02.2 - Especialização (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Demandas por vagas em Creche: uma experiência na Creche Casinha Azu(2024-08-17T03:00:00Z) Paixão, Viviane Severina da; Alexandre, Rodrigo Danniel da Silva; http://lattes.cnpq.br/3855895703137244; http://lattes.cnpq.br/3119358455460596O propósito deste trabalho é identificar como a falta de vagas em creches pode impactar a realidade das famílias e o processo de aprendizagem das crianças, tendo como recorte a creche Casinha Azul. Realizou-se uma co-leta de dados sobre a situação de vagas em creche junto ao portal da edu-cação da Prefeitura do Recife e também foram aplicados questionários à gestão da creche sobre o mesmo tema, mas relacionado à Creche Casinha Azul. Tanto a coleta de dados, quanto os questionários buscaram identificar a defasagem atual do número de vagas da creche Casinha Azul, detectar políticas e estratégias inovadoras que contribuíssem com o acesso e a qualidade das creches para posterior avaliação sobre os potenciais ganhos com a expansão do número dessas vagas. Para a metodologia, adotou-se a análise de conteúdo colhido no portal da educação e nas respostas dos questionários. Os resultados obtidos com o presente estudo demonstraram que a Creche Casinha Azul padece de uma defasagem considerável de vagas de creche assim como toda a rede, porém, em um grau bem mais elevado. Por outro lado, restou comprovado, também, que a Prefeitura do Recife tem desenvolvido e implantado políticas e estratégias de combate a falta de vagas na rede municipal de ensino, com destaque para o programa Infância na Creche, resultando essas ações numa avaliação positiva por parte da comunidade escolar da creche em estudo, principalmente por parte dos pais das crianças. Dessa forma, o estudo contribuiu para que a secretaria de educação do Recife, quando da formulação de suas políticas públicas voltadas para a educação, tenha especial atenção à questão das vagas em creche na sua rede como um todo, de modo a atender um pouco da necessidade de cada uma haja vista a influência que é a creche na vida de uma família que necessita desse serviço.Item Políticas públicas na educação infantil : Um estudo da inclusão de crianças com (TEA) Transtorno do Espectro Autista, na rede municipal de ensino em Limoeiro-PE(2024-08-31T03:00:00Z) Cabral, Márcia Gabriela de Melo; Barbosa, Antônio Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/7274411488341929; http://lattes.cnpq.br/1422211764217749O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o de-senvolvimento da comunicação, socialização e comportamento das crianças. No entanto, com o apoio adequado e políticas educacionais inclusivas, essas crianças têm a oportunidade de aprender e crescer de acordo com o seu potencial único. Nesta pesquisa, exploraremos em profundidade a contribuição das políticas públicas destinadas à inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de ensino em Limoeiro, Pernambuco. Embasando propostas de aprimoramento das políticas destinadas às pessoas com deficiência do TEA visando garantir o acesso equitativo e a qualidade da educação para todas as crianças com esta deficiênciaItem Arte de contar histórias: tradição oral versus o uso da tecnologia contemporânea na educação infantil(2019-07-27T03:00:00Z) Ferreira, Fernanda Maria de Lima; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/8647117905813701Este trabalho apresenta um estudo sobre a arte de contar histórias da tradição oral, e frente ao uso de ferramentas tecnológicas como uma ação facilitadora da prática pedagógica de professores da educação infantil. A presente pesquisa foi realizada na turma do infantil III, de uma Creche Municipal de Educação Infantil localizada na cidade do Carpina- PE, levantando um estudo comparativo entre o ato de contar histórias da tradição oral utilizando unicamente a comunicação verbal e o ato de contar histórias com o auxílio de apoio tecnológico contemporâneo; que neste caso, se caracterizou pela escolha e disponibilidade do equipamento de projeção de imagens. A fundamentação teórica está ancorada em autores como Bussato (2008), Benjamin (1993), Cisto (2001) e Velasco(2015), além de outros autores e documentos oficiais que versam sobre a relevância deste tema. Este estudo pretendeu investigar quais as diferenças entre a arte de contar histórias da tradição oral e por meio da tecnologia na prática pedagógica de professores da Educação Infantil, no que diz respeito às possibilidades encontradas para a utilização de diversos recursos de contação de histórias na sala de aula.Item A concepção do desenho como ferramenta artística na prática do professor de educação infantil(2019-08-10T03:00:00Z) Barbosa, Claudenice da Cunha; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/1837815718785025Este trabalho monográfico tem como objeto de estudo o desenho infantil, assim buscou-se delinear a temática sobre o uso do desenho nas aulas de artes, apresentando um panorama social e psicológico que é atribuído ao desenho, mas vinculando este à questão didática e artística que o envolve também. A escolha por esta temática justificou-se pelo constante contato com o desenho infantil produzido dentro das escolas de educação infantil o que fez surgir inquietação sobre a visível necessidade de revisar o objetivo do desenho na infância. Neste sentido, como objetivo geral estipulou-se estudar “a concepção do desenho como ferramenta artística na prática do professor de Educação Infantil”, seguida dos objetivos específicos que nortearam a pesquisa como um todo: analisar o uso do desenho como ferramenta artística pelos professores de Educação Infantil; compreender o desenho como instrumento no desenvolvimento da criança; observar a prática com a utilização do desenho em sala de aula da Educação Infantil; para tanto, foi realizado um estudo de caso numa instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, com uma abordagem qualitativa. Como delineamento de amostragem teve como foco do estudo quatro docentes da Educação Infantil com alunos com média de idade entre um ano e meio e quatro anos. Além da utilização de questionários semiestruturados aplicados junto a estas docentes. Como base teórica foram abordados dentre outros autores, os estudos de Ana Mae Barbosa (2008), Zélia Gomes (2009) e Edith Derdyk (1989), no intuito de dar suporte à análise dos dados obtidos ao longo da pesquisa.
