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Navegando por Autor "Lima, Felipe de Brito"

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    A robótica em propostas de ensino com kits lego : um mapeamento sistemático da literatura
    (2023-12-18) Santos, Josivan Felix dos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/6133391680427577
    A robótica educacional se apresenta como uma ferramenta útil na sala de aula, pois proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos de maneira prática e interativa. Além disso, os alunos sentem-se motivados e engajados no processo de aprendizagem, tornando-o mais significativo e contextualizado. Dentre as inúmeras possibilidades que podem auxiliar o professor no planejamento das atividades a partir do uso da robótica, o kit LEGO é usado para ensinar conceitos variados de forma prática e tangível. Esse instrumento vai ao encontro das discussões da BNCC (2018) sobre a importância de desenvolver propostas que integrem diferentes saberes, de maneira integrada e contextualizada, para que os estudantes possam ter a capacidade de avaliar e resolver de forma holística os problemas complexos do mundo real. O paradigma educacional adotado, então, deve romper com a fragmentação tradicional do conhecimento, estimulando a conexão entre diferentes áreas. Nessa direção, objetivamos neste trabalho analisar pesquisas sobre o uso do LEGO como ferramenta para educacional de maneira inter, multi e transdisciplinar no contexto da educação básica. Para tanto, foi feito um mapeamento sistemático de artigos publicados no Brasil entre os anos de 2018 e 2023. De forma geral, percebeu-se, tanto por dados estatísticos quanto por uma análise qualitativa das informações, que os trabalhos publicados durante os últimos cinco anos apresentam um crescimento gradual, atuando no sentido de contribuir para o avanço científico na área da educação e ajudar a desenvolver teorias mais robustas e práticas mais eficientes.
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    Ações de digitalização em acervos documentais em escolas públicas: uma revisão bibliográfica
    (2021-02-25) Cruz, Felipe Henrique Santos da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    O presente estudo teve como objetivo discutir a gestão e a preservação de acervos documentais de escolas públicas através do processo de digitalização. Foram pesquisadas produções acadêmicas publicadas entre 2016 e 2020 através das ferramentas Google Acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES. A amostra final constitui-se de dez produções englobando artigos publicados em periódicos, anais de eventos, dissertação de mestrado e Trabalhos de Conclusão de Curso. Os resultados trazem informações relevantes sobre o processo de digitalização de documentos no ambiente escolar, a sua implementação, o manejo dos arquivos e os recursos utilizados para o acesso e preservação dos acervos. São apontadas como as principais dificuldades a falta de capacitações para os profissionais que lidam diretamente com a gestão de documentos e a falta de administração adequada nos contextos escolares. A pesquisa identificou também as etapas necessárias para a implementação do processo de digitalização dos acervos documentais no cenário escolar. Conclui-se que é necessário um conjunto de políticas, procedimentos e qualificação profissional para implantação e execução efetiva destas ações em instituições públicas de ensino.
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    Automatização de rotinas nos sistemas de informação jurídicos
    (2021-04-05) Nogueira, Endrick Eduardo da Silva; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    A partir da formação das indústrias até os dias atuais ocorreu uma grande evolução da maneira de trabalhar no dia-a-dia, e na área do Direito essa maneira tem obtido grande influência que parte da tecnologia em forma de ferramenta de auxílio para que os profissionais e empresas do setor possam exercer sua função de maneira mais proveitosa e ágil, sem deixar de lado a qualidade do serviço prestado. Assim, através dos anos a tecnologia vem mostrando sua importância para a área jurídica oferecendo ferramentas que permitem aos profissionais aperfeiçoar o desempenho diário em função a demanda. Diante disso esta pesquisa tem como objetivo identificar os impactos de uso de um sistema de informação jurídico com rotinas automatizadas em um escritório de advocacia, a partir de uma discussão da utilização desse tipo de sistema. O procedimento metodológico adotado consistiu na realização de entrevista com profissionais envolvidos em seu uso, onde foram selecionados profissionais de cargos diferentes com o intuito de obter respostas baseadas em diferentes perspectivas, que por sua vez são construídos com base no perfil dos usuários em questão. Os resultados da entrevista exibiram que para os profissionais o sistema e suas ferramentas eram novidade, e que o aprendizado e a adaptação foram vistos como um desafio, que com a utilização do sistema no dia-a-dia, foi vencido e benefícios consideráveis foram adquiridos. Dessa maneira, concluiu-se que a utilização do sistema impactou de maneira positiva no cotidiano do escritório, pois beneficiou em diversos aspetos os profissionais, permitindo-os aperfeiçoar seu desempenho diário.
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    Bullying no ambiente escolar: uma intervenção pedagógica em artes visuais
    (2019) Santos, Anderson Nunes; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190
    O Bullying se tornou um dos fenômenos de repercussões mundiais, um problema sem solução aparente e que tem levado caos as escolas,quer pública, quer particular, além disso, ocorrem em todo o eixo de contato humano. Neste trabalho, iremos focar no bullyingno ambiente escolar e em como os professores de artes podem intervir neste problema trazendo soluções sociais eficazes. No Brasil, existem muitas pesquisas que trazem ideias com motivos em que um aluno comete bullying com outro e como a vítima reage a este fenômeno. Na atualidade, envolvendo notícias de ataques e mortes, a mídia vem trazendo esse assunto cada vez mais aos telespectadores. Por fim, este trabalho visa trazer soluções ideais para coibir a prática do bullying como pecado mundial no contexto escolar.
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    Colagem digital no ensino de Arte: uma técnica de prática pedagógica mediada pelo uso do smartphone
    (2023-06-06) Oliveira, Graziele Silva de; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/5568886130459536
    A evolução tecnológica tem sido cada vez mais relevante na educação, proporcionando novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a colagem digital surge como uma prática pedagógica, a fim de explorar a criatividade e manifestação de ideias. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso do smartphone como recurso tecnológico mediador da técnica de colagem digital no ensino de arte, a partir desse pressuposto os objetivos específicos irão discutir o uso do smartphone como um instrumento educacional na Educação Básica, refletir a evolução da colagem manual à digital como manifestação artística e identificar a percepção dos docentes acerca dessas perspectivas. O referencial teórico contemplou discussões sobre o uso do smartphone como equipamento didático, as possibilidades e potencialidades deste dispositivo na práxis docente e a técnica de colagem digital como prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa, no qual os procedimentos metodológicos adotados consistiram em entrevistar 4 docentes de Artes da Educação Básica, que atendem a rede pública e privada, a partir de um roteiro semiestruturado foi realizado as entrevistas, estas foram gravadas e transcritas. Os dados obtidos indicaram que, o smartphone como ferramenta tecnológica pode minimizar a carência de laboratório de informática, adaptando-o para ser um laboratório Maker em sala de aula e a técnica da colagem digital pode estimular habilidades e competências nos discentes, desenvolvendo futuras afinidades em áreas profissionais. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o smartphone sendo esse mediador na aplicabilidade da técnica de colagem digital, tem grande potencial significativo, proporcionando aprendizagens inovadoras e inclusivas.
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    Desenvolvimento de protótipo de um sistema web para inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho
    (2021-03-04) Marques, Wanderson Rodrigues; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/0124023393200221
    Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um protótipo de um sistema de apoio à inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho a partir de discussão das caracterís-ticas do autismo, do processo de ingresso de pessoas diagnosticadas com o Transtornos do Es-pectro Autista no mercado de trabalho, e da elaboração de instrumentos de coleta de dados para obtenção de requisitos funcionais de sistema. O referencial teórico contempla discussões acerca do autismo em indivíduos adultos e suas necessidades em termos de inserção no mercado de trabalho. Os procedimentos metodológicos a serem adotados consistem na aplicação de questi-onário e entrevistas junto a indivíduos autistas, profissionais no campo da Psicologia e repre-sentantes de empresas para obtenção de dados que informem os requisitos do sistema. Como resultado, foi desenvolvido o sistema denominado Alternativa Laboral para Transtorno de Es-pectro Autista (ALTEA). Espera-se que os dados obtidos, discussões realizadas e o desenvol-vimento do sistema venham a possibilitar a obtenção, pelos indivíduos aqui citados, de vínculo empregatício em empresas do setor privado.
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    Do barro à cerâmica: proposta para intervenção arte-educacional em espaços não-formais
    (2023-10-25) Melo, Luiz Carlos de; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um plano de execução de uma oficina de modelagem de barro que visa estimular e incentivar manifestações artísticas junto ao público infantil em contexto educacional não formal localizado na zona canavieira do estado de Pernambuco. O referencial teórico contempla discussões sobre a importância do ensino da arte como processo de educação, o papel do arte-educador e educador social, bem como o uso de barro e cerâmica em manifestações artísticas. Os procedimentos metodológicos consistem na aplicação de reflexões teóricas e entrevistas com membros da comunidade local a fim de identificar necessidades educacionais a serem trabalhadas no plano de oficina desenvolvido. Os resultados compreendem reflexões sobre os relatos dos indivíduos e a proposição do plano de atividades a ser implementado no local, que poderá também embasar e ser adaptado para ações semelhantes realizadas em outros contextos, contribuindo com o trabalho de arte-educadores e com a formação de grupos minoritários para as artes e o desenvolvimento de uma consciência crítica.
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    Ensinando com tecnologia: uma possibilidade no ensino da Arte
    (2018) Rodrigues, André Martinez; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar contribuições das tecnologias educacionais para o ensino de conteúdos curriculares da disciplina de Arte. Para isto, propõe-se refletir acerca do potencial pedagógico de recursos tecnológicos para o ensino de Arte eavaliar situações de aprendizagem propostas a partir da integração de recursos tecnológicos. O referencial teórico da pesquisa aborda o ensino de Arte nas escolas, considerando seus objetivos, contribuições e abordagens adotadas, assim como tecnologias digitais aplicadas à prática pedagógica. Os procedimentos metodológicos incluem a implementação de uma intervenção pedagógica caracterizada pelo uso de ferramentas tecnológicas junto a uma turma de ensino médio de uma escola no interior do estado da Bahia. Os dados obtidos indicam contribuições das ferramentas tecnológicas para a prática pedagógica e permitem constatar diferentes posicionamentos docentes acerca do uso das TICs nas aulas de artes.
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    Impactos de uma intervenção fotográfica na disciplina de artes no ensino médio
    (2024-01-31) Silva, Carmendelia Lucas da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    Como parte do ensino de Artes no Ensino Médio, a utilização da fotografia tem demonstrado um impacto significativo no desenvolvimento intelectual e artístico dos alunos. Isso ocorre porque oferece um ambiente dinâmico e inovador que permite a expressão criativa e a reflexão social. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os impactos de uma intervenção fotográfica na disciplina de Artes do Ensino Médio, visando compreender como essa abordagem inovadora influencia o engajamento dos estudantes, o desenvolvimento de suas habilidades criativas e expressivas, bem como os aspectos socioemocionais relacionados a partir dos objetivos específicos que são: investigar como a intervenção fotográfica contribui para o desenvolvimento da criatividade dos estudantes, analisando seu efeito no desenvolvimento da autoconfiança dos estudantes; identificar os desafios e as barreiras enfrentados pelos professores ao implementar a intervenção fotográfica, bem como as estratégias eficazes para superá-los. O referencial teórico contemplou discussões acerca de um breve estudo sobre o ensino de artes ao longo da história. Discorrendo sobre a importância do ensino de artes no ensino médio. Também temos as tecnologias e mídias no ensino de artes, principalmente hoje, que os jovens estão inteiramente ligados as tecnologias, explanando ainda a introdução de projetos e atividades como uso da fotografia na sala de aula, envolvendo assim o aluno. E finalizando referencial teórico temos o assunto sobre os desafios enfrentados pelos professores ao implementar a intervenção fotográfica, e quais estratégias adotadas. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma revisão bibliográfica do assunto e também de pesquisa de campo no período do estágio, em uma turma do 1º ano do ensino médio, tendo como método a aula expositiva e pratica, e seguidamente a análise dos resultados. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que os efeitos de uma intervenção fotográfica na disciplina de Artes no ensino médio são amplos e variados. Ela não apenas melhora a aprendizagem dos alunos, mas também os prepara para se tornarem cidadãos reflexivos, criativos e culturalmente conscientes.
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    Materiais de baixo custo na criação de equipamento de apoio à produção audiovisual no contexto das aulas de Artes
    (2021-03-04) Rocha, José Palmito; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/2073393307247217
    O presente trabalho se propôs a analisar a viabilidade do emprego de materiais de baixo custo na criação de equipamento de apoio à produção audiovisual, no contexto das aulas de Artes no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com base na aplicação de questionário, com o intuito de saber as opiniões dos professores do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Vitória da Conquista – Ba, quanto às possibilidades de usos desses materiais. Os resultados revelaram que para os professores pesquisados vale a pena investir no uso de materiais de baixo custo para produção de equipamentos. Eles reconheceram que os benefícios compensam o esforço necessário à realização de atividades práticas com estes materiais, pois além de serem simples, baratos e fáceis de adquirir, o seu uso está relacionado à ideia da sustentabilidade e da reutilização de materiais e objetos, com isso o aluno é incentivado a transformar, criar e recriar. Consoante a isso, esta pesquisa demonstrou que há alternativas viáveis e inovadoras de equipamentos para produção audiovisual, nos projetos escolares e atividades práticas, nas aulas de Artes da escola pública, mesmo com todas as suas limitações.
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    O ensino da Arte na EJA e o seu papel para formação do sujeito: um estudo de caso do Projovem Urban
    (2021-07-31) Silva, Leticia Lima Feliciano da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os impactos de uma intervenção pedagógica para a EJA, voltada para criação de desenhos artísticos inspirados na compreensão textual e musical a partir da reflexão sobre o desenho artístico associado à leitura e à música enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem, abordando propostas de dinamização de aulas e conteúdos na Educação de Jovens e Adultos. O referencial teórico contempla discussões relevantes, por meio de documentos como o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Base Nacional Comum Curricular, trazendo reflexões sobre a importância do ensino das Artes Visuais bem como os principais desafios relacionados a Educação de Jovens e Adultos, apresentando também pensamentos de outros autores sobre essa modalidade de ensino e suas especificidades. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na observação de aulas práticas de desenhos artísticos inspirados na contextualização musical no âmbito da disciplina de artes na EJA e na aplicação de um questionário aos estudantes participantes. Os dados obtidos permitiram concluir que o seguinte projeto contribuiu para o desenvolvimento do aluno da EJA, bem como para a sua formação quanto sujeito. Isso se mostra através das produções dos desenhos realizados pelos alunos, onde foi possível reforçar o entendimento de que o desenho é uma forma de linguagem, na qual através dela é possível expressar a individualidade, especificidade, expor sentimentos e concepções de mundo por meio de cada produção, dando voz a esses sujeitos e os tornando protagonistas, e as discussões propostas a partir dos dados contribuem para reflexões sobre intervenções pedagógicas na aplicação de projetos artísticos de aprimoramento e estimulo à percepção visual e auditiva nas aulas de artes na Educação de Jovens e Adultos.
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    O uso de aplicativos móveis nas aulas de Artes
    (2021-08-28) Silva, Gutemberg Cavalcanti da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    Nos dias atuais a utilização de novas tecnologias na educação ainda encontra entraves para seu uso na prática educativa. Considerando a realidade atual, a tecnologia é parte integrante da vivência das crianças. Esta pesquisa tem a finalidade de analisar o uso de aplicativos nas aulas de arte do ensino infantil. A partir de pesquisas em livros que abordem a temática, e entrevistas com professores que adotaram aplicativos para auxiliar em suas aulas de arte, analisaremos como esses aplicativos contribuem para o ensino das artes, bem como as dificuldades encontradas por estes professores na sua utilização. O referencial teórico contempla discussões acerca do avanço tecnológico e sua influência nas aulas de arte, além de sua contribuição para o ensino das aulas de arte através de aplicativos. Os procedimentos metodológicos consistem em entrevista com professores do ensino fundamental da disciplina de Artes, e pesquisa em livros que abordem a temática. Espera-se que os dados obtidos e as discussões propostas a partir deles, contribuam para reflexões sobre a utilização de tecnologia e de aplicativos nas aulas de arte.
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    O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio
    (2019-07-31) Souza, Izauro Henrique Fairbancks de; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/5290517456182007
    Este trabalho tem como objetivo promover o uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea para o ensino médio e demonstrar sua importância dentro deste processo. Ele demonstra o quanto a sociedade de um modo geral tem preconceito pela arte contemporânea e pelo uso desses dispositivos pelos próprios docentes e discentes em sala de aula. O trabalho também aborda de forma breve a linha do tempo da arte-educação brasileira, passando por diversas fases e relacionando a fatos importantes ligados a política do país e as principais personalidades responsáveis por mudanças metodológicas educacionais do ensino da arte. A abordagem teve como base o apanhado histórico da arte educação brasileira e principalmente as entrevistas semi-estruturadas feitas com professores de arte em locais situados na Região Metropolitana do Recife, onde foi possível identificar perfis de docentes, discentes e escolas para realizar a análise de problemas e saber que os dispositivos móveis juntamente a metodologias específicas como a abordagem triangular da Professora Ana Mae Barbosa, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem na arte-educação.
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    Os impactos de uma intervenção pedagógica voltada para o ensino das artes visuais no contexto da educação de jovens e adultos
    (2018) Bispo, Imara Queiroz; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/8114349519066694
    Este trabalho tem por objetivo analisar os impactos de uma intervenção pedagógica voltada para o ensino das Artes Visuais no contexto da Educação de Jovens e Adultos–EJA. O referencial teórico da pesquisa discute o perfil do aluno e do docente; as necessidades de aprendizagem dos alunos, assim como as metas pedagógicas. Aborda também questões relacionadas ao ensino das Artes e suas contribuições para uma formação acadêmica sólida. A intervenção pedagógica foi realizada numa escola pública da rede municipal de Itacaré –BA, considerando o espaço de aula como vivência e aprendizado na concretização da pesquisa. A intervenção teve como base um desenho pedagógico definido a partir de um conjunto de métodos e abordagens de ensino fundamentados na literatura, sendo pensada em uma perspectiva qualitativa com o intuito de compreender e interpretar os dados obtidos ao longo de sua execução. Os procedimentos metodológicos adotados para analisar os impactos da intervenção incluem observações e entrevistas com os alunos, e com o professor. Os dados obtidos apontam para contribuições das Artes na formação do educando do EJA, com destaque a capacidade de produção e percepção visual nas imagens produzidas pelos estudantes.
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    Percepção docente acerca da arte circense
    (2018) Meira, Solange Francisca; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de um conjunto de docentes da rede pública de ensino acerca da arte circense. O referencial teórico contempla o histórico e as características da arte circense, além de reflexões acerca de sua natureza e suas interfaces com o campo da Educação de modo global e em especial com as componentes curriculares Artes. A pesquisa foi executada em uma escola da rede pública municipal localizada no sudoeste da Bahia e os procedimentos metodológicos adotados incluíram entrevistas e apresentação de informações acerca da arte circense para três docentes participantesbuscando estimular a reflexão acerca de possíveis contribuições para suas práticas pedagógicas. Os resultados obtidos associam a maior receptividade às discussões propostas ao conhecimento prévio acerca da arte circense e permitem elencar diferentes contribuições para o ensino de Artes.
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    Percepções docentes acerca de projetos e atividade de produção audiovisual nas aulas de artes da educação básica
    (2021-08-27) Santos, Fábio Dênis dos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/0450985498841766
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções docentes acerca de projetos e atividades de produção audiovisual nas aulas de artes da educação básica, a partir da discussão de aspectos relacionados a projetos e atividades de Produção Audiovisual e do desenvolvimento de um instrumento de avaliação de percepções docentes no contexto das aulas de artes na educação básica. O referencial teórico contemplou discussões acerca da realização de atividades e projetos audiovisuais nas aulas de artes, sendo destacadas a importância dos profissionais capacitados, os benefícios de projetos audiovisuais e produção e as competências docentes para execução de atividades e projetos escolares. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na elaboração de questionário e aplicação com 30 docentes de Artes da Educação Básica do estado de Pernambuco. Os dados obtidos indicam a necessidade de formação continuada na área de produção audiovisual. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a elaboração e projetos audiovisuais nas aulas de arte da educação básica.
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    Plataformas on-line de aprendizagem tecnológica: mapeamento sistemático de pesquisas publicadas entre 2017 e 2021
    (2022-07-27) Vieira, João Carlos Dantas; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/7380342150319284
    As plataformas digitais de oferta de cursos on-line na área de TI têm tornado processos de qualificação profissional mais dinâmicos e flexíveis, contribuindo para difusão de conhecimentos técnicos na área de Tecnologia da Informação. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as percepções existentes na literatura acerca das plataformas on-line de oferta de cursos para formação na área de TI, a partir de uma reflexão sobre as plataformas on-line de aprendizagem tecnológica e um mapeamento sistemático de literatura. O referencial teórico contemplou discussões acerca de técnicas e princípios adotados em revisões bibliográficas e reflexões sobre as principais plataformas que ofertam cursos de TI no Brasil. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na definição de critérios de seleção de textos acadêmicos e aplicação de palavras-chave em ciclos sistemáticos em motores de busca para composição de um corpus a ser analisado qualitativamente. Os dados obtidos indicam que as plataformas dispõem de modelos de negócios, limitações, potencialidades e públicos-alvo distintos, e que há poucas pesquisas abordando as características das mesmas com profundidade. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a necessidade de mais pesquisas abordando estas ferramentas a fim de promover seu uso de forma mais ampla, fundamentada e crítica, contribuindo assim para formação de mão-de-obra qualificada na área de TI.
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    Ressignificando o ensino de artes no século XXI: traçando um novo olhar para uma geração “Z”
    (2019-08-10) Silva, Uvilânia Santos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/8309038396363236
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    Vanguardas intempestivas : Expressionismo Alemão e Estética Noir em Honeymoon, de Lana del Rey
    (2023-09-28) Ximenes, Italo Ramon Francisco de Melo Lima; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/0979069897925705
    O presente trabalho de conclusão de curso propôs-se a analisar a influência do Expressionismo Alemão e a estética Noir nos videoclipes do álbum Honeymoon, da cantora Lana del Rey, de modo a refletir sobre o uso do videoclipe enquanto ferramenta didática na educação básica. Uma análise dessa natureza se faz relevante uma vez que essas produções contemplam as tendências de consumo do mercado audiovisual por parte dos estudantes afiliados a uma subcultura pop, bem como pelo fato de possibilitar a pesquisa de produtos audiovisuais contemporâneos para identificação de traços e influências de estéticas anteriores. Para o alcance dos objetivos fez-se necessário investigar o movimento artístico Expressionista Alemão e suas derivações, descrever a estética/estilo Noir do cinema europeu na perspectiva de suas implicações nas Artes Visuais, além de refletir sobre os impactos das produções audiovisuais contemporâneas no ensino de Artes Visuais. No tocante aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se deu por meio de levantamento bibliográfico da teoria em estudo e análise documental de videoclipes selecionados como corpora de pesquisa. Como síntese dos resultados observou-se que os videoclipes estabelecem diálogo direto com o Expressionismo Alemão e estética Noir, apontando para a relevância de um trabalho com videoclipes contemporâneos em sala de aula.
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