Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Comunicações digitais"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aplicação do processo de design no desenvolvimento de um produto de software para suporte à inovação social
    (2018) Santos, Juliana Ferreira dos; Souza, Ricardo André Cavalcante de; http://lattes.cnpq.br/7101881357139219; http://lattes.cnpq.br/8780029383567585
    Inovaçãopodeserdescritacomoumaboaideiadesoluçãodeumproblemarelevante implementada. Já a Inovação Social é uma inovação que ao mesmo tempo atende uma necessidade social e cria novas relações ou colaborações sociais. As inovações sociais de grande impacto e alta escalabilidade são geralmente auxiliadas por TIC(Tecnologia da Informação e Comunicação).Diante deste contexto,este trabalho apresenta a aplicação do Processo de Design para concepção, design e implementação de um produto de software para dar suporte a uma Inovação Social. Para tanto, foi necessário alinhar o Processo de Design a um Modelo de Inovação Social. A Inovação Social tratadanestetrabalhoconsisteemfomentarumaredesocialdepluviometria(medição da água de chuva) para apoiar diversas áreas (agricultura, pecuária, mobilidade, etc.) que utilizam informações climatológicas na tomada de decisão.O produto de software desenvolvido mantém o registro e visualização das informações pluviométricas compartilhadas pelas pessoas e consiste na primeira capacidade implementada de uma Rede de Colaboração Tempo e Clima (RecTec).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino da arte
    (2019-08-03T03:00:00Z) Moura, Wanessa Menezes de; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8099239008020509
    Este trabalho busca analisar como as diversas linguagens trabalhadas nas narrativas digitais podem auxiliar as práticas pedagógicas e facilitar o processo de aprendizagem para o aluno. Dessa forma, este projeto concilia o ensino da arte refletido no uso dessas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) como um processo de (re)construção das aulas de arte estagnadas pelo modelo tradicional. Uma análise das linguagens verbais (escrita e falada), sonora e imagéticas, a partir da taxonomia de Nora Paul (2007), como elementos que despertam as várias áreas da mente e oportunizam uma aprendizagem autônoma, crítica e reflexiva dos alunos. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que propõe uma análise de trabalhos realizados pelos professores de arte através do uso das narrativas digitais, fazendo referência a metodologia desenvolvida por Robin (2016) e a polissemia das narrativas, de Ryan (2004) e como seu processo agregou saberes ao dia a dia nas aulas de arte. Tudo isso se dá através da concepção de Joseph Campbell, ao hipertexto, de Lajolo (2013); da experiência do contar, de Benjamin (2012) e o experienciar a si próprio, de Kearney (2012). Na realidade, é preciso lançar mão de aulas inovadoras que tragam prazer ao saber, que instiguem o aluno a desenvolver estratégias na resolução de determinados problemas, ou seja, construir aprendizagens significativas.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão