Medicina Veterinária (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/27
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Medidas de biosseguridade na indústria avícola de frango de corte e sua importância: revisão de literatura(2024-07-12) Silva, José Henrique Alves Nascimento e; Cavalcanti, Erika Fernanda Torres Samico Fernandes; http://lattes.cnpq.br/5256493441853885; http://lattes.cnpq.br/9152875359968388O propósito deste trabalho é descrever as atividades realizadas durante o estágio supervisionado obrigatório (ESO), disciplina obrigatória para conclusão do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O estágio foi realizado nos setores da empresa Mauricéa Alimentos LTDA, Estrada de limeira Grande, S/N – km 02 Zona Rural, Carpina - PE, sob a orientação da Prof. Dra. Érika Fernanda Torres Samico Fernandes Cavalcanti, durante o período de 03/04/2024 a 14/07/2024. Ao longo do estágio foi possível participar da rotina de 5 setores diferentes da empresa, sendo a fábrica de ração, o matrizeiro, o incubatório, as granjas integradas e o abatedouro, assim foi possível acompanhar a produção de frango de corte desde a ração até o abate, acompanhando todas as etapas e a participação do médico veterinário em cada uma delas. Em todos os setores é notável a necessidade e a eficácia da biosseguridade promovida pelos colaboradores da empresa, demonstrando o quão importante esse fator é para a avicultura de produção, tornando-se um tema extremamente pertinente para ser abordado no capítulo 2.Item Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) realizado na empresa Tapuio Agropecuária LTDA, município de Taipu-RN, Brasil: medidas de biosseguridade em granja de sistema alternativo de galinhas caipira na zona rural de Taipu, Rio Grande do Norte, Brasil(2024-02-23) Kameoka, Karina Mika; Bartolomeu, Cláudio Coutinho; http://lattes.cnpq.br/7619056086707716; http://lattes.cnpq.br/0650419370525997O presente relatório apresenta as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no período de 02 de outubro de 2023 a 19 de dezembro de 2023 na empresa Tapuio Agropecuária Ltda. As principais atividades foram a vivência na pecuária com manejo reprodutivo de búfalas, neonatologia e ordenha, no laticínio com acompanhamento da produção dos queijos, além da avicultura com todas as medidas de sanidade avícola, nutrição e vivência na Casa do Ovo e Fábrica de Ração. Devido aos maiores riscos que um sistema de criação alternativo como o de galinhas caipira possui sobre a saúde das aves por viverem em contato direto com o solo, a principal preocupação para se manter uma saúde adequada é em relação à biosseguridade. Para tal, é necessário que haja um trabalho em conjunto de uma gestão adequada e colaboradores comprometidos para seguir medidas de biosseguridade rígidas. Pontua-se que esses programas não são padronizados, considera-se as individualidades e desafios de campo de cada granja. Assim, o presente relatório contém um relato de caso cujo objetivo é abordar os manejos de biosseguridade do sistema de criação de galinhas caipira da empresa.Item Percepção dos acadêmicos de medicina veterinária quanto à biossegurança nas aulas práticas(2019-01-18) Souza, Kássia Mirela Silva de; Brandespim, Daniel Friguglietti; http://lattes.cnpq.br/0279327020788151; http://lattes.cnpq.br/3710088191339445Os acadêmicos do curso medicina veterinária estão expostos a diversos tipos de riscos nas aulas práticas. A compreensão sobre o risco a que um profissional da saúde está exposto inicia na graduação, a partir do momento que ocorre contato com os ambientes de risco e de estudo. Nesse sentido, este trabalho objetivou avaliar a percepção dos acadêmicos do curso de medicina veterinária sobre a biossegurança nas aulas práticas. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, descritiva e transversal, realizado com acadêmicos de medicina veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) campus Recife, estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semi-aberto, sendo a coleta dos dados realizada em setembro de 2018. Participaram da pesquisa 96 acadêmicos do 3º ao 10º período. Os dados dos questionários foram analisados por meio de estatística descritiva e do teste Exato de Fisher. Após a análise dos dados, constatou-se que grande parte dos acadêmicos tem o hábito de reencapar agulhas (71,88%), uma parte significativa não segue sempre às normas de biossegurança dos laboratórios (33,33%) e um percentual significativo (42,71%) não está ciente de todos os riscos que podem estar presentes nas atividades práticas da graduação. Com relação à ocorrência de acidentes, 20 (20,83%) afirmaram terem sofrido um ou mais de um tipo de acidentes nas aulas práticas, sendo grande parte com material perfurocortante (34,37%), parte significativa (35%) não estava usando Equipamento de Proteção Individual (EPI) no momento do acidente. Além disso, observou-se falta de padronização nos procedimentos realizados após os acidentes. Quanto ao ensino da biossegurança, 44,79% afirmaram que recebem apenas “às vezes” orientação quanto à biossegurança antes da das aulas práticas, 80,21% dos discentes acreditam que a quantidade de aulas práticas é insuficiente para enfrentar os riscos ocupacionais inerentes a profissão do médico veterinário, 67,71% dos alunos acreditam ser necessário a inclusão da disciplina biossegurança na grade curricular do curso de medicina veterinária. Verificou-se neste estudo associação significativa entre a variável “inclusão da disciplina biossegurança” e “acredita ter conhecimento suficiente sobre biossegurança”. No diz respeito à atualização da carteira de vacinação, grande parte afirmou não ter recebido informação quanto à necessidade de atualização da carteira de vacinação e apenas 34,38% foram imunizados contra raiva, 69,79% contra tétano e 30,21% contra febre amarela. Diante dos resultados apresentados, nota-se falta de capacitação quanto à biossegurança e uma necessidade de atualização da carteira de vacinação dos acadêmicos. Sugere-se incluir a disciplina biossegurança na grade curricular do curso de medicina veterinária para promover maior conhecimento quanto ao tema em estudo. Além disso, propõe-se que a coordenação do curso de medicina veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em parceria com a equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Prefeitura do Recife, realize uma campanha para atualização da carteira de vacinação dos acadêmicos.
