidas, e da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa que desenvolveu uma das principais metodologias usadas no ensino da arte. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisa qualitativa a partir de um estágio de observação em escola regular e de pesquisa desenvolvida em escola especial. Os dados obtidos indicaram que a arte-educação é um dos propositores para inclusão de alunos PCD.E, com base nas discussões apresentadas, considera-se que a inclusão é um dos possíveis caminhos para se combater a desigualdade social, e que as atividades em arte desenvolvidas contribuam para o conhecimento e valorização da vida humana.Item Atividade prática no ensino de arte, utilizando recursos recicláveis(2021-08-25) Silva, Rosane Coelho da; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o emprego de atividades práticas de criação de peças artísticas, utilizando recursos materiais recicláveis, nas aulas de Artes. Para tanto, propomos duas ações que equivalem aos nossos objetivos específicos: identificar quais os prejuízos causados pelos descartes de materiais recicláveis no meio ambiente e propor atividades para o ensino de Artes utilizando materiais recicláveis, que estão no cotidiano dos estudantes. O referencial teórico contempla discussões acerca do ensino de Arte e sobre materiais recicláveis, que devem ser reutilizáveis para o bem do meio ambiente. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma pesquisa de campo qualitativa, em que utilizamos como instrumento para coleta de dados a observação e atividades desenvolvidas na Escola de Ensino Médio, localizada no município de Paudalho. Os resultados obtidos com as discussões propostas e atividades práticas contribuíram para o conhecimento sobre a questão dos problemas ambientais causados pelos descartes inadequados de materiais, assim como para a conscientização da necessidade de reutilizar e reciclar o lixo, contribuindo, assim, para a preservação do meio ambiente.Item Atividades artísticas no ambiente prisional(2023-12-21) Lima, Ana Carolina de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020Esta pesquisa tem como objetivo analisar os impactos de atividades artísticas no ambiente prisional, a partir da investigação do potencial das artes visuais e do artesanato em ambientes prisionais, por meio de pesquisas e autores que tratam sobre o assunto, bem como refletir sobre as artes enquanto ferramenta de estímulo ao autoconhecimento, ao trabalho em equipe e à ressocialização do indivíduo. O referencial teórico contempla discussões acerca da função da arte desde os primórdios até a sua utilização atual. O procedimento metodológico adotado consistiu em uma revisão bibliográfica sobre o tema, visando a obtenção de informações e conhecimentos para a escrita desta pesquisa. Os dados obtidos indicam que atividades artísticas desenvolvidas em ambientes prisionais, quando planejadas com propostas reflexivas, resultam em um aproveitamento positivo, retirando o reeducando do estado ocioso para um estado ativo. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a arte é um meio efetivo para o autoconhecimento, para o trabalho em equipe e com resultados ressocializadores.Item Brinquedos ópticos e o cinema de animação em aulas de arte(2019-12-12) Oliveira, Severina Jaqueline Alves de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/6609050011569147Esta pesquisa teve como objetivo investigar como o cinema de animação é capaz de gerar fruição e conhecimento em Arte. Assim, propomos a realização de uma intervenção pedagógica, por meio de uma oficina sobre cinema de animação, em uma turma de estudantes do 5 ano, em uma escola da rede privada, da cidade de Paudalho-PE. Essa oficina visou gerar conhecimentos sobre cinema de animação e brinquedos ópticos, como meio de aprendizagem em arte. Neste sentido, a análise dos resultados da oficina foi feita por meio de observações e comentários dos estudantes e de suas respostas a um questionário que aplicamos. O referencial teórico contemplou discussões acerca da história da animação e de aprendizagem através da criação, refletindo sobre experiências realizadas em outros contextos. Tomamos a abordagem triangular, criada pela arte-educadora Ana Mae, como base para o desenvolvimento da oficina, contemplando os três momentos dessa abordagem: contextualização histórica, o fazer artístico e a apreciação artística. Os resultados dessa experiência obtidos pelos relatos dos estudantes e de informações sobre práticas de outros autores indicaram que é possível criar animação nas aulas de artes com o auxílio da tecnologia. A linguagem do cinema aliada à aprendizagem e a confecção de brinquedos ópticos propostos deram oportunidade aos estudantes de refletir sobre diversos temas, especialmente sobre arte, desenvolvendo novos conhecimentos.Item Museus virtuais: espaços de conhecimento em aulas de Arte(2021-08-12) Melo, Alexandre Magno Aquino; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/1652172179814505Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais as contribuições dos museus virtuais para as aulas de artes visuais e, a partir deste, surgiu a necessidade de inserirmos dois objetivos específicos: visitar museus virtuais, observando suas coleções e propostas de mediação e explorarmos as especificidades desses espaços, e demonstrar como os museus virtuais são utilizados por professores, em aulas de arte, por meio da aplicação de questionário. O referencial teórico contemplou discussões acerca da definição de museu virtual, do uso na internet como ferramenta e de tecnologias na sala de aula e sobre o funcionamento do Google Arts e Culture, além de informações sobre os museus virtuais do Louvre, MASP e Pinacoteca de São Paulo. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na revisão de literatura com destaque para: Arrais (2013), Bahia (2015), Dias e Rigoni (2017), Henriques (2018) e Bogea, Bogea, Costa e Rocha (2020) e de um questionário respondido por nove professores de arte do ensino fundamental, médio e superior, de instituições públicas e particulares. Os dados obtidos indicaram que as visitas virtuais contribuem com os bons resultados nas aulas de arte, despertando o interesse dos alunos. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que os Museus virtuais são uma ferramenta que complementa ou auxilia a aula de arte mesmo que o acesso ainda seja uma barreira, mas que passa por processo evolutivo.Item Redes sociais como ferramenta de apoio ao docente: multiculturalidade na arte(2021-08-07) Oliveira, Raira Izabel Santos de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/0041203872368996Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as causas da naturalização do racismo presente no ensino-aprendizagem, tendo em vista os conteúdos e representações imagéticas eurocêntricas. E, como objetivos específicos: discutir as causas da naturalização do racismo no ensino-aprendizagem do ensino básico e a predominância de imagens eurocêntricas no ensino de Arte e, por fim, construir material de apoio ao docente, no Instagram, que explorem as metodologias ativas e as questões da multiculturalidade, buscando desconstruir o pensamento e as representações imagéticas eurocêntricas, naturalizadas na educação e principalmente no ensino de Arte. A partir do estudo e compreensão das causas da naturalização do racismo no ensinoaprendizagem, foi possível compreender quais práticas corroboram com o simbolismo e predominância do eurocentrismo na Educação Básica e como é possível utilizar redes sociais como veículos de disseminação de novos conteúdos educacionais aplicáveis no sistema híbrido de ensino.
