TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Storytelling Visual Digital: uma proposta para o ensino de Artes Visuais(2024-05-29T03:00:00Z) Ramos, Raquel da Silva; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/6137325138263994Este trabalho tem como objetivo estudar a utilização do Storytelling Visual Digital como abordagem para o ensino de arte. O referencial teórico con-templa discussões acerca da teoria do Letramento Visual e da abordagem da Storytelling Digital. O procedimento metodológico consiste em leitura e investigação bibliográfica acerca do tema mencionado, trazendo uma aná-lise de algumas propostas de práticas educativas com potencial relevância para o ensino de Artes Visuais. Espera-se que os dados obtidos e as dis-cussões propostas contribuam para explorar a Educação Visual utilizando Storytelling Digital como ferramenta, de modo que possamos identificá-lo como mais uma alternativa a ser somada às práticas de produção dos ma-teriais didáticos tradicionais.Item Impactos de uma intervenção fotográfica na disciplina de artes no ensino médio(2024-01-31) Silva, Carmendelia Lucas da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Como parte do ensino de Artes no Ensino Médio, a utilização da fotografia tem demonstrado um impacto significativo no desenvolvimento intelectual e artístico dos alunos. Isso ocorre porque oferece um ambiente dinâmico e inovador que permite a expressão criativa e a reflexão social. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os impactos de uma intervenção fotográfica na disciplina de Artes do Ensino Médio, visando compreender como essa abordagem inovadora influencia o engajamento dos estudantes, o desenvolvimento de suas habilidades criativas e expressivas, bem como os aspectos socioemocionais relacionados a partir dos objetivos específicos que são: investigar como a intervenção fotográfica contribui para o desenvolvimento da criatividade dos estudantes, analisando seu efeito no desenvolvimento da autoconfiança dos estudantes; identificar os desafios e as barreiras enfrentados pelos professores ao implementar a intervenção fotográfica, bem como as estratégias eficazes para superá-los. O referencial teórico contemplou discussões acerca de um breve estudo sobre o ensino de artes ao longo da história. Discorrendo sobre a importância do ensino de artes no ensino médio. Também temos as tecnologias e mídias no ensino de artes, principalmente hoje, que os jovens estão inteiramente ligados as tecnologias, explanando ainda a introdução de projetos e atividades como uso da fotografia na sala de aula, envolvendo assim o aluno. E finalizando referencial teórico temos o assunto sobre os desafios enfrentados pelos professores ao implementar a intervenção fotográfica, e quais estratégias adotadas. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma revisão bibliográfica do assunto e também de pesquisa de campo no período do estágio, em uma turma do 1º ano do ensino médio, tendo como método a aula expositiva e pratica, e seguidamente a análise dos resultados. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que os efeitos de uma intervenção fotográfica na disciplina de Artes no ensino médio são amplos e variados. Ela não apenas melhora a aprendizagem dos alunos, mas também os prepara para se tornarem cidadãos reflexivos, criativos e culturalmente conscientes.Item Os espelhos da aprendizagem: espaços de exposições para a produção dos estudantes montados em escolas da educação básica(2023-12-21) Souza, Saulo Batista de; Lima, Felipe Brito de; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/5331625705702510Diante da necessidade de promover a autonomia dos estudantes com relação aos meios de produção cultural, este estudo debruça-se sobre a criação de espaços de exposição e mediação cultural em escolas da educação básica a partir de obras criadas pelos próprios estudantes. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo descrever as práticas e os impactos da criação de espaços de exposição no ensino-aprendizagem de arte em turmas do ensino fundamental anos finais em três escolas da educação básica (uma da rede estadual de Pernambuco, uma da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes e uma da rede particular localizada em Recife). Esta pesquisa-ação teve como instrumentos de coleta de dados observações e reflexões em diários de pesquisador além de entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores. Tais reflexões foram feitas tanto a partir de um estudo bibliográfico sobre mediação baseado em Mendonça (2009) e Martins (2006); quanto em uma prática pedagógica realizada pelo próprio pesquisador à luz de Larrosa (2018) com sua proposta de experiência dentro da escola, Barbosa (2014) com sua Abordagem Triangular, BNCC e pela perspectiva da Leitura Subjetiva: Yunes (2003), Langlade (2013) e Rouxel (2013). A realização de exposições artísticas mostrou-se uma valiosa estratégia tanto para diminuir as distâncias entre estudantes e a apreciação da arte quanto para valorizar/legitimar suas poéticas pessoais.Item Metaverso e Arte-Educação: O uso da ferramenta Spatial no ensino de artes(2023-11-20) Santos, Rafaela Pereira dos; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123Neste trabalho, investigamos a integração do Metaverso como uma inovadora ferramenta tecnológica no aprimoramento do ensino. Nosso objetivo foi propor um conteúdo educacional que utilizasse o Metaverso para o ensino de artes. O referencial teórico abordou as transformações no ensino em decorrência da pandemia de COVID-19 e a crescente inserção de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia incluiu a visita ao museu virtual, que apresentou a exposição do artista recifense Jeff Alan, e a coleta de respostas a um questionário por parte de professores e futuros professores, permitindo que compartilhassem suas percepções sobre a visita. Os resultados da pesquisa apontam para uma receptividade positiva em relação ao uso do Metaverso como ferramenta pedagógica, bem como seu potencial como meio de divulgação artística. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que o Metaverso apresenta um considerável potencial para enriquecer o ensino e fomentar discussões abrangentes sobre a inserção de tecnologias na educação.Item Jogos digitais na educação: como o Scratch pode auxiliar no ensino de arte(2023-12-11) Almeida, Nicolli Camili dos Santos; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123Esta pesquisa tem como objetivo propor uma ação educacional com o uso do Scratch no auxílio do processo de aprendizagem de arte. O referencial teórico contemplou discussões acerca de como os jogos digitais são encontrados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e PPC (Proposta Pedagógica Curricular) de Pernambuco, a relação dos jogos como ensino de arte, o papel do professor, interdisciplinaridade e a plataforma do Scratch. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma revisão bibliográfica feita pelo Google Acadêmico e Portal de Periódicos Capes, realizando uma oficina usando a ferramenta educacional Scratch, utilizando o questionário e realizando entrevista com os alunos participantes, com foco nas percepções dos alunos. Os dados obtidos indicam que há um potencial desenvolvimento pessoal e educacional ao se engajar em jogos, através da resolução de desafios e problemas, e aprimorar soluções durante o processo de criação. Com base nos resultados e discussões apresentadas, incentivam a evolução e a continuidade da educação com base em jogos, visto que os alunos desempenharam um papel ativo na resolução de problemas, impulsionando e tornando a experiência de aprendizado mais significativa.Item Arte-educação: uma história de luta e resistência(2023-12-18) Barbosa, Josivaldo Nunes; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190A presente pesquisa tem o objetivo discutir problemas estruturais na atuação dos (as) arte-educadores, sem a formação específica, na perspectiva de refletir sobre os impactos na Educação Básica. A partir desses impactos foi investigado metodologias para o ensino que discutam problemas acerca da formação dos arte-educadores, os desinteresses dos órgãos públicos pelos ensinos das artes visuais e contratações dos mesmos, a falta de professores licenciados em artes. O procedimento metodológico adotado consistiu em uma pesquisa qualitativa utilizando os instrumentos em forma de entrevistas estruturadas, houve questionamentos dos entrevistados, assim, foi utilizada entrevista semiestruturada que deixou os entrevistados à vontade e teve abrangência maior nos resultados propostos. As entrevistas foram com gestores ou pedagogos, professores, em três escolas (uma estadual, uma municipal e uma particular) da cidade de Petrolina-PE, abordando perguntas direcionadas aos objetivos da pesquisa, como forma investigativa para que possamos provocar as autoridades públicas, sociedade, professores para essa falta de professores de artes na Educação básica, pois a arte tem poder de desenvolver o potencial do conhecimento humano em todas as fases de sua vida. Para embasar a pesquisa foram utilizadas as teorias dos pressupostos como Ribeiro (1993) e Pinto (2015), Barbosa (1989), Moura e Rocha (2010) e a BNCC (2018), Vieira, Gonçalves, Henrique (2018), Oppitz (2017), Lippo (2021). Os pressupostos trazem questões pertinentes aos que foram abordados na pesquisa. Estes foram os dados coletados nas entrevistas: professores de artes sem formação ministrando aulas, falta de concurso público, desvalorização dos profissionais de artes, aula de artes como complemento de outras disciplinas ou “tapa buraco”.Item História em quadrinhos: sua utilização em disciplinas de artes(2021-08-25) Lima, Iracema; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições das histórias em quadrinhos nas disciplinas de artes. O referencial teórico contempla discussões acerca das HQs enquanto expressão artística comunicacional e suas aplicações no campo da educação, em várias disciplinas e na alfabetização. Os principais pesquisadores abordados são: Rama e Vergueiro e Santos e Waldomiro. O procedimento metodológico adotado foi, além da pesquisa bibliográfica, a realização de um questionário encaminhado a professores de Artes com perguntas sobre a utilização das HQs em sala de aula. A partir dos resultados obtidos identificamos que, entre o grupo pesquisado, a maioria utiliza as HQs em suas salas de aula. Acreditamos que as discussões propostas a partir desta pesquisa possam contribuir para que os professores passem a utilizar mais as HQs nos seus planos de aula e que estas venham a colaborar de maneira mais significativa para o aprendizado dos educandos.
