Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Sociologia e educação: como os conceitos sociológicos são aplicados nos Trabalhos de Conclusão de Curso sobre educação nos cursos de Ciências Sociais da UFPE e da UFRPE(2024-10-02) Nascimento, Diogo Oliveira do; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/4693268077316321Este trabalho se propõe a estudar, a partir da busca nos bancos de dados, Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos nos cursos de Ciências Sociais das Universidades Públicas de Pernambuco que relacionam a sociologia com a educação realizados no período de 2018 a 2023. Para atingir o objetivo proposto foi realizada a busca dos trabalhos nos repositórios eletrônicos da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e foram localizados dezoito trabalhos. A fim de efetuar a exploração dos trabalhos, realizamos a leitura das pesquisas e decidimos criar três grupos de análise para os trabalhos: educação e política pública; educação e instituição de ensino; educação e ensino de sociologia. Concluímos que os conceitos da sociologia foram mobilizados na análise dos fenômenos estudados nas pesquisas de conclusão de curso. Portanto, a presença desses conceitos nas pesquisas facilitou a interpretação dos dados apresentados, além disso a compreensão dos fatos pôde ser melhor explorada e compreendida, confirmando a importância dos conceitos sociológicos para análises sobre educação.Item Socialização no ambiente universitário: mediações nas relações docentes e discentes(2021-12-15) Silva, Eliane Pereira da; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064Este trabalho tem como objetivo investigar a socialização no ambiente universitário a partir das mediações nas relações entre docentes e discentes no curso de Bacharelado em Ciências Sociais na UFRPE. Para tanto, em um primeiro momento houve uma revisão bibliográfica, a partir da consulta de literatura que trata das temáticas da história das Ciências Sociais na UFRPE sob a perspectiva do conceito dos autores que dialogam com a socialização e da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Durante a pesquisa da coleta de dados, realizada por meio de questionário com a participação de vinte discentes, são evidenciados experiências socializantes tanto baseadas na cooperação e solidariedade, quanto no controle e na manipulação, sendo que as primeiras se sobrepõem às segundas.Item O uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em trabalhos de conclusão de curso da UFPE e da UFRPE(2021-03-03) Melo, Thiago Pessoa de; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/8548605922378353Este artigo teve como objetivo analisar o uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em trabalhos de conclusão de curso de duas IES de Recife. Tal trabalho dividiu-se em dois eixos analíticos, sendo um dedicado a abordar o pensamento decolonial latino-americano e o conceito de “colonialidade do saber” na perspectiva da rede de pesquisadores modernidade/colonialidade e o outro dedicado a uma pesquisa bibliográfica integrativa que lidou com trabalhos de monografias produzidas nos cursos de graduação da UFPE e UFRPE nos últimos dez anos, nas quais foram usadas pelos/as autores/as referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais. Conclui-se que cada vez mais a temática da colonialidade do saber vem sendo abordada (não apenas em espaços acadêmicos), o que facilita processos de descolonização do saber e a visibilização de temáticas antes não estudadas pela Universidade.Item O trabalho docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Pernambuco – IFPE: intensificação e a precarização(2018) Souza Júnior, Gilberto Romeiro de; Silva, Tarcísio Augusto Alves da; Gomes, Darcilene Cláudio; http://lattes.cnpq.br/9776555032114922; http://lattes.cnpq.br/0520773156070065; http://lattes.cnpq.br/1321243725942713A pesquisa teve como principal objetivo analisar as condições de precarização do trabalho docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Para isso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: o primeiro foi o levantamento bibliográfico na área da Sociologia do Trabalho e Educação, a fim de contextualizar a pesquisa e conceber seu referencial teórico e o segundo a análise de dados primários a partir dos questionários respondidos eletronicamente pelos docentes. Ressalta-se que foram utilizados os dados coletados no âmbito do projeto de pesquisa “A expansão dos Institutos Federais de Educação: perfil político-ideológico e condições de trabalho dos docentes da Educação Básica, Técnica e Tecnológica” desenvolvido na Fundação Joaquim Nabuco. As mudanças no campo da Educação Profissional e Tecnológica e a reestruturação e expansão da Rede Federal tiveram impactos sobre o trabalho dos docentes dos Institutos Federais, tendo em vista que a criação de novos regimentos legais e normativos e a configuração de uma nova cultura institucional provocaram novos ritmos e sentidos para o trabalho docente, o qual se caracteriza pelo envolvimento em diferentes atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Tal processo tem levado, continuamente, os professores a conviverem com uma intensificação do trabalho que não se limita a jornada na instituição, mas que incide em outros tempos e espaços de âmbito privado.
