Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2955

Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Manejo de frangos de corte: do incubatório ao abate
    (2019-12-11) Oliveira, Maria Érika Melo de; Vasconcelos, Ruben Horn; http://lattes.cnpq.br/3641527128333770; http://lattes.cnpq.br/6403917240157720
    A carne de frango é uma excelente fonte de proteína que possui baixo custo e é consumida mundialmente por todas as classes sociais. Além do custo benefício ser bastante atrativo, as empresas produzem e comercializam cortes especializados, o que facilita na hora do preparo e atende os mais diversos consumidores. A busca por técnicas de manejo cada vez mais especializadas tem o intuito de melhorar os índices zootécnicos de produção e, consequentemente, ofertar ao mercado consumidor um produto de alta qualidade nutricional e microbiológica. Com esse trabalho de conclusão de curso objetivou-se descrever as etapas de manejo com o frango de corte do incubatório ao abate na Guaraves Guarabira Aves Ltda. localizada na cidade de Guarabira – PB durante o estágio supervisionado obrigatório (ESO). Neste, foram acompanhadas as atividades de de manejo vacinal em matrizes, classificação de ovos e incubação, sexagem dos pintinhos, acompanhamento do manejo em granjas de frangos de corte, acompanhamento de necropsia e coleta de material para análise laboratorial. Durante o estágio foi possível observar que o manejo influencia diretamente nos resultados de produção e para a obtenção de resultados com maior produção de carne com menor custo devem estar aliados ao manejo os fatores nutrição, sanidade, genética e ambiência.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Produção de poedeiras comerciais na granja Almeida Ltda: relato de caso
    (2019-12-13) Almeida, Hellen Dayane Lima de; Freitas, Almir Chalegre de; http://lattes.cnpq.br/8971623206736259
    O Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO teve início em 12/09/2019 e término em 22/10/2019, que proporcionou carga horária de 405 horas, de acordo com as normas do ESO do Curso de Medicina Veterinária da Unidade Acadêmica de Garanhuns - UAG, sendo realizado na empresa Granja Almeida Ltda que incluiu toda a cadeia de produção de ovos comerciais, através do acompanhamento e realização das atividades práticas de manejo nas diferentes fases de criação das poedeiras comerciais, e em locais distintos: granjas de cria e recria (Agra I, Modelo 1 e Mirim), na fábrica de ração ( Belo Jardim e São Bento do Una) e em granjas de produção em todas as unidades localizadas na Mesorregião do Agreste Pernambucano. A monografia baseou-se num Relato de Caso com cunho de acompanhar, vivenciar e realizar as atividades práticas de manejo que foram realizadas nas diferentes fases de criação de poedeiras comerciais, bem como avaliar e estudar os fatores imprescindíveis para sucesso na criação destas aves, e consequentemente, que interferem nos resultados zootécnicos. Dentre os fatores que interferem nos resultados produtivos dos lotes, podemos citar a genética, a nutrição, sanidade, instalações e ambiência, equipamentos e o manejo. Estes fatores estão coligados de forma que não podemos considerá-los isoladamente; onde, qualquer descuido poderá interferir nos resultados zootécnicos e econômicos da atividade. O manejo poderíamos definir como sendo as práticas de manejo que foram realizadas nas diferentes fases de criação da atividade em questão, com objetivo de proporcionar o melhor conforto possível às aves, e deste modo para que as mesmas possam expressar seu potencial genético. Portanto, toda a orientação de criação desde o alojamento inicial das pintainhas, aquecimento, arraçoamento, fornecimento de água, pesagens semanais, coleta e classificação dos ovos e custo de produção de uma bandeja de ovos, foram acompanhadas por profissionais qualificados da empresa e por assessores técnicos desta, como Médicos Veterinários, Zootecnistas e Técnicos Agrícolas. Vale salientar, que existiu durante o ESO parcerias com Empresas Privadas que vieram a complementar de forma positiva o seguimento da atividade de postura e da empresa, sendo imprescindíveis na minha formação como graduanda com qualidade, senso crítico e com possibilidades de inclusão no mercado de trabalho.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Manejo de matrizes pesadas na Guarabira Aves Ltda - Guaraves
    (2019-01-17) Nascimento, Sthênio Braga do; Freitas, Almir Chalegre de; http://lattes.cnpq.br/8971623206736259; http://lattes.cnpq.br/1697313653678548
    O setor avícola brasileiro vem crescendo muito nos últimos anos, em virtude de vários fatores inerentes à criação de híbridos oriundos de raças puras pelo melhoramento genético; entretanto, existem outros fatores que estão interligados, sendo considerados como imprescindíveis para a atividade de alta produtividade, como a nutrição balanceada, programa sanitário adequado a cada região, instalações e equipamentos bem dimensionados, ambiência para promoção do bem-estar animal e as práticas de manejo que ocorrem antes, durante e após o alojamento das aves. A cadeia produtiva de frangos de corte no Brasil começa com a produção de matrizes pesadas conhecidas por aves multiplicadoras, pois produzem ovos férteis para a produção de pintos de um dia de idade, que caracteriza a avicultura de corte, e esta atividade é rentável por representar em torno de 1,5% do Produto Interno Bruto - PIB nacional. Durante o Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO realizado na empresa Guarabira Aves Ltda - GUARAVES foi possível acompanhar o início da cadeia produtiva do frango de corte, ou seja, o Manejo na Criação de Matrizes Pesadas. Nas granjas de matrizes pesadas foi possível acompanhar toda limpeza e desinfecção dos galpões após descarte de um lote; A implementação de medidas de biosseguridade que através do vazio sanitário é criteriosamente realizada pela empresa; preparação dos galpões para recebimento dos pintos, que incluem entre outras atividades: tratamento da cama do aviário com Sulfato de Cobre e Formol; tratamento da água; correto manejo dos comedouros e bebedouros para estimular o consumo de água e ração; programa de luz e temperatura do aviário nas diferentes fases de vida das aves; programa de vacinação por diferentes vias (ocular, oral, spray, intramuscular e na membrana nictante) em todas as fases de criação. Neste estágio, pude vivenciar grande parte destas atividades, acompanhando e executando algumas práticas de manejo, que são determinantes para que as aves possam exteriorizar seu potencial genético através da produtividade; e deste modo, desenvolvi habilidades que me fornecerão subsídios nas soluções dos desafios de campo a serem encontrados na minha vida profissional.