Navegando por Autor "Nascimento, Rhaysa Myrelle Farias do"
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Item Design thinking como estratégia de ensino e aprendizagem na Química: explorando a química ambiental e sustentável no ensino médio(2022-10-18) Nascimento, Rhaysa Myrelle Farias do; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/1130697619312470As metodologias ativas são estratégias que auxiliam os processos de ensino e aprendizagem estimulando o estudante a superar desafios e se comprometer com seu aprendizado. Essas metodologias fazem com que o estudante tenha uma postura ativa, que permita solucionar; conhecer e investigar problemas desafiadores que faça sentido para ele. Embora as metodologias ativas se apresentem favoráveis para o processo de ensino e aprendizagem de Química, elas ainda não são totalmente conhecidas e aplicadas no contexto educacional. Uma das metodologias ativas pouco conhecidas e bastante atual é o Design Thinking (DT). O DT ou pensamento de design é apresentado neste trabalho como uma estratégia de ensino e aprendizagem que tem como principais características a possibilidade de desenvolver em suas etapas habilidades como: pen- samento crítico, empatia, colaboração e engajamento. A presente pesquisa traz a apli- cação do Design Thinking como estratégia de ensino e aprendizagem tendo como objetivo aplicar e avaliar o desenvolvimento da utilização do Design Thinking envol- vendo o conteúdo de Química ambiental com estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual de referência do estado de Pernambuco. De natureza exploratória, para atender o objetivo desta pesquisa, o trabalho foi realizado em três passos: 1) Ambientação da escola e levantamento sobre as possibilidades da implementação do Design Thinking na realidade escolar; 2) Elaboração e avaliação da estratégia didática do Design Thin- king atrelado ao conteúdo de química ambiental e sustentável; 3) Análises dos dados obtidos sobre a percepções dos estudantes em relação à estratégia. Os resultados indicam que a aplicação do Design Thinking se mostrou de grande importância em sala de aula, trazendo muita interação entre estudantes e professores, tendo os estu- dantes como agentes principais do seu processo de aprendizagem, desenvolvendo os softs skills, como a empatia e criatividade. Em síntese, a utilização da metodologia do Design Thinking pode contribuir para o ensino de Química de forma criativa, inova- dora e empática, permitindo que os estudantes pudessem desenvolver diferentes ha- bilidades, contribuindo para torná-los cidadãos capazes de resolverem problemas, de- safios e transformar a sociedade em que vivem, além de se tornarem protagonistas de seu processo de aprendizagem.
