02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia(2022-10-07) Silva, Flávio Antônio da; Nascimento, Cláudio Pereira do; http://lattes.cnpq.br/0993071297354597; http://lattes.cnpq.br/9735600321485146Segundo o dicionário da língua portuguesa, liderar é orientar, conduzir alguém a algo (Dici, 2021)1. Já para Chiavenato liderança é essencial em todas as funções da administração, pois aquele que administra precisa conhecer a natureza humana e conduzir (Chiavenato, 2003). Em outras palavras: Liderar pessoas. Contudo, a ausência de liderança em determinados ambientes de trabalho, tanto no setor público como no privado pode ocasionar um mal gerenciamento de como as tarefas são conduzidas por seus subordinados. De acordo com Rennó (2015, p.173) “[...] um dos aspectos mais importantes de um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados”. Partindo dessa premissa, que este trabalho tem como objetivo analisar a liderança do gestor, sobre as decisões dos professores na educação das crianças, durante o enfrentamento da pandemia no período letivo do ano de 2020. Desta forma, o local de estudo do tema proposto foi um órgão escolar municipal localizado na cidade do Limoeiro em Pernambuco. Como revisão literária do tema proposto, apontaremos uma breve perspectiva de um líder mediante concepções de alguns dos principais autores. Por conseguinte, apresentaremos a utilização mais congruente para o estudo deste trabalho com a teoria de Blake e Mouton e a aplicação do modelo da Grid Gerencial para a análise da nossa pesquisa. O trabalho compreendeu em aplicar o método qualitativo, utilizando-se como amostras de pesquisa a coleta de dados por meios de formulários. As observações das análises coletadas serviram de base para um entendimento mais comparativo com os argumentos da teoria dos respectivos autores. Para consulta das informações, empregou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando por base no mesmo autor. Discorrendo pela interpretação dos eixos da Grid Gerencial as principais divergências, buscando adequar um líder mais favorável as expectativas do órgão escolar.Item Estudos dos aspectos motivacionais: uma análise do setor administrativo da Escola jornalista Júlio Augusto de Siqueira(2019) Silva, Flávio Antônio da; Lacerda, Andréa Roma Silva; http://lattes.cnpq.br/7866021053489113Este trabalho tem como objetivo analisar como aspectos motivadores podem influenciar os servidores da Escola Municipal Jornalista Júlio Augusto de Siqueira, órgão público localizado na cidade da Vitória de Santo Antão–PE. As informações levantadas nesta pesquisa tiveram como fundamentação teórica os estudos realizados pela teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg, que investiga como os motivos presentes no ambiente de trabalho interferem o dia a dia de um indivíduo. O trabalho buscou inicialmente fazer uma análise do tema com alguns autores que contribuíram com o alicerce deste assunto como: Elton Mayo, Frederick Taylor, Abram Maslow e Frederick Herzberg com a teoria dos dois fatores. Buscou-se também trazer um pouco da importância da administração pública; a gestão de pessoas e com se dá a cultura nas organizações. O método de estudo neste artigo foi de natureza qualitativa com o levantamento de uma pesquisa documental; fotos do ambiente escolar e a elaboração de um questionário de estrutura aberta. Os dados coletados apontaram aspectos motivacionais, mas não se pode afirmar ter alcançado o objetivo geral do trabalho, uma vez que o ambiente de estudo, entrou em reforma durante a coleta de dados ficando inviável atribuir alguma conclusão exata com as informações pesquisadas.
