TCC - Engenharia Civil (UACSA)
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Item Análise estrutural e econômica de pavimentos flexíveis com adição de RAP na camada de revestimento, dimensionados pelo método do DNER e MeDiNa(2024-03-07) Silva, Carlos Henrique Cordeiro da; Costa, Laiana Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/4147758573818185; http://lattes.cnpq.br/8220012340940005A indústria da construção civil brasileira tem sido estimulada a investir em tecnologias de materiais, principalmente que atendam aos preceitos da sustentabilidade, e atualizações de métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis, pois grande parte da malha rodoviária do Brasil é constituída por esse tipo de pavimento e tem sofrido com o desgaste precoce, acarretando manutenções constantes. A reutilização do material fresado, também chamado de Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) tem surgido como uma alternativa para a redução dos custos de pavimentação e do impacto ambiental causado por esse serviço. Essa pesquisa buscou realizar um comparativo estrutural e de custos da implantação de pavimentos com a adição de RAP nos teores de 0%, 10%, 30% e 50% na camada de revestimento, dimensionados pelo método do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens - DNER (1981) e pelo Método de Dimensionamento Nacional - MeDiNa. Inicialmente realizou-se uma coleta de dados na literatura sobre os materiais que seriam utilizados nas camadas dos pavimentos estudados. Após o dimensionamento foi realizado um comparativo estrutural e de custo de implantação de um quilômetro de via para todas as estruturas propostas na pesquisa. A Estrutura 01, com 0% de RAP e dimensionada pelo DNER (1981), foi a que apresentou menor custo, porém ao ser analisada pelo MeDiNa observou-se falha por deformação permanente no primeiro mês de projeto e quanto a fadiga no 25° mês de utilização. A Estrutura 02, com 0% de RAP foi a mais onerosa entre todas, porém, assim como as demais estruturas dimensionadas pelo MeDiNa, suportará as solicitações de tráfego durante todo o tempo de projeto (10 anos). O número de solicitações equivalentes (Neq) de falha quanto a fadiga entre as estruturas demonstrou que a 02 é 67% mais econômica. Para as demais estruturas ao aumentar o teor de RAP o custo de implantação diminui chegando a uma redução de 79% para a estrutura com uso de 50% de RAP em sua camada de revestimento. Por tanto, por meio dos resultados obtidos na pesquisa observou-se que o MeDiNa se mostrou mais adequado para atender o tempo de projeto estimado, além de permitir o uso de diferentes tipos de materiais disponíveis para a execução de pavimentos sem comprometer sua eficiência, como o é o caso das misturas asfálticas recicladas contendo RAP. Observou-se ainda, que ao aumentar o teor de RAP na mistura asfáltica diminui-se o custo da estrutura, gerando economia na implantação do pavimento.Item Levantamento bibliográfico sobre a influência da adição de óleos vegetais nas propriedades mecânicas de misturas asfálticas recicladas(2023-04-28) Silva, Ysdney Gomes da; Costa, Laiana Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/4147758573818185; http://lattes.cnpq.br/2997436927105572As causas ambientes vêm ganhando cada vez mais destaque no âmbito mundial, trazendo a necessidade de reduzir a utilização de recursos naturais. O uso de material fresado (Reclaimed Asphalt Pavement – RAP) em novas misturas asfálticas tem ganhado visibilidade, pois, promove a economia no uso de materiais virgens e nos gastos de energia. O emprego de altas porcentagens de RAP, acima de 30%, vai gerar misturas asfálticas com elevada rigidez, tornando-as susceptível ao trincamento prematuro por fadiga. A adição de agentes de reciclagem proporciona uma restauração parcial das propriedades do RAP, tornando a mistura reciclada mecanicamente viável. Os óleos vegetais são uma ótima alternativa de agente de reciclagem, pois, são ricos em ácidos graxos insaturados, contribuindo para redução da rigidez das misturas com alto teor de RAP, além de serem ecologicamente corretos. Nesse sentido, o presente trabalho reuniu, por meio de uma revisão bibliográfica, dados sobre o comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas com a adição de óleos vegetais. Os trabalhos foram coletados utilizando as bases de dados do ResearchGate, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES e Google Scholar, priorizando publicações após o ano de 2015. Para isso, foi feito uma análise e descrição dos resultados obtidos por cada autor, verificando o comportamento para as propriedades mecânicas de estabilidade Marshall, módulo de resiliência, resistência à tração, vida de fadiga e suscetibilidade à umidade induzida. Após isso, com a utilização de gráficos de dispersão construídos para cada propriedade, foi realizado um estudo de tendência buscando estabelecer relações entre as variações de teor de RAP, teor de óleo e tipo de óleo utilizado nas misturas. Os resultados apontam que o uso de óleo vegetal em misturas asfálticas recicladas promove um comportamento mecânico semelhante ao das misturas convencionais, quando adicionados teores geralmente até 10%. Para porcentagens acima de 10%, pode-se conduzir a um amolecimento excessivo das misturas asfálticas recicladas, comprometendo assim o seu desempenho mecânico.
