Navegando por Autor "Fracetto, Giselle Gomes Monteiro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Amizades enraizadas: desvendando as relações micorrízicas por meio de histórias em quadrinho no ensino básico(2025-06-26) Gomes, Diogo Antônio Roque; Fracetto, Giselle Gomes Monteiro; Fracetto, Felipe José Cury; http://lattes.cnpq.br/8645174138041143; http://lattes.cnpq.br/8533548378125097; http://lattes.cnpq.br/6347700315974750As relações simbióticas entre fungos do solo e raízes de plantas exercem papel fundamental na dinâmica dos ecossistemas terrestres e na produção agrícola sustentável. No entanto, essas associações, conhecidas como micorrizas, ainda são pouco abordadas no ensino de Ciências e Biologia, dificultando o entendimento dos estudantes sobre processos ecológicos essenciais. Considerando essa lacuna, este trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um material didático em formato de história em quadrinhos (HQ), voltado ao ensino de simbioses fúngico-vegetais na educação básica. A metodologia adotada incluiu a elaboração do roteiro e das ilustrações digitais da HQ, dividida em quatro histórias curtas que representam os principais tipos de micorrizas (arbuscular, orquidóide, ericóide e ectomicorriza), com linguagem acessível, personagens simbólicos e situações contextualizadas. A validação do material foi realizada por oito juízes especialistas, incluindo pesquisadores em microbiologia do solo, professores universitários e docentes da educação básica, por meio de um instrumento estruturado com 17 itens avaliados em escala Likert, organizados em cinco categorias: objetivos do material, estrutura e apresentação, relevância científica, linguagem e inclusão, e aspectos lúdicos. A análise quantitativa utilizou o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), cujos resultados indicaram validação plena do material em todas as categorias, com IVC ≥ 0,88. Os juízes destacaram a clareza conceitual, a adequação visual, a interdisciplinaridade e o potencial do material para promover atividades práticas complementares, como modelagem e construção de maquetes. Portanto, a HQ desenvolvida se configura como uma ferramenta pedagógica inovadora e validada, capaz de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem ao integrar conteúdos de Botânica, Ecologia e Microbiologia do Solo, alinhando-se às competências da Base Nacional Comum Curricular e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltados à sustentabilidade ambiental, segurança alimentar e educação de qualidade.Item Explorando os heróis do solo: construção e validação de um kit didático para o ensino de biologia do solo no contexto do ensino básico(2025-06-30) Galvão, Gabryella Dayane Menezes; Fracetto, Giselle Gomes Monteiro; Silva, Cíntia Caroline Gouveia da; http://lattes.cnpq.br/9814234807547606; http://lattes.cnpq.br/8533548378125097; http://lattes.cnpq.br/6134849404451180O solo, apesar de toda a sua importância para o funcionamento dos ecossistemas, é um recurso extremamente negligenciado, principalmente no cenário educacional. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os solos passaram a receber maior atenção, uma vez que sua preservação e bom funcionamento influenciam diretamente pelo menos 12 das 17 metas estabelecidas. Os conteúdos relacionados ao solo apresentam grande potencial interdisciplinar, e sua abordagem sob a perspectiva da Biologia, associada aos preceitos da Educação Ambiental, surge como uma alternativa viável para a inserção desse tema no contexto escolar. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um Kit didático que possibilite o ensino de Biologia do Solo no contexto do ensino básico. Para isso, foi realizada uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em busca das lacunas nos conteúdos de solos para as disciplinas de Ciências e Biologia para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Posteriormente à análise do currículo e identificação das lacunas, foi produzido o Kit “Explorando os Heróis do Solo”, com a montagem de artefatos para a utilização de professores e alunos. Para a validação do Kit, 5 juízes especialistas na área de Biologia, Ciência do Solo e Educação foram convidados a avaliarem os materiais via formulário. Utilizou- se a escala de Likert (Concordo Totalmente – CT; Concordo – CO; Indiferente – IN; Discordo – DI; Discordo Totalmente – DT) para o cálculo do Índice de Validade do Conteúdo (IVC), considerado-se válido IVC= 0,80 ou 1,00. A análise curricular revelou negligência nos conteúdos de Solos e Biologia do Solo para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, com grande escassez do tema nas disciplinas de Ciências e Biologia. Com a identificação das lacunas, 7 artefatos pedagógicos foram produzidos, sendo 1 artefato para professores e 6 para aplicação em sala de aula. Os artefatos mesclam diferentes recursos e são acompanhados de sugestões de aplicação. A avaliação dos juízes se mostrou favorável à validação, e o IVC para os itens referentes a objetividade, relevância, aplicabilidade e inclusão ficou entre 0,80 e 1,00, indicando a necessidade de pequenas melhorias e a validação do Kit para a utilização em sala de aula. Como conclusão, foi possível observar que o currículo para a Educação Básica possui lacunas para os conteúdos de solos, sendo este visto apenas nas perspectivas da geografia e desconsiderando as possibilidades de abordagem interdisciplinar. Além disso, o trabalho reforça a importância de utilizar recursos educativos atrativos e diversos, de modo que sejam inclusivos e atendam a diferentes realidades educacionais. O Kit “Explorando os Heróis do Solo” tem potencial de aplicação e pode fortalecer o ensino de biologia do solo na educação básica, tornando o aprendizado significativo e chamando a atenção para as potencialidades inerentes ao ambiente edáfico. O uso de materiais interativos e interdisciplinares representa uma estratégia inovadora, que quebra com a educação conservadora e preza pela interatividade e processos de ensino-aprendizagem significativos, formando estudantes conscientes sobre sustentabilidade, valorização e preservação do solo.
