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Navegando por Assunto "Língua portuguesa - Estudo e ensino"

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    A abordagem das variações linguísticas no livro didático do 6º ano de língua portuguesa tecendo linguagens
    (2022-07-18) Nascimento, Vanessa Maria Leonisa da Silva; Domingos, Suzana Ferreira Paulino;  http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/6889986563201805
    Tendo em vista os preconceitos que os falantes de variações linguísticas enfrentam na sociedade, as escolas podem reproduzir essa prática, seja através do currículo, das imposições docentes e/ou dos instrumentos institucionais como o livro didático de língua portuguesa. O objetivo da pesquisa foi analisar a abordagem das Variações Linguísticas no Livro Didático do aluno de Língua Portuguesa do 6º ano - fundamental II. Baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos de Bagno (1999, 2004, 2006), Bunzen (2007), Rojo (2003) e Travaglia (2011). Os resultados indicam a abordagem tradicionalista das variações linguísticas, sem propor reflexão e discussão do tema, limitando-se à presença de atividades que focalizam aspectos gramaticais. Ainda, o tema preconceito linguístico é ignorado.
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    A integração das TDIC no ensino de língua portuguesa para o ensino médio : uma análise à luz da BNCC
    (2024-12-17) Silva, Adriana Davina da; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/7542205571620316
    Este estudo tem como objetivo analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa baseada na análise documental. Utilizou-se a BNCC como fonte para examinar a frequência e os contextos dos termos-chave: mídias, tecnologia, TDIC, cultura digital e ferramentas digitais aparecem no documento. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa, ancoram-se nos estudos sobre tecnologia e educação de Moran (2018), Anjos e Silva (2018), Vidal e Miguel (2020) e Varão (2022). Os resultados da análise revelaram que, apesar da presença limitada dos termos-chave na BNCC, eles trazem a intenção de integrar as TDIC no processo educacional. Concluiu-se que a integração dessas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa é essencial para preparar os alunos para a era digital e os professores devem buscar se apropriar dessas ferramentas de forma estratégica, adotando práticas pedagógicas que incentivem a reflexão crítica e a criatividade dos estudantes. Por fim, pode se afirmar que a BNCC orienta de forma precisa o uso das tecnologias em sala de aula, pois quando utilizadas de forma adequada, elas proporcionam uma aprendizagem mais dinâmica e engajante, capaz de preparar os alunos para atuar como protagonistas no mundo cada vez mais tecnológico.
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    A prática de ensino dos gêneros orais e os parâmetros curriculares do estado de Pernambuco: uma análise comparativa
    (2018) Neri, Nereida da Silva; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; Santos, Edite Consuêlo da Silva; http://lattes.cnpq.br/8401683921106924; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/5129038662042297
    O presente estudo teve como objetivo refletir sobre as orientações para o ensino da oralidade apresentadas nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa de Pernambuco (PCLP) e sobre como essas orientações se revelam nos planos de aula dos professores. No intuito de fundamentar teoricamente o nosso trabalho, tomamos como base as ideias de Bakhtin (1992, 1997[1929]) sobre linguagem, as discussões sobre gêneros textuais proposta por Marcuschi (2005) e a proposta de pedagogia de gêneros defendida pelo Interacionismo Sócio-discursivo de Schneuwly e Dolz (2011). A nossa pesquisa é de cunho qualitativo. Escolhemos, para realizá-la, os métodos descritivo e comparativo, por pretendermos trazer, neste estudo, como é feito o ensino do eixo da oralidade em duas escolas públicas da rede estadual de ensino de Pernambuco de acordo com os planos de aula de dois professores e por intencionarmos comparar esse ensino com as recomendações contidas nos PCLP. Ao final, pudemos concluir que a prática pedagógica de produção oral ainda é bastante equivocada e muito presa às atividades essencialmente baseadas na escrita. Usa-se a leitura em voz alta para treinar oralidade, por exemplo. Acrescentar algo como: Concluímos também que estudos sobre ensino de oralidade ainda são necessários e podem colaborar muito para que as práticas com esse eixo de ensino sejam ampliadas. (LUNA, 2017; RODRIGUES; LUNA, 2016).
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    Análise do currículo do Estado de Pernambuco quanto a presença e abordagem dos gêneros textuais
    (2019) Silva, Jainy de Noronha; Silva, Elaine Cristina Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/2898599129662523; http://lattes.cnpq.br/5308203030677585
    Este trabalho investigou como os gêneros textuais estão sendo tratados no Currículo de Pernambuco em relação aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para melhor desenvolver a pesquisa, adotamos uma concepção de currículo como um artefato cultural onde há o diálogo entre os saberes socialmente construídos e os conhecimentos escolares (SILVA, 2007; MOREIRA; CANDAU, 2007). Da mesma forma, tomamos como base, uma concepção de linguagem e língua pautada na noção de gêneros textuais como interação humana e forma cultural e cognitiva de ação social (BAKHTIN, 1997; SOARES, 2002; GERALDI, 2011; MARCUSCHI, 2008). A pesquisa tem um caráter documental, pois analisou um documento reconhecido oficialmente pelo Estado com o intuito de mostrar de outra maneira a informação nele contida e possibilitar o acesso ao máximo de informações qualitativamente (BARDIN, 1977). Foi analisado o Caderno de Linguagens, mais especificamente a parte referente ao Componente Curricular Língua Portuguesa. Através dos dados obtidos, constatamos, inicialmente, que é trazida no documento uma perspectiva mais atual de currículo a qual percebe este como um elemento cultural capaz de articular o proposto com o vivido e que vai além do prescrito. Em seguida, observamos que o documento está em consonância com os estudos mais atuais sobre o ensino da Língua Portuguesa, tomando como base autores de referência, embora alguns termos não sejam devidamente desenvolvidos. Identificamos, também, que o Currículo incentiva o trabalho com os gêneros a partir dos quatro eixos de ensino da Língua Portuguesa – Leitura, Produção de texto, Oralidade e Análise Linguística – embora não oriente para uma articulação entre tais eixos. Além disso, encaminha o professor para um trabalho com a diversidade de gêneros textuais pertencentes a diferentes campos de atuação, dando sugestões de gêneros a serem trabalhados e seguindo uma progressão do 1º ao 5º ano. Vimos, por fim, que o documento aborda tantos os aspectos sociais, como formais e linguísticos dos gêneros, observando uma leve ênfase na identificação e na reprodução das formas de composição dos gêneros. Diante desses dados, concluímos que o Currículo de Pernambuco auxilia na apropriação dos diversos gêneros, mas o docente deve ter uma postura de professor-pesquisador e investigar crítica e reflexivamente em suas leituras o documento, não o tendo como princípio de sua prática, mas como um dos meios que orienta os caminhos didáticos de suas aulas.
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    Análise do tratamento dado à gramática em um livro didático de 3° ano do ensino médio
    (2019-07-26T03:00:00Z) Soares, Maria Fernanda; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171
    Esta pesquisa teve por objetivo analisar como é tratado o ensino de gramática em um livro de terceiro ano do ensino médio, identificando qual o tipo de gramática é trazido no Livro Didático (LD), visto que o último ano do Ensino Médio é entendido como decisivo na vida dos estudantes. A análise foi realizada através de um mapeamento do suporte, e três atividades ofertadas no LD foram escolhidas para serem observadas como o ensino de gramática está disposto, respectivamente da primeira e segunda unidade, porque a terceira e quarta não apresentam gramática, mas Análise linguística que é conceituada por Mendonça (2006). As noções de gramática apresentadas nessa pesquisa que deram embasamento para as análises foram de Travaglia (2009). As discussões sobre o ensino de gramática na escola foram embasadas nos textos de Possenti (2012), Vieira (2013, 2018) e Brasil (1998). A metodologia utilizada foi uma análise qualitativa dos autores Córdova & Silveira (2009) e Flick (2009), além de qualitativa essa pesquisa foi de cunho documental conceituada por Lüdke e André (2012). E por fim compreendeu-se que a gramática normativa é a mais utilizada em sala de aula, sendo interessante observar que a utilização dos gêneros textuais como base para o seu ensino tornando-a de fácil compreensão no processo de ensino aprendizagem.
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    Concepções de leitura no livro didático de língua portuguesa: dos documentos oficiais da educação ao ensino de língua materna
    (2023-01-10) Andrade, Karlla Pessoa de; Ferreira Júnior, José Temístocles;  http://lattes.cnpq.br/6415276115481076; http://lattes.cnpq.br/1825913450330826
    A linguagem está na natureza humana e tem sido abordada por diferentes perspectivas no ensino de língua. podendo fazer uma compreensão, interpretação dos diversos textos que circulam o nosso contexto diário. A leitura é reconhecida como um importante eixo para o ensino de língua portuguesa, sendo fundamental para o desenvolvimento do processo de alfabetização promovendo a inserção dos alunos no mundo da cultura e do letramento. Tratase de um estudo de cunho bibliográfico, tem como proposta discutir e compreender as concepções de leitura e suas implicações para o ensino de língua portuguesa materna. Foram utilizadas como base alguns autores que enfatizam e defendem essa temática como Soares, Antunes, Koch; Elias, Marcuschi, Martins, Geraldi, Coracini, Paulo Freire. Foram utilizadas as plataformas Scielo e Google acadêmico, entre o período de 2016 a 2017 e livros com publicações entre 2016 a 2022. As concepções de leitura são essenciais aos professores para que possam se posicionar e intervir conscientemente nas práticas de leitura que oferecem aos seus alunos. Desse modo, foram postos em evidência algumas concepções de leitura, onde foi colocado o pensamento de muitos estudiosos que relatam a leitura com atividade interativa.
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    Ensino de Língua Portuguesa em contexto de dislexia: um relato reflexivo baseado em mapas mentais
    (2025-02-26T03:00:00Z) Cunha, Alice Gomes da; Luna, Tatiana Simões e; http://lattes.cnpq.br/5833346013466040; http://lattes.cnpq.br/9008373567311540
    Este relato abordará as experiências vivenciadas em aulas particulares de Língua Portuguesa junto a um aluno disléxico, abordando o uso de metodologias ativas como ferramenta de auxílio de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é refletir sobre uma experiência exitosa através de aulas de atendimento individualizado e direcionadas a dirimir as dificuldades do aluno, a fim de fornecer aos professores e discentes perspectivas, estratégias e ferramentas de como lidar e adaptar suas atividades para trabalhar determinados objetos de ensino junto a alunos com dificuldades de aprendizagem, em especial a dislexia. Buscamos, também, refletir sobre a importância da democratização do acesso à inclusão educacional. Alicerçada nas experiências vividas nestas aulas, em reflexões pessoais, no contexto escola-família e em pesquisas da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), este relato também busca enfatizar a necessidade de incluir meios de adaptação do ensino da Língua Portuguesa para alunos com transtorno de aprendizagem.
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    Estratégias de ensino de escrita de língua portuguesa como segunda língua para o aluno surdo : um mapeamento sistemático de literatura
    (2023-11-22T03:00:00Z) Nascimento, Marta Augusta da Silva; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/1763255072051439
    Este artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático de Literatura, que identificou documentos científicos escritos em língua portuguesa relacionados com o tema: estratégias para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo. Deste modo, definimos critérios de busca e pesquisa, assim como os de inclusão e exclusão, de acordo com a temática. Então, realizamos um mapeamento de documentos científicos em dois repositórios digitais de significativa relevância: Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). Como resultado, obtivemos um quantitativo pequeno de documentos, totalizando 07 apontamentos, que trazem a temática, e que nos subsidiaram neste processo de construção documental de mapeamento. A pouca quantidade de documentos publicados, relevantes à temática nos últimos anos (2018-2023, nos permitiram observar as lacunas nesta área, que poderão ser exploradas, a fim de trazer uma maior interação e inclusão do aprendiz surdo, tanto na vida estudantil, quanto social, bem como auxiliar a construção de uma prática docente integral e coerente com as habilidades e aptidões de todos os discentes.
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    Estratégias de preenchimento da posição acusativa: uma análise contrastiva entre gramáticas descritivas, prescritivas e livros didáticos de Língua Portuguesa adotados em Pernambuco
    (2023-09-19) Bezerra, Gleisy Patrícia de Souza; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535
    Neste artigo, apresenta-­se uma análise contrastiva sobre as estratégias de preenchimento da posição acusativa, com foco no que é contemplado: (i) pelas gramáticas descritivas do PB, tendo em mente os contextos linguísticos e sociais de sua ocorrência, (ii) pela abordagem prescritiva das gramáticas sobre o tipos de estratégia selecionada e (iii) pela abordagem dos livros didáticos de Língua Portuguesa (LP) adotados em Pernambuco destinados a alunos do 7º ano, levando em conta se contemplam uma reflexão sobre diferentes estratégias, atendendo, assim ao que está previsto na BNCC. Ancorada na Sociolinguística Variacionista (LABOV [1972] 2008); WEINREICH; LABOV; HERZOG, [1968] 2006), será levado em conta o uso variável de quatro variantes que preenchem a posição acusativa (a saber: o clítico, o objeto nulo, o pronome lexical e o sintagma nominal) que são condicionadas por fatores linguísticos e sociais (TARALLO E DUARTE (1988), MATTOS E SILVA (2003)). Tomando por base que, na BNCC (BRASIL, 2018), está previsto o trabalho com a variação linguística, esta investigação inscreve­se na interface teoria e prática, a fim de verificar se as propostas de atividades dos livros didáticos contemplam todas as variantes. Ademais, essa proposta ganha relevância porque, até onde temos verificado, são ainda escassas pesquisas no âmbito da Sociolinguística no estado de Pernambuco que se voltem ao tratamento da variação linguística em livros didáticos no âmbito morfossintático. A investigação ora desenvolvida busca contribuir com o processo ensino-­aprendizagem da variação a partir de discussões que podem servir como pontos de partida para novas reflexões por parte de professores de LP.
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    Gêneros digitais nas aulas de Língua Portuguesa: um estudo sobre a BNCC
    (2022) Simão, Julliana Raquel da Silva; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
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    Gêneros textuais no contexto sócio-escolar : a prática docente de língua portuguesa de uma forma dinâmica e interativa
    (2023-07-14) Melo, Geraldo da Silva; Barbuio, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2468107735357950; http://lattes.cnpq.br/6894313898274143
    O presente artigo configura-se como relato de experiência e tem como tema: GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTEXTO SÓCIO-ESCOLAR: A PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DE UMA FORMA DINÂMICA E INTERATIVA. O trabalho tomará como base de sua construção os estudos de BAKHTIN, M (2011), BAZERMAN, C (2007), MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (2005), MORAIS, Regis de (2003), DIONISIO, Angela; BEZERRA, Maria Auxiliadora; MACHADO, Anna (2002); na Base Nacional Curricular Comum e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Objetivos específicos da pesquisa a partir dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio de Pernambuco: Observar as normas de funcionamento que regem a participação dos interlocutores de uma produção textual oral; registrar informações a partir da escuta de textos orais; planejar previamente o gênero oral considerando a situação discursiva; escolher a variedade linguística; promover a articulação entre as partes do texto; adequar expressões corporais/faciais e analisar o efeito de sentido de elementos típicos da modalidade. Na metodologia, o trabalho em sala de aula iniciou com uma introdução sobre o objetivo da referida mesa redonda, e com uma explanação a respeito dos temas que serão discutidos, debatidos e refletidos durante a realização. Assim, obtermos resultados sobre como os gêneros textuais contribuem para que a prática docente se torne mais eficaz e atrativa, como também que possibilite a formação de um cidadão crítico-reflexivo.
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    Implicações pedagógicas em atividades no livro didático de língua portuguesa
    (2019-07-11T03:00:00Z) Miranda, Jéssica Paranhos de Lucena; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631
    O ensino da Língua Portuguesa traz reflexões e posicionamentos constantemente para que seja efetivado o processo de ensino e aprendizagem de forma inovadora através de métodos e técnicas que visam a evolução da educação. Neste contexto este estudo tem como objetivo apresentar as implicações existentes no processo de ensino da Língua Portuguesa por gêneros textuais através da leitura existente em um Livro Didático. Dentre autores que se destacam sobre esta temática está Irandé Antunes que expõe implicações em sala de aula na escrita, na oralidade, na gramática e principalmente na leitura, proporcionando o pensamento de que o processo de ensino deveria ser único. Assim, o processo metodológico é através de uma pesquisa qualitativa com métodos exploratórios e explicativos como base teórica nas concepções de Irandé Antunes (2003), que contextualiza métodos para combater as implicações existentes. As análises foram realizadas em um Livro Didático do 6º Ano, onde foram identificadas implicações de leitura que consolida a existência de cuidados com o desenvolvimento de atividades que não traz benefícios ao processo de ensino e aprendizagem, perfazendo assim como resposta a confirmação de que existem implicações em livros didáticos ainda na contemporaneidade mesmo com as constantes estratégias educacional para efetivar uma educação de e com qualidade.
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    Letra de música na sala de aula: uma proposta metodológica para as aulas de língua portuguesa
    (2023-09-05) Almeida Junior, Gelsivan José de; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/5032794329249441
    Nas últimas décadas, as aulas de Língua Portuguesa sofreram modificações que vão desde os conteúdos trabalhados até os objetivos a que se prestavam às aulas. Nesse percurso, o documento normativo mais recente, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), defende lançar o foco no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. Isto posto, cabe ao docente criar meios (metodologias) para que os alunos atinjam determinados fins (competências e habilidades), e entre vários tipos de planejamento, a SD (sequência didática) é uma possibilidade promissora para tornar as aulas de Língua Portuguesa mais interativas, atrativas e eficazes. O presente artigo traz uma proposta de intervenção através da construção de uma sequência didática que contempla o gênero textual letra de música e que tem como objetivo promover a análise linguística no gênero letra de música, bem como promover sua reflexão discursiva. A partir dos resultados, constatou-se que a SD proposta, está alinhada às competências e habilidades da BNCC, além de ser flexível e pode sofrer diversas adequações para diferentes contextos.
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    Letramento escolar e letramento social: convergências ou divergências no contexto escolar?
    (2019) Silva, Edla Clarisse Dantas da; Ogliari, Marlene Maria; http://lattes.cnpq.br/2205083696463820
    Os estudos atuais sobre a Língua Portuguesa provocaram e provocam várias discussões sobre o ensino dessa disciplina e entre eles destacam-se aqueles que se voltam para a temática sobre os letramentos. Nessa temática se encontram também uma discussão sobre a relação que deve ocorrer entre o letramento escolar e o letramento social. A conceituação de letramento escolar e letramento social decorre da compreensão de que as ações e funções do ler e do escrever variam de acordo com o contexto em que ocorrem as práticas de leitura e escrita. Com base nessa perspectiva de estudo do letramento, nos propomos a realizar um estudo para conhecer se existia uma relação entre as práticas de letramento escolar e as práticas de letramento social de uma comunidade escolar, incluindo alunos, professora, pais de alunos e demais integrantes desse contexto. Buscamos identificar que eventos e práticas de leitura e escrita eram efetivadas por eles, dentro e fora dos muros da escola e que concepções tinham sobre a função social da escola. A base teórica foi constituída por leituras feitas em: SOARES (2004,2008), ROJO (2009), TFOUNI (2010), KLEIMAN (2008, 2010), STREET (2014), TERRA (2013), PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN, 1997), PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO (2014), YOUNG (2007). Caracterizamos a nossa pesquisa como de campo com abordagem qualitativa (MARCONI; LAKATOS,2011,p.69). Esse estudo nos trouxe a certeza de que as práticas de leitura e de escrita são específicas de cada contexto e que a exigência para que haja convergências entre essas práticas, principalmente quanto à ancoragem dessas práticas, está longe de se concretizarem.
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    Livros didáticos de português e as dificuldades de inclusão de estudantes neurodivergentes
    (2024-09-24) Santos, Maria Alinne Lima Guimarães dos; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942
    Este trabalho tem como objetivo analisar a inclusão de alunos (as) neurodivergentes no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, com foco na análise de uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovada no PNLD (2020-2023). A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa de cunho documental para observar se e como os livros contemplam as necessidades dos estudantes neurodivergentes e se oferecem orientações adequadas aos docentes. Para tanto, analisou uma coleção de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovada no PNLD. A partir dessa análise, buscou-se refletir sobre as práticas pedagógicas inclusivas e a adaptação dos materiais didáticos para promover uma educação mais equitativa. O estudo foi inspirado nas vivências durante estágios no Ensino Fundamental, onde se observou a dificuldade de docentes ao lidarem com alunos neurodivergentes sem orientações específicas nos materiais didáticos. A pesquisa apontou para a ausência de orientações para o trabalho com estudantes neurodivergentes e contribui para a reflexão sobre o papel do livro didático na educação inclusiva, sugerindo melhorias na sua adaptação para atender às necessidades cognitivas diversas.
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    Novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa: uma proposta didática
    (2017-09-01T03:00:00Z) Milhomem, Thiara Lustosa; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/2181476640821943
    Com intenções essencialmente propositivas, este artigo tem o objetivo de refletir sobre os impactos do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, ele se inicia com urna breve contextualização do que se compreende por TIC e com as transformações sociais e linguísticas que delas decorrem. Em seguida, ainda no âmbito da fundamentação teórica, apresentamos através da Teoria dos Gêneros Textuais e dos estudos sobre Letramento uma abordagem de lingua(gem) sociointeracionista. Por fim, na tentativa de articular esses saberes científicos desenvolvidos na academia com o cotidiano da sala de aula do professor de Português, apresenta-se uma proposta de trabalho ancorada no percurso metodológico proposta pela Escola de Genebra.
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    O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividades
    (2019-02-05) Porciúncula, Vanessa de Oliveira Santos; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/3278892208599543
    A literatura de cordel, poesia popular de extrema importância para a cultura popular de Pernambuco, quando trabalhada em sala de aula, possibilita a abordagem de temas culturais, bem como pode favorecer o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, escuta, oralidade e análise linguística e ainda propicia a formação de leitores críticos e reflexivos, já que é uma fonte inesgotável de arte, cultura e informação. Sabendo disso, baseado nas discussões sobre o cordel e o seu ensino a partir do livro didático, o presente artigo propõe uma reflexão sobre o gênero cordel em diferentes livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD/2017, analisando se esse gênero é contemplado e se o contexto histórico-social de produção e circulação do gênero é considerado nessas abordagens. Pretende, também, refletir, de um modo mais geral, sobre as atividades propostas nesses livros a partir do cordel. Os resultados indicam que há propostas de trabalho com o cordel nos livros didáticos, mas essas propostas ainda não conseguem dar conta de toda a carga cultural e linguística que envolve esse gênero.
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    O ensino de diário através da literatura introspectiva de Anne Frank
    (2019-12-12) Santos, Maryelle Monique Nascimento Silva; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/3029064867293100
    Este trabalho investiga a obra O diário de Anne Frank, escrito durante a Segunda Guerra Mundial, e como o professor pode trabalhar com este livro no ensino médio, compreendendo como o relato da jovem ensina sobre as consequências dos preconceitos. Dois autores, Foucault (2009) e Glucksmann (2007), foram escolhidos para fundamentar a análise do discurso visando compreender a forma como Anne Frank conversa com sua Querida Kitty e retrata um período de ódio entre povos. Visando o ensino do diário na aula de Língua Portuguesa, uma sequência didática foi desenvolvida para explorar os quatro eixos de ensino, utilizando gêneros textuais distintos, conforme as obras Oralidade na Literatura (2000) e Produção de textos na escola (2007). Os resultados obtidos se basearam na compreensão dos alunos sobre o diário, considerando as particularidades de cada gênero textual estudado.
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    O ensino de gramática para alunos disléxicos
    (2021) Silva, Evany Bandeira da; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/7860171998584216
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    O ensino de língua portuguesa através do Instagram
    (2023-11-29) Sousa, Daniel Teles de; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614
    Este estudo tem como tema o ensino de Língua Portuguesa através do Instagram. O Instagram é uma rede social que possibilita na educação um ensino mais atrativo, de interação e aprendizagem, e suas páginas podem ser usadas como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa. Tomando esta ideia como ponto de partida, essa pesquisa teve como objetivo geral: identificar se professores e alunos do 9º ano conhecem e fazem uso das publicações que perfis do Instagram de Língua Portuguesa utilizam como possibilidade de melhoria no processo de ensino aprendizagem de diversos conteúdos. Como objetivos específicos, temos: analisar se as páginas do Instagram voltadas ao ensino de Língua Portuguesa trazem conteúdos relevantes, capazes de instigar a curiosidade e o desejo de visualização de suas postagens como meio de aprendizagem da língua portuguesa; refletir sobre as formas como os professores podem aproveitar estas publicações e inovar as suas aulas; e perceber quais conteúdos de língua portuguesa os alunos conseguem aprender através das publicações dessas páginas. Para desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa, ateve-se ao estudo quatro professores de língua portuguesa e dez alunos que estão no 9º ano, na Escola Municipal Clementino Coelho localizada no Município de Afrânio-PE. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário direcionado a professores e estudantes. A partir da coleta e análise de dados foi constatado que professores e alunos reconhecem a importância que a rede social Instagram proporciona aos seus usuários na aprendizagem, apresentando uma forma de ensino-aprendizagem inovador, dinâmico e interativo.
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