Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

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    Análise dos acidentes de trabalho no setor da construção no Brasil - 2010 a 2019
    (2024-02-27) Lima, Victor Hugo Silva de; Abreu, Eliane Aparecida Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3101422198167935; http://lattes.cnpq.br/2650245925207872
    O setor da construção civil é um dos segmentos que mais contabiliza acidentes de trabalho no Brasil. Os acidentes deste ramo se caracterizam por serem mais graves e fatais, podendo gerar incapacidades permanentes e falecimento dos trabalhadores. Esses eventos possuem um alto custo tanto para as empresas envolvidas quanto para a sociedade. Portanto, este trabalho tem como propósito realizar uma análise dos custos dos acidentes de trabalho e suas implicações econômicas no segmento da construção, enfatizando a relevância da implementação de medidas preventivas de segurança do trabalho no setor. Para isso, foram coletadas as informações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Previdência Social (MPS) e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), considerando o período de 2010 a 2019. Além disso, foi realizada estatística descritiva com discussão na literatura. No período examinado, ocorreram 382.685 acidentes laborais no setor da Construção, envolvendo os trabalhadores assegurados pela Previdência Social. A partir da análise dos dados, observou-se que esses acidentes são de caráter típicos, apresentando um declínio drástico no indicador de incidência de trabalho totais em 2013 a 2015, no entanto com a taxa de acidentalidade proporcional na faixa etária de 16 a 34 instável, ora aumentando, ora diminuindo. Em relação à letalidade dos acidentes, foi verificado crescimentos ao longo da série e acima da taxa nacional, mas o indicador de mortalidade em declínio ao longo do tempo. Considerando as despesas com acidentes, os benefícios acidentários concedidos pelo INSS, totalizaram 4.235 bilhões de reais, com uma média anual de 423.535 milhões de reais. Já no setor privado, os custos privados dos acidentes de trabalho foram estimados em 2.122 bilhões de reais, equivalente a uma média anual de 212.253 milhões de reais. Os encargos provenientes dos acidentes de trabalho para as empresas representam apenas uma fração dos cursos totais imputados à sociedade. Nesse contexto, há margem para intervenções mais abrangentes por parte das autoridades públicas como a realização de inspeções, implementação de legislações, campanhas informativas de segurança, dentre outras ações, visando reduzir a ocorrência de acidentes de trabalho e suas repercussões. Vale destacar que esses dados somente englobam acidentes de trabalho envolvendo trabalhadores formais com registro no INSS, desconsiderando o lado informal e eventuais subnotificações, o que leva a crer que o número de acidentes pode ser maior daqueles divulgados pela Previdência.
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    Precificação de serviços educacionais: diretrizes gerais adotadas e oportunidades de aperfeiçoamento na precificação em uma instituição de ensino profissional e tecnológico
    (2021-12-17) Moreira, Camilla Gonzaga; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377
    O presente estudo tem como principal foco os métodos de precificação de serviços educacionais na formação de preço de cursos técnicos. O objetivo geral é identificar quais são os principais métodos adotados na precificação de serviços educacionais, mais especificamente cursos técnicos, em uma instituição de ensino técnico do estado de Pernambuco, bem como considerar eventuais oportunidades de aperfeiçoamento. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: resgatar autores e teorias relevantes para o contexto de precificação de serviços educacionais; reunir dados e informações consideradas na análise da estrutura de custos para formação de preço de uma linha de serviços (cursos técnicos) ofertados pela Instituição estudada; entender, em linhas gerais, como a Instituição converte as informações relevantes em preços efetivamente praticados e realizar uma análise de sustentabilidade do método empregado pela instituição. Abordar os métodos de precificação de serviços educacionais na formação de preço de cursos técnicos justifica-se pela sua relevância frente a um aumento da busca por sustentabilidade financeira das organizações de educação diante da economia em recuperação pós-pandemia. A metodologia utilizada tem caráter bibliográfico, com o estudo e comparação das obras de diferentes autores para maior aprofundamento sobre o tema, além de análise documental de natureza exploratória. Com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de informações em fontes secundárias e primárias, com dados fornecidos por uma instituição de ensino privada – mediante devida autorização de pesquisa, foi realizada a simulação, aumentando o número de participantes por turma e mantendo-se os custos fixos; identificou-se nos resultados que aumentar a quantidade padrão de participantes de 25 para 28 trariam resultados mais eficientes e crescimento no resultado operacional, em torno de 5 pontos percentuais. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise dos dados, foi possível concluir que os métodos teóricos de precificação são positivos na formação de preços de serviços educacionais auxiliando a instituição, na obtenção de custos bem definidos e na visão do resultado obtido.