Bacharelado em Administração (UAST)
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Item Gerenciamento de riscos em projetos: uma revisão sistemática(2021-03-03T03:00:00Z) Silva, Adrenalina Mariana Torres Neves da; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639; http://lattes.cnpq.br/9906266310380920Os riscos são uma condição incerta que de alguma forma podem afetar o objetivo de um projeto. O gerenciamento de riscos permite que a empresa se antecipe aos desafios que pode enfrentar no futuro. Porém, muitas por não adotarem a prática da gestão de riscos ao se confrontarem com os obstáculos não conseguiram resolvê-los e acabaram falindo. Diante disso, este estudo teve como objetivo explorar como o tema gerenciamento de riscos em projetos vem sendo abordado pela literatura atualmente no âmbito da Administração. Como metodologia de pesquisa foram utilizadas técnicas de revisão sistemática de literatura e análise de conteúdo para a identificação e interpretação das publicações nacionais acerca do tema na literatura científica entre janeiro de 2010 e outubro de 2020 obtidas na base de dados do Portal Periódicos CAPES/MEC. Os resultados demonstraram estudos abordando conceitos, etapas de gerenciamento de projetos e de riscos, metodologias, modelos e ferramentas para gestão de risco que apresentaram resultados positivos de aplicações em empresas de vários segmentos e tamanhos. Concluiuse que os conceitos e as técnicas de gestão de riscos vêm sendo aplicados em diferentes tipos de projetos, em variados cenários e setores da economia, como a indústria de software, a agroindústria e empresas de porte mundial, demonstrando assim sua importância estratégica, enquanto ferramenta de gestão, para o sucesso das organizações.Item Impactos causados pela pandemia da COVID-19 na gestão dos serviços de atenção primária à saúde no município de Tavares-PB(2022-10-06T03:00:00Z) Torres, Josilene Leite; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639A pandemia da covid-19 trouxe grandes mudanças e exigiu que serviços de saúde em todo o mundo se reorganizassem para atender às necessidades de saúde da população. A Atenção Primária à Saúde (APS) como porta de entrada do sistema de saúde, tem papel central nesse enfrentamento à pandemia da covid-19. Este artigo tem como objetivo geral, descrever os impactos causados pela pandemia da covid-19 na gestão dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Tavares-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, viabilizada por meio de um estudo de caso, realizada de agosto a setembro de 2022, por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais de saúde, além de pesquisa documental. Para a realização da análise de dados, optou-se pela técnica da análise de conteúdo. Alguns impactos ganharam destaque no processo de trabalho das equipes: a dificuldade de acesso aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em períodos de pico da pandemia; a fragilidade no planejamento e desenvolvimento de ações na reorganização do processo de trabalho e fluxos de atendimento; implementação de medidas preventivas e instabilidade na saúde mental dos profissionais. O grande desafio foi manter a continuidade de ações próprias da atenção básica no contexto pandêmico da covid-19, fazendo-se necessário a rede de APS desenvolver estratégias capazes de mitigar os impactos causados nesses serviços. Evidenciaram-se as necessidades de planejamento, investimento na utilização de ferramentas de educação em saúde e gestão, bem como do cuidado na saúde mental das equipes multidisciplinares, instigando o fortalecimento da APS.Item Pesquisa de satisfação de clientes em uma loja de roupas femininas(2022-10-03T03:00:00Z) Barreto, Annelisa Mendes; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639Com o avanço tecnológico, percebe-se o aumento da concorrência, e para que as empresas consigam se manter no mercado, é fundamental identificar seu público-alvo e entender as exigências e desejos de seus clientes, para retê-los, e serem referência sobre seus concorrentes, seguindo estratégias de marketing para obter a satisfação de seus consumidores. Este artigo teve como objetivo geral identificar o perfil e o grau de satisfação dos clientes de uma loja de roupas femininas na cidade de Tavares/PB. E como específicos: levantar o perfil dos clientes da loja, mensurar o grau de satisfação destes e propor melhorias para aumentar a visibilidade do negócio e o nível de satisfação dos clientes. Aplicou-se um questionário através de um formulário digital baseado no método Customer Satisfaction Score – CSAT com escala Likert. Quanto aos fins, tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva e quantos aos meios, um estudo de caso com abordagem qualitativa. Evidenciou-se a importância da realização periódica de pesquisa de satisfação dos clientes nas empresas, pois é uma prática utilizada para identificar se a organização está no caminho certo, seguindo as estratégias para manter os consumidores fiéis à marca, e corrigir possíveis falhas que estejam gerando insatisfação. O grau de satisfação dos consumidores dos produtos da organização em estudo foi considerado muito elevado e sua estratégia de atendimento, eficazItem Planejamento e eficácia organizacional: o caso de uma unidade básica de saúde do Sertão de Pernambuco(2020-11-03T03:00:00Z) Silva, Ricardo Lopes da; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para determinar que é dever do Estado garantir saúde para toda a população deste país, defendendo o direito universal à saúde. Nesse sentido, para alcançar tal propósito com qualidade, as organizações de saúde integrantes do SUS necessitam de uma gestão organizacional eficiente e eficaz. Somente através do planejamento é possível determinar as ações necessárias para o bom desempenho dessa gestão. Este artigo compreendeu um estudo de caso em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sertão Pernambucano, a qual enfrenta dificuldades no desenvolvimento de suas atividades devido a falhas de planejamento e gestão. O objetivo deste estudo consistiu em averiguar como a gestão da UBS planeja suas atividades, identificar falhas e propor medidas para elevar a eficácia desse processo. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, através de uma pesquisa exploratória. Foi realizada uma análise situacional da UBS, identificaram-se alguns problemas relacionados à execução dos serviços, buscaram-se ferramentas de gestão para minimizar estes problemas, como a 5W2H e a análise SWOT. Esse método de diagnóstico da execução foi importante para a análise da situação problema, sendo possível apontar meios disponíveis a serem utilizados para atingir os objetivos e direcionar as ações permitindo aprimorar o funcionamento da UBS.Item Proposta de melhoria para o processo de concessão de crédito rural em uma agência bancária(2021-03-02T03:00:00Z) Santana, Lucinaldo Nogueira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639; http://lattes.cnpq.br/2548027982061620Este artigo apresenta uma proposta de melhoria para o processo de concessão de crédito de uma agência bancária. O serviço de concessão de crédito rural é importante para fomentar a economia local, principalmente nos municípios nordestinos. Mas, muitas vezes, há excesso de burocracia na prestação desse serviço, reduzindo sua eficiência. Nese contexto, fez-se a seguinte pergunta de pesquisa: como tornar o processo de concessão de crédito rural de uma agência bancária, especializada na promoção do desenvolvimento regional, localizada em Serra Talhada-PE, mais eficiente? Diante dessa indagação, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar e propor melhorias para o atual processo de concessão de crédito rural de uma agência bancária de desenvolvimento regional em Serra Talhada/PE e como objetivos específicos: a) verificar como são realizadas as atividades que envolvem a concessão de crédito rural; b) identificar os pontos que necessitam de melhoria no processo; c) propor medidas para otimizar e proporcionar maior qualidade ao serviço ofertado. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Foram utilizadas as técnicas da observação direta e da entrevista semiestruturada para a coleta dos dados. Os resultados apontaram que o processo em análise possui as seguintes etapas: cadastro, solicitação de crédito, contratação, desembolso e arquivamento, tendo sido constatado excesso de procedimentos burocráticos. Concluiu-se que a reformulação no fluxo das atividades, principalmente, na redução da quantidade de vias de Instrumento de Crédito (IC) poderá elevar a eficiência desse processo sem causar maiores prejuízos.Item Sobrevivendo à crise: um estudo sobre as principais estratégias de marketing adotadas por empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19(2023-04-25T03:00:00Z) Xavier, Adeilson Sobreira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639As estratégias de marketing são de suma importância para alavancar a produtividade das organizações e mantê-las aptas para lidar com desafios e inovar em soluções. Diante do cenário de pandemia da covid-19, as empresas foram significativamente afetadas e muitas encerradas. Este estudo teve como objetivo central evidenciar as principais estratégias de marketing utilizadas por empresas brasileiras, diante da propagação do vírus da covid-19. Para tanto, foram identificados os maiores desafios enfrentados por essas organizações e descritas as medidas de sobrevivência mais relevantes que elas adotaram. O estudo foi realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura, classificando-se como uma pesquisa qualitativa. Optou-se pela plataforma Portal de Periódicos da CAPES para a coleta de dados, selecionando-se artigos científicos em português indexados no período de 2020 a 2022, analisados através da técnica da análise de conteúdo. Verificou-se que a pandemia teve impacto direto na queda da demanda de produtos e serviços, escassez de recursos, diminuição na produtividade e a elevação dos custos operacionais, fechando fronteiras e causando aumento nos custos de produção. Constatou-se a necessidade de renegociação de despesas, redução de tributos e campanhas de marketing para minimizar os efeitos da pandemia.Item Terceiro setor em ação: mitigação de impactos socioeconômicos provocados pela pandemia da COVID-19(2020-11-03T03:00:00Z) Cavalcanti, Waleska Mirelle de Souza; Brandão, Suiane Valença; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782; http://lattes.cnpq.br/4154225936777873O presente trabalho se fez relevante diante do cenário atual de pandemia da COVID-19 e dos desdobramentos que seus impactos têm gerado para as Organizações do Terceiro Setor (OTS), Estado e a sociedade. Nessa perspectiva, o estudo expõe como tais organizações têm funcionado, bem como quais as ações e ferramentas estão sendo desenvolvidas para minimizar dificuldades organizacionais e sociais provocadas pela pandemia. Esta pesquisa teve como principal objetivo revelar as implicações sociais e organizacionais diante dos impactos da pandemia COVID-19 ocorridas nas Organizações do Terceiro Setor: Centro Agroecológico Sabiá, localizado em Triunfo-PE e Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR) localizado, em Serra Talhada-PE. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva quanto aos fins, e estudo de caso quanto aos meios, com aplicação de questionários aos representantes das organizações analisadas, pautada por uma abrodagem qualitativa. A seleção do lócus de pesquisa se deu a partir da consideração da viabilidade de execução e acessibilidade a pessoas e informações para a execução do estudo. Constatou-se que as OTS estão lidando com as consequências da suspensão de suas atividades, desmobilização de pessoal e cortes orçamentários resultantes da pandemia da COVID-19, contudo, estão desenvolvendo ferramentas de controle para retomarem suas atividades, procurando conter os impactos da pandemiaItem Uma análise acerca do processo de implantação da unidade de processamento de materiais recicláveis (UPMR) de Serra Talhada-PE(2023-04-25T03:00:00Z) Barros, Marcos Paulo da Silva; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639A adequada gestão dos resíduos sólidos gerados pela população é um problema comum a muitos municípios brasileiros. Quando esses resíduos não são bem tratados, podem acarretar diversos problemas para o poder público e a sociedade em geral, como inundações decorrentes do seu acúmulo nas ruas, além de doenças diversas. Este estudo teve como objetivo principal analisar como ocorreu a implementação da Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis de Serra Talhada/PE. Para tanto, realizou-se um estudo de caso exploratório e de natureza qualitativa nessa unidade, onde foi entrevistado o seu lider. Além disso, procedeu-se a uma pesquisa documental no Plano Municipal de Coleta Seletiva, elaborado em parceria com o Instituto Recicleiros. Os dados foram trabalhados através da técnica de análise de conteúdo. Foram exibidas as etapas desse processo de implantação e apresentadas as expectativas relacionadas à produção da unidade. Também foram apresentados aspectos relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual atribui ao poder público responsabilidades antes negligenciadas por falta de uma norma que regulamentasse a gestão dos resíduos sólidos. Nesse contexto, também foram externados o conceito de gestão integrada de resíduos sólidos e a importância dos catadores de recicláveis nesse processo
