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Navegando por Autor "Silva, Lourinalda Luiza Dantas da"

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    Descriminalizando a maconha - a legalização do cultivo domiciliar, a popularização das políticas de fitoterápicos e o ensino de Química
    (2021-07-14) Figueiredo, Júlia Martins; Silva, Lourinalda Luiza Dantas da; http://lattes.cnpq.br/7013867423178814; http://lattes.cnpq.br/9920383371525159
    A maconha tem um processo de proibição no Brasil baseado em racismo e eugenia há mais de três séculos. Dado seu quadro histórico, a cultura com fins medicinais passa por constantes lutas para liberação e utilização para saúde. Buscando discutir sobre sua legalidade e fazendo uma aproximação com o ensino da Química, estabelece-se o seguinte questionamento: qual a importância de dialogar e debater a legalização da maconha em salas de aula de Química de cursos do ensino superior no Brasil, visando propor uma decolonialidade na história da criminalização da maconha e legalização do cultivo domiciliar? Para responder à questão de pesquisa delimitou-se como objetivo geral promover o diálogo e a atualização da história da maconha no Brasil a partir criminalização no pós-abolição e elaborar uma sequência didática (SD) para discutir a legalização do uso da maconha e sua ação medicinal a partir do ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória de acordo com seus objetivos. Adotou-se como metodologia a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática CTS-Arte, utilizando da Educação em Direitos Humanos e da Decolonialidade, aplicadas nas aulas de Química Orgânica nos cursos de Bacharelado em Agroecologia, Biologia e Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A sequência didática CTSArte, com a temática associada a maconha e sua proibição no período pós abolição para abordagem dos conceitos químicos, resultou na elaboração de uma mística e um vídeo. As atividades foram analisadas diante das três dimensões da Educação em Direitos Humanos: 1) empoderamento de sujeitos e grupos que foram postos à margem; 2) a formação de sujeitos de direito; 3) educar para nunca mais. Estas dimensões coadunaram com os quatro princípios da mística: 1) libertação do proletariado; 2) caminhos do socialismo; 3) formas de conquistar o poder; 4) criatividade. No entanto, destaca-se que o processo do ensino remoto dificultou a interação e produção de atividades de forma geral e este impacto é perceptível nas ações desenvolvidas, seja para estabelecer uma participação e/ou uma comunicação, seja para realização das atividades. Conclui-se, com base na análise das atividades desenvolvidas e interação das/dos estudantes que, mesmo com dificuldades, o envolvimento das/dos estudantes na tentativa de elaborar a mística e o vídeo, estabelecendo o entrelace dos conteúdos de forma decolonial e dentro das dimensões da Educação em Direitos Humanos, foi expressivo e a aplicação da SD mostrou-se potencialmente motivadora para a discussão de temas ainda desassociados do Ensino de Química.
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    Implantação de quintais produtivos em busca da valorização e soberania alimentar da comunidade da Nova Tatuoca
    (2017) Ferreira, Joanne Kaline de Oliveira; Silva, Lourinalda Luiza Dantas da; http://lattes.cnpq.br/7013867423178814; http://lattes.cnpq.br/8545969062098278
    A proposta desse projeto está baseada na realização de atividades educativas não formais, relacionadas às práticas complementares e integrativas de saúde, na busca da valorização e soberania alimentar, com moradores da Vila Tatuoca e de seu entorno. Trata-se de uma comunidade que foi remanejada a partir da expansão do Complexo Portuário de Suape, o que acarretou uma mudança nos hábitos de cuidado, costumes alimentares e práticas de lazer a partir da mudança do local de moradia. Tomando como referência a importância da segurança alimentar, do lazer e a utilização das plantas medicinais para o cuidado de si e da família, referenciada nos conhecimentos populares tradicionais, pretende-se desenvolver atividades com as famílias remanejadas na perspectiva de contribuir para o acesso aos direitos sociais de saúde, lazer e segurança alimentar. Por meio da utilização base metodológica, as etapas da metodologia da educação popular pretende-se: estudar a realidade local, com a realização do levantamento dos hábitos alimentares, de lazer e cuidado das famílias; organizar os conhecimentos - através da realização de oficinas, palestras, apresentação de vídeos, vivências, com a participação da comunidade envolvida e da equipe; e aplicação do conhecimento, por meio da implementação de Quintais Produtivos; concluindo com uma culminância planejada coletivamente.
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    Importância do profissional biólogo na área da saúde
    (2023-04-26) Silva, Lucas Roberto de Amorim da; Silva, Lourinalda Luiza Dantas da; http://lattes.cnpq.br/7013867423178814; http://lattes.cnpq.br/6978538413390226
    A biologia é uma área que abrange a multidisciplinaridade, interpõe diversas áreas de conhecimento e traz a possibilidade de atuação profissional em diversos campos como em: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. Portanto, esse trabalho investiga e quantifica atuação profissional do Biólogo em nível nacional, dando ênfase na região Nordeste, assim como a importância do profissional Biólogo como profissional na área de Saúde. Essa pesquisa é de cunho descritivo-analítico, retrospectivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, além de trazer um estudo de caso, baseado na experiência do autor. Observou-se um decaimento na atuação do profissional Biólogo na área de saúde e qual é o seu perfil de atuação na referida área. Conclui-se que ainda há lacunas a serem preenchidas a respeito da atuação do Biólogo na área da saúde, assim como valorização do profissional na área.
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