02.2 - Especialização (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2891
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Arte-educação e tecnologias digitais: a produção audiovisual como estratégia pedagógica e criativa no percurso formativo da Educação Básica(2023-08-30) Lopes, Rafael de Figueiredo; Feitoza, Denise Santiago; http://lattes.cnpq.br/8210858320104868; http://lattes.cnpq.br/6589546984367592A pesquisa aborda a utilização da produção audiovisual como estratégia pedagógica, no ensino do componente curricular Arte, na Educação Básica. O estudo tem como objetivo discutir como a prática da produção audiovisual no contexto escolar pode ajudar a desenvolver habilidades e contribuir na formação cultural e artística dos estudantes, a partir da contextualização do cinema como uma linguagem em constante transformação; da compreensão de possibilidades criativas e experimentais do audiovisual; e da reflexão do o papel da arte-educação na formação dos sujeitos pela utilização da produção audiovisual no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, numa perspectiva interdisciplinar, aliando aportes teóricos dos campos da arte-educação, cinema e cibercultura. Com base nos resultados e discussões apresentados, considera-se que a arte-educação é fundamental na formação integral dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos, bem como o desenvolvimento socioemocional dos sujeitos. A aproximação do cinema e da produção audiovisual com o ensino formal, enquanto estratégia pedagógica e forma de conhecimento, especialmente em escolas públicas, pode contribuir para a democratização da cultura das artes e a valorização da diversidade, inclusão e justiça social.Item Arte de contar histórias: tradição oral versus o uso da tecnologia contemporânea na educação infantil(2019-07-27) Ferreira, Fernanda Maria de Lima; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/8647117905813701Este trabalho apresenta um estudo sobre a arte de contar histórias da tradição oral, e frente ao uso de ferramentas tecnológicas como uma ação facilitadora da prática pedagógica de professores da educação infantil. A presente pesquisa foi realizada na turma do infantil III, de uma Creche Municipal de Educação Infantil localizada na cidade do Carpina- PE, levantando um estudo comparativo entre o ato de contar histórias da tradição oral utilizando unicamente a comunicação verbal e o ato de contar histórias com o auxílio de apoio tecnológico contemporâneo; que neste caso, se caracterizou pela escolha e disponibilidade do equipamento de projeção de imagens. A fundamentação teórica está ancorada em autores como Bussato (2008), Benjamin (1993), Cisto (2001) e Velasco(2015), além de outros autores e documentos oficiais que versam sobre a relevância deste tema. Este estudo pretendeu investigar quais as diferenças entre a arte de contar histórias da tradição oral e por meio da tecnologia na prática pedagógica de professores da Educação Infantil, no que diz respeito às possibilidades encontradas para a utilização de diversos recursos de contação de histórias na sala de aula.
