02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2876
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Dialogismo e construção de sentido: uma reflexão dialógica acerca da campanha pela beleza real Dove(2025-01-23) Silva, Renata Maria Costa da; Cavalcanti, Maria Clara Catanho; http://lattes.cnpq.br/7119585850833863; http://lattes.cnpq.br/8684772761238542De acordo com Bakhtin, Dialogismo é a operação da linguagem como princípio constitutivo do enunciado. Ele molda as relações linguísticas, as práticas discursivas e a visão de mundo do pensador russo. Dialogismo é a característica essencial da linguagem que é formada no processo de interação entre indivíduos socialmente organizados. Linguagem para Bakhtin é práxis social, não um sistema abstrato de formas linguísticas. A publicidade é um aspecto regular da comunicação em nosso cotidiano. Suas mensagens carregam elementos que permitem efeitos variados de sentido repletos de significados e são discursos vinculados a eventos históricos, políticos e sociais. É nessa consideração que buscamos expor a presença do dialogismo no gênero publicitário. Portanto, o presente estudo tem como objetivos a identificação das relações dialógicas e construções enunciativas verbais e não verbais no âmbito do gênero propaganda. Para isso, realizamos uma análise de duas peças publicitárias empregando as concepções de enunciados à maneira bakhtiniana por meio da teoria do dialogismo.
