Navegando por Autor "Souza Júnior, Cláudio Galvão de"
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Item A música na educação infantil: intervenção com o livro didático Bandinha DÓ RÉ MI(2019) Santos, Jaíne de Siqueira; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/6819587873371892Esta pesquisa teve como objetivo intervir com música em uma escola de Educação Infantil Municipal de Garanhuns através do livro didático intitulado: BANDINHA DÓ RÉ MI, Método de Musicalização Infantil. Para tanto, buscamos observar se ele está adequado à Proposta Educacional Infantil do Município de Garanhuns, referente ao que deve ser trabalhado em sala de aula com música. Procuramos identificar, através de entrevistas, como está sendo trabalhada a música na Educação Infantil, na referida escola. Aplicamos, na sala da Educação Infantil II, algumas atividades do livro “BANDINHA DÓ RÉ MI”, durante a disciplina de Estágio I, quando utilizamos uma sequência didática com musicalização, elaborada por nós, que continha em alguns momentos a intervenção com o livro. Por fim, analisamos e discutimos os resultados encontrados. Realizamos a entrevista com três professoras da Educação Infantil, que não possuíam formação musical. Através da entrevista e das observações, percebemos que a música não era trabalhada em seus aspectos específicos, como por exemplo, som, silêncio e ritmo, como sugeria a proposta do Município de Garanhuns utilizada pela escola. Constatamos que as professoras não utilizavam nenhum livro didático, apesar de existirem livros com esse tema na sala de leitura da escola. Observamos, ainda, que os livros encontrados não contemplavam totalmente a Proposta Municipal, pois trabalhavam os aspectos específicos da música separadamente. A partir dessas observações e levantamentos bibliográficos, foram realizadas três intervenções, usando o livro BANDINHA DÓ RÉ MI, para introdução dos primeiros conhecimentos dos aspectos musicais específicos com as crianças. Como resultados desta intervenção, conseguimos demonstrar que o livro sugerido atende às especificidades da Proposta Municipal e pode orientar as professoras sem formação musical quanto à prática de musicalização na Educação Infantil. Por meio das atividades, percebemos que as crianças compreenderam o que era ritmo, som, silêncio e notação musical, entre outros aspectos. Por fim, a partir da apresentação de um coral dos alunos, acompanhados por instrumentos confeccionados por eles, observou-se uma integração e socialização entre os alunos e também professoras. Com isso concluímos que é possível introduzir, na Educação Infantil, a música com suas especificidades, uma vez que as crianças conseguiram apreender os assuntos sem dificuldades, além de demonstrar que é possível o professor lecionar com música, mesmo sem ter uma formação específica, baseando-se apenas em alguns bons direcionamentos do livro.Item Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia(2018-09-03T03:00:00Z) Silva, Maria Gercivania da; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/2995263773812680Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção da temática ambiental no curso de Licenciatura em Pedagogia na UAG – UFRPE. Pesquisas realizadas na área da percepção ambiental são importantes para o desenvolvimentos de várias ações, estando relacionadas com a consciência e o modo de vida do indivíduo. Vale ressaltar que, em favor da conservação e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, ainda existe uma grande deficiência em ações de incentivo para as pessoas, em especial para os que dependem dos recursos oferecidos pela Natureza para garantir a sua sobrevivência. O Ensino da Educação Ambiental (EA) aparece nos PCN como sendo um tema transversal, estando presente nas demais disciplinas. A prática da EA em escolas, dependendo do olhar do professor, coordenador e gestor, é tratada de modo aleatório, isso em decorrência da falta de incentivo ou por considerarem que os conteúdos de uma determinada disciplina não contemple assuntos de EA. A pesquisa realizada é considerada exploratória, como também pode ser classificada como estudo de caso. Para a obtenção de dados, foram aplicados questionários a discentes do segundo e oitavo período e a docentes que ministram aula no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Ao analisar a Percepção da Educação Ambiental entre Docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, constatamos que eles correlacionaram a dois fatores importantes, a corresponsabilidade e a construção de valores, como sendo parte primordial na construção de saberes de temas ambientais na educação. Ao analisamos os dados dos discentes, verificamos que o conceito de EA varia entre o segundo e o oitavo períodos.Item Infância e saúde: cuidados básicos e a prevenção de acidentes numa instituição de educação infantil(2019) Macêdo, Aryadyna Thallya Cordeiro Lourenço de; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/0248875672137242Este trabalho aqui apresentado, intitulado: Infância e saúde: cuidados básicos e a prevenção de acidentes numa intituição de educação infantil, surge da necessidade de se pensar em uma educação que ofereça aos alunos, enquanto imersos no âmbito escolar, uma maior segurança no que concerne a acidentes que, por ventura, possam vir ocorrer na instituição escolar. Tivemos como objetivo geral o de investigar a concepção de professores e funcionários sobre a importância dos primeiros socorros enquanto agentes de uma escola de Educação Infantil na cidade de Garanhuns-PE. Para a efetivação desta pesquisa foi realizada uma pesquisa de campo do tipo etnográfica (ANDRÉ, 1995), pois está se mostrou mais adequada tendo em vista que o objetivo principal é investigar a concepção de professores e funcionários sobre a importância dos Primeiros Socorros enquanto agentes da Educação Infantil, o que requer um deslocamento até o local de manifestação do fenômeno investigado, observação participante, descrição do fenômeno observado e ênfase no processo ocorrido em campo. Os questionários que serão realizados antes e pós formação, para se analisar qual a compreensão apreendida pelos funcionários a análise se embasa não apenas em um aspecto do campo selecionado, mas em 2 deles (que são a observação e o questionário), observando sempre a prática em consonância com aquilo que foi relatado. Buscou-se assim, trazer a campo esta discussão que pouco tem sido vista no âmbito educacional. Se esperou com este trabalho conscientizar os atores escolares acerca da necessidade de se pensar nesta temática e em formações para os futuros pedagogos. Apesar de ter sido realizada a formação aos professores desta escola de educação infantil, os resultados colhidos por meio da análise dos questionários e observações pré e pós intervenção evidenciam, que ainda há um alto nível de desconhecimento dos funcionários acerca de como lidar com situações corriqueiras de acidentes.Item Ocorrência de triatomíneos infectados por Trypanosoma cruzi registrados na V- Geres/Sespe/Brasil(2019-12-09T03:00:00Z) Silva, Arivonaldo Vaniel da; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/0292850365183431A presente pesquisa teve como objetivo identificar vetores da Doença de Chagas infectados pelo Trypanosoma cruzi, bem como informações relativas aos vetores tais como espécies de barbeiros que ocorrem nos 21 municípios assistidos pela V Gerência Regional de Saúde- V GERES, dimorfismo sexual e local de captura dos mesmos. A Doenças de Chagas é causada pelo parasito Trypanosoma cruzi. Ocorre nas Américas e acomete diversas espécies de animais silvestres, primatas, roedores, marsupiais e tatus, os quais funcionam como reservatórios silvestres, acometem também diversas espécies de animais domésticos de produção, bovinos, ovinos, caprinos e suínos e equídeos, bem como, animais de companhia como o gato e o cão sendo que este último funciona como reservatório da Doença de Chagas no ciclo doméstico da doença, por fim o homem também é acometido pela doença. O parasito agente etiológico é transmitido entre os hospedeiros domésticos e silvestres através de insetos vetores triatomíneos. A Doença de Chagas tanto no homem como em cães pode apresentar um caráter agudo e acarretar diarreia e evoluir para a cronificação acarretando diversos problemas cardíacos e hepáticos, tais como, cardiomegalia e hepatomegalia os quais resultam em uma série de sinais clínicos como taquicardia, caquexia, anorexia e letargia dentre outros. A metodologia desta pesquisa consistiu na realização do exame à fresco de chagas no triatomíneo (barbeiro) a partir do conteúdo intestinal das espécimes de triatomíneos recebidas no laboratório de chagas da V geres. Tais barbeiros foram submetidos a uma triagem antes de serem examinados com a finalidade de identificação do sexo do vetor e também do município de origem e local de captura na ficha que os acompanhava. Durante a referida pesquisa foram identificadas quatro espécies de triatomíneos. Constatatou-se a maior ocorrência de Panstrongylus lutz (59%) dentre os insetos analisados, seguido pelo Triatoma pseudomaculata (33,6%), Panstrongylus megistus (4,6%) e T. brasilienses (2,8%). Quando analisados o quantitativo de triatomíneos infectados, constatou-se que aproximadamente 10% foram positivos para o exame a fresco de chagas dos insetos coletados, que em sua maioria eram machos e encontrados na região intradomiciliar. Todas essas espécies de triatomíneos apresentaram espécimes positivos para o Trypanosoma sp. Embora a literatura científica relate o Triatoma infestans como o principal vetor do Trypanosoma cruzi, neste relato não foram registrados ocorrência de Triatoma infestans, indicando que o papel deste na transmissão do agente etiológico tem sido substituído pelas espécies que foram registradas.Item Um olhar sobre a educação ambiental: perspectivas do professor e do coordenador pedagógico(2019-02-13T02:00:00Z) Correia, Hellen Cricia Vilela; Souza Júnior, Cláudio Galvão de; http://lattes.cnpq.br/4962378893474390; http://lattes.cnpq.br/4030721971150189A escola é um elemento crucial para criar a consciência ambiental, o ideal é que a temática ambiental esteja presente desde os anos iniciais e acompanhe o aluno durante todos os níveis de ensino. O objetivo geral desse trabalho foi de conhecer a realidade da Educação Ambiental sob a perspectiva do professor e do coordenador pedagógico. A presente pesquisa tem como sujeitos duas coordenadoras e quatro professoras da educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas públicas localizadas no município de São João – PE e no de Garanhuns – PE. O instrumento de pesquisa para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com quatro professores e duas coordenadores. Diante do levantamento de dados, pode-se perceber que as questões apresentadas pelos professores e pelas coordenadoras das duas escolas são semelhantes quanto a importância de se ensinar e desenvolver atividades em Educação Ambiental. E, apesar das limitações e dificuldades, é notório que existe empenho e atividade conjunta no desenvolvimento do trabalho com a Educação Ambiental.
