Navegando por Autor "Nascimento, Tárcio Amancio do"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A contribuição do atletismo na escola: uma revisão bibliográfica(2025-08-08T03:00:00Z) Rocha, Alysson Alves; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663O atletismo, no contexto escolar, deve integrar aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais, unindo teoria e prática de forma adaptada à realidade dos alunos. Embora muitas vezes associado ao esporte de rendimento, contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras essenciais. Com origens na sobrevivência das civilizações primitivas e evolução até os Jogos Olímpicos modernos, o atletismo carrega valores como superação e disciplina. Suas provas, divididas em pista, campo e combinadas, são organizadas por faixa etária, respeitando o desenvolvimento dos praticantes. Na escola, deve ser abordado como expressão da cultura corporal, promovendo inclusão, criticidade e formação integral, conforme orienta a BNCC. Este trabalho tem como objetivo sintetizar na literatura o ensino do atletismo na escola, analisando sua contribuição no processo educativo e sua trajetória histórica. O presente estudo consiste em uma revisão bibliográfica, na qual foram utilizados artigos publicados nas bases de dados Google Acadêmico e CAPES, entre os anos de 2015 a 2025. Depois de aplicar os critérios de exclusão, permaneceram 6 artigos. A análise dos artigos revela que o ensino do atletismo nas escolas enfrenta desafios recorrentes, como a falta de espaço, materiais adequados e o desinteresse dos alunos, porém, ele contribui significativamente para a formação integral dos estudantes, promovendo uma qualidade de vida, rendimento escolar, capacidades físicas, cognitivas e sociais. Ainda assim, destaca-se a importância de abordá-lo de forma lúdica e adaptada à realidade escolar, reconhecendo seu potencial pedagógico como ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral dos estudantes.Item A motivação para a adesão e o abandono na iniciação esportiva: a percepção de usuários do Projeto Basquetebol da Rural na Universidade Federal Rural de Pernambuco(2025-08-08T03:00:00Z) Mendonça, Matheus Henrique Paulino; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663Este trabalho tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a adesão e o abandono dos participantes do Projeto Basquetebol da Rural, vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco. O estudo parte da observação de uma rotatividade significativa dos alunos no projeto, o que levantou a necessidade de investigar as motivações que levam à procura e as razões que contribuem para a evasão. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, a partir da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas direcionados aos participantes e ex-participantes do projeto. Os resultados demonstraram que os principais motivos de adesão estão relacionados ao desejo de aprendizado, gosto pela modalidade, influência social e perspectivas futuras na carreira esportiva. Por outro lado, o abandono foi associado à falta de estrutura nas escolas, escassez de materiais, problemas de transporte, ausência de apoio familiar, frustrações emocionais e práticas pedagógicas pouco inclusivas. A análise revelou ainda que muitos dos alunos pertencem a famílias de baixa renda e enfrentam obstáculos socioeconômicos que dificultam a permanência na atividade. Como proposta, o estudo sugere estratégias de acolhimento, melhorias estruturais e ações pedagógicas que considerem as realidades e expectativas dos participantes. Conclui-se que compreender as motivações e barreiras enfrentadas pelos alunos é essencial para promover maior engajamento e reduzir a evasão em projetos de iniciação esportiva.
