02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

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    Os desafios da integração de tecnologias no ensino de literatura: caminhos para uma educação inovadora
    (2025-04-28) Albuquerque, Carolina Cavalcanti de; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/2785694452258713
    Este trabalho aborda a importância da inclusão das tecnologias digitais e dos recursos multimídia no ensino de Literatura, com o objetivo de enriquecer a aprendizagem e motivar os estudantes. A análise discute a crise no ensino, especialmente no que se refere às dificuldades de leitura e interpretação, bem como o impacto da revolução digital na ampliação das possibilidades educacionais. Ressalta-se o papel da literatura na formação de leitores competentes e a necessidade de reconfigurar as práticas pedagógicas para incorporar recursos tecnológicos de maneira eficaz. A utilização de ferramentas interativas e colaborativas, como plataformas digitais, aplicativos e mídias sociais, é destacada como um meio de oferecer novas formas de interação com o conteúdo literário, promovendo uma aprendizagem dinâmica e imersiva. Além disso, enfatiza-se que a integração dessas tecnologias deve ser orientada por objetivos pedagógicos claros, garantindo que atuem como ferramentas complementares no desenvolvimento da competência interpretativa dos alunos. Conclui-se que as tecnologias e as mídias digitais não apenas transformam as metodologias de ensino, mas também contribuem para a formação de alunos mais críticos, participativos e aptos a atuar de maneira reflexiva na sociedade contemporânea. O estudo fundamenta-se em autores que abordam a integração das tecnologias ao processo educativo, como Kenski (1988, 2008, 2012), Gomes (2010, 2013), Colomer (2010), Souza (2018), Valente (2018), Moran (2000, 2015) e Silva (2024), entre outros.
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    Literatura de temática lgbtqiapn+ enquanto instrumento formativo e sua contribuição no contexto escolar para promoção e reconhecimento das diferenças
    (2024-12-20) Silva, Carlos Eduardo da; Ramos, Paulo Roberto de Souza; http://lattes.cnpq.br/8179954450337146
    A literatura carrega em sua essência o poder de questionar estruturas sociais em diferentes momentos da humanidade; além disso, é por meio dela que se torna possível pensar outras realidades sociais e, com isso, colocar em questão paradigmas históricos. Nesse sentido, dada a relevância do texto literário, sua importância durante o percurso formativo escolar está justamente pela sua potencialidade em contribuir na consolidação de sujeitos críticos acerca da realidade que vivem, possibilitando, desse modo, debates coletivos a fim de construir uma escola democrática. Nesta linha de pensamento, a literatura de temática LGBTQIAPN+1 tornase um instrumento fundamental para formar cidadãos reflexivos, uma vez que a sua presença no espaço escolar leva ao debate acerca do outro e sua forma de ser, na medida em que as diferenças se colocam como objeto formativo. Dessa forma, o presente trabalho, de modo geral, tem por objetivo abordar a literatura de temática LGBTQIAPN+ enquanto instrumento formativo para a promoção e reconhecimento das diferenças na sala de aula a fim de destacar as contribuições desta literatura para a construção de uma escola democrática. Nesta ótica, identificar as contribuições desta literatura para a formação de um leitor crítico; analisar e compreender de que forma ela auxilia no reconhecimento e promoção das diferenças no espaço escolar. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter teórico-bibliográfico e de abordagem qualitativa, buscando as principais contribuições de autores para discorrer acerca do tema em tela. Diante do exposto, constatou-se que esta literatura não apenas traz para o chão da sala de aula o debate acerca das diferenças, mas também possibilita o reconhecimento delas, uma vez que passam a ser o centro do debate coletivo, bem como as suas vozes. Além disso, proporciona que sujeitos que compõem a comunidade LGBTQIAPN+ e estão na escola se vejam partícipes dos processos pedagógicos e formativos. Portanto, é mister o trabalho com a literatura de temática LGBTQIAPN+ devido à sua composição literária e social que somadas atribuem ao texto literário um caráter formativo.
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    Gamificação como estratégia metodológica ativa para o ensino de literatura : leituras literárias gamificadas de poemas
    (2023-11-23) Santos, Érika Vanessa Fonsêca dos; Silva, Ivanda Maria Martins;  http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
    A sociedade hodierna exige que o sistema educacional atenda às suas necessidades, como a de sermos indivíduos dinâmicos e proativos diante dos desafios, capazes de trabalhar de forma cooperativa (Mello; Neto; Petrillo; 2020). Por esse motivo, neste trabalho, será tratado o uso de metodologias ativas em sala de aula, em especial, a gamificação sob a perspectiva de Busarello (2016), em aulas de literatura, com a leitura gamificada de poemas. O gênero literário poema traz grandes contribuições à formação do indivíduo, por suas temáticas relevantes para a sociedade e cultura (Nunes, 2016). Trata-se de um trabalho de pesquisaação que, após a etapa de levantamento bibliográfico, foi posto em prática em formato de oficina literária, em turmas de 3º anos do Ensino Médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, em uma escola localizada na periferia da cidade de Recife, Pernambuco. Os resultados obtidos apontam para a utilização de jogos ou de estratégias gamificadas como potenciais motivadores e engajadores, e a evidente relação benéfica entre o gênero poema e a gamificação, posto que ambos são capazes de mexer com as emoções do indivíduo, promovendo um momento de aula prazerosa e, por conseguinte, significativa.
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    A literatura no "novo" ensino médio: trilhas de análise documental do currículo de Pernambuco
    (2023-11-24) Freitas, Lucas de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
    No Novo Ensino Médio, os estudos literários vêm sofrendo um apagamento com as mudanças recentes nos currículos escolares, demandadas pela Lei nº 13.415/2017 (Brasil, 2017). Dessa forma, o Currículo de Pernambuco - CP (2021) reflete e reforça uma estratégia de pulverização e diluição da literatura nas orientações dos currículos das escolas pernambucanas. Então, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar concepções teóricometodológicas presentes no Currículo de Pernambuco (2021) direcionadas para a educação literária no contexto do “novo” Ensino Médio. Em termos do aporte teórico, a pesquisa fundamenta-se em abordagens que discutem o lugar da literatura no Novo Ensino Médio - NEM, tendo em vista reflexão crítica no intuito de contribuir para a compreensão do espaço das orientações para o ensino de literatura no CP. Quanto ao desenho metodológico, tratase de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, com destaque para a análise documental do Currículo de Pernambuco (2021) do Ensino Médio em diálogo com as orientações curriculares da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018). Portanto, fez-se necessário analisar, de forma crítica, o CP em suas orientações para os estudos literários, tanto nas competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias, quanto nas habilidades do Organizador Curricular de Língua Portuguesa. Assim, pudemos compreender o lugar da literatura no Ensino Médio de Pernambuco.
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    O incentivo à leitura literária através da utilização da gamificação
    (2023-12-18) Vieira, Jéssica Steffani de Santana; Pascoal, Vinicius Gomes; http://lattes.cnpq.br/4337188466286981; http://lattes.cnpq.br/2627045707742889
    Este texto aborda o uso de metodologias ativas e gamificação na promoção da leitura literária e no ensino de literatura, com foco específico nos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual em Pernambuco/Brasil. Metodologias ativas incentivam os estudantes a desempenhar um papel ativo em sua aprendizagem, promovendo motivação e envolvimento significativo. A gamificação envolve a incorporação de elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos para melhorar a motivação e a participação. O texto explora os benefícios potenciais do uso da gamificação no ensino de literatura, recorrendo a fontes acadêmicas para apoiar essas ideias. Também enfatiza a importância de fomentar o pensamento crítico e as habilidades de leitura na era digital e sugere que a gamificação pode ser uma ferramenta eficaz para alcançar esse objetivo.
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    Planejamento didático-pedagógico no ensino de língua portuguesa na perspectiva discente
    (2023-11-28) Macedo, Edivânia Rodrigues de; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/6390829084977921
    O planejamento didático constitui-se em um processo relevante das práticas pedagógicas que contribui para o desenvolvimento efetivo dos conhecimentos em sala de aula. A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar a percepção dos discentes do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental II, na cidade de Dormentes-PE, sobre o planejamento didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, quali-quantitativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos de Moretto (2010), Veiga (2008), Lopes (1991), Freire (1996), Silva (2013), Libâneo (2013), Grabowski (2014), Lück, Valerien e Dalmás (2002), Paixão, Rabelo e Bruni (2019). Os resultados revelaram a importância do planejamento didático-pedagógico na organização da práxis docente para processos dialógicos de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, com foco em práticas de linguagens.
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    Videopoemas em práticas de leituras literárias no ensino médio: interconexões com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP
    (2023-11-23) Melo Junior, Muriel Prado de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6512794139759169
    No contexto do Ensino Médio, a literatura ainda parece ser abordada com foco em metodologias e estratégias didáticas anacrônicas que não conseguem dialogar com o dinamismo da cultura digital. Muitos desafios são enfrentados pelos docentes diante da desmotivação dos estudantes quanto às práticas de leituras literárias, as quais precisam ser redimensionadas em face das demandas de aprendizagem diante das potencialidades da cultura digital e das metodologias ativas. Considerando os desafios enfrentados pelos docentes quanto ao ensino de literatura para a formação de leitores no campo artístico-literário, o objetivo geral deste estudo é investigar estratégias didático-pedagógicas para a utilização de videopoemas na formação de leitores no Ensino Médio, considerando a Aprendizagem Baseada em Projetos- ABP. Quanto ao aporte teórico, a investigação fundamenta-se nos trabalhos de Cosson (2021), Colomer (2007), Zilberman (2010) e Silva (2005, 2019, 2022), sobre letramento literário e ensino de literatura, Candido (1995), com as reflexões sobre o direito à literatura, além das abordagens sobre metodologias ativas, Bender (2014) e Machado (2020) a respeito de Aprendizagem Baseada em Projetos- ABP. As discussões de Ferreira (2003) e Aguiar (2008) são revisitadas sobre o gênero videopoema. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação realizada no âmbito do Estágio Supervisionado Obrigatório, do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, modalidade a distância, em sintonia com as vivências no Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE - UAEADTec. A pesquisa foi realizada a partir de avaliação diagnóstica, planejamento didático para realização de oficina literária, articulações com a ABP e avaliação das ações pedagógicas realizadas. Os resultados indicam que 94,3% dos estudantes não demonstraram conhecimentos sobre o que seria um videopoema. No entanto, os jovens que revelam conhecimento do gênero demonstraram compreensão das características do videopoema e interesse em experiências de leituras no campo artístico-literário. Em síntese, os videopoemas têm potencial na formação de leitores no Ensino Médio, especialmente em articulação com Metodologias Ativas, como a ABP.
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    Microcontos no Instagram: potencialidades para práticas de letramentos literários na cultura digital
    (2021-08-21) Melo, Yalle Rafaella Silveira de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/9664453472374400
    Com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e o dinamismo do ciberespaço, os gêneros literários se transformam e inauguram formas emergentes em diálogo com o fenômeno da ciberliteratura (SANTAELLA, 2012). Nesse contexto, surge o microconto literário divulgado nas mídias digitais, com destaque para a concisão na narratividade, além da unidade de tempo-espaço, e da supressão de personagens e episódios secundários, ou seja, características estilísticas e estéticas importantes na composição do gênero. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as percepções dos seguidores de contas do Instagram sobre o microconto literário, tendo em vista o conhecimento do gênero e suas potencialidades para dinamizar práticas de letramentos literários na cultura digital. O aporte teórico prioriza abordagens sobre microcontos, com base nos enfoques de Spalding (2014), Alvarés (2012), Seabra (2010), bem como os estudos de Cosson (2009) sobre letramento literário. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza aplicada, com desenho descritivo/interpretativo e prioriza a abordagem qualitativa. Destaca-se, ainda, estudo exploratório/bibliográfico em portais de teses, dissertações e periódicos, tendo em vista descritores, como: microcontos literários, microliteratura, microcontos no Instagram. Vale salientar que o principal resultado dessa pesquisa parte do conhecimento e da expansão do gênero microconto no Instagram, tendo em vista que essa rede social pode ser utilizada como instrumento para práticas de letramentos literários.
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    Recursos Educacionais Abertos (REA) e ensino de literatura: aplicação de sequência didática com foco em práticas de letramentos literários de discentes do nível médio
    (2021-08-21) Pedroza, Maria Kaline de Lima; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8191485484444620
    O avanço tecnológico e as inovações no campo da cultura digital trazem reflexões sobre o ensino de literatura, considerando-se o dinamismo dos Recursos Educacionais Abertos- REA e as demandas de aprendizagem dos discentes no contexto da educação básica. Este estudo tem como objetivo geral investigar Recursos Educacionais Abertos - REA, visando à aplicação de sequência didática para ensino de literatura no nível médio, com foco em práticas de letramentos literários de discentes do ensino médio na cultura digital. Na organização do referencial teórico, priorizamos as seguintes referências sobre: 1) letramentos digitais e Recursos Educacionais Abertos (REA) − Coscarelli e Ribeiro (2005); Amiel (2012; 2020) Buzato (2007; 2009); Soares (2002), Lévy (1999, 2003) Marcuschi e Xavier (2004), Santana; Rossini; Pretto (2012); 2) ensino de literatura no contexto da cultura digital – Cosson (2006); Silva (2003, 2005, 2014, 2017); Cereja (2005); Dalvi, Rezende, Jover-Faleiros (2006); Lajolo (2001); Soares (1999); Rouxel (1996, 2013); Paiva et al (2003, 2005, 2007), entre outros. No tocante à metodologia utilizada, priorizamos abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, realizado a partir de: aplicação de questionários, elaboração e aplicação de sequência didática, e avaliação dos resultados obtidos após a aplicação da sequência. Os resultados nos trazem provocações sobre como inserir REA nesse contexto de ensino de literatura no nível médio, bem como os desafios e possibilidades dessa inserção. Esperamos que o estudo colabore nas discussões acerca do uso dos Recursos Educacionais abertos na escola, em especial, no que tange ao letramento literário.
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    Recursos Educacionais Abertos - REA: em busca de estratégias metodológicas para apoiar a educação literária aberta no ensino médio
    (2021-08-14) Silva, Eduardo Ferreira da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5026264102012429
    O ensino de literatura em tempos de inovações tecnológicas requer uma mudança significativa de paradigmas. Em outras palavras, precisamos repensar a educação literária tradicional, focada apenas em abordagens anacrônicas e dissociadas das demandas de aprendizagem dos estudantes. Norteados por essa questão, o objetivo geral deste trabalho foi propor estratégias didático-metodológicas direcionadas ao ensino de literatura no nível médio, visando à formação de leitores críticos e autônomos no contexto da cultura digital, levando em conta as potencialidades dos Recursos Educacionais Abertos (REA). Como aporte teórico, foram priorizadas as abordagens de Amiel (2012), Colomer (2007), Coscarelli e Cafiero (2013), Cosson (2006, 2014, 2020), Dalvi (2013), Martins (2006, 2014), Rouxel (2013), Todorov (2009) e Zilberman (2008, 2009). Tais autores(as) refletem sobre a questão do ensino de literatura e endossam a fragilidade de muitas práticas herdadas do passado – baseadas no historicismo e biografismo literário – que necessitam ser revistas. Também discutem sobre os REA e como eles podem dinamizar e democratizar a educação aberta em cenários on-line de aprendizagem. Em relação à metodologia adotada, priorizamos a abordagem qualitativa, utilizando como técnicas a pesquisa bibliográfica, no debruçando sobre materiais já produzidos acerca do tema, e a exploratória/descritiva, esta última sendo realizada no ciberespaço para mapeamento de plataformas digitais de Educação Aberta, visando à coleta de dados com foco em REA que pudessem ser explorados em propostas metodológicas para a educação literária aberta. Também investigamos como as diretrizes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõem o ensino de literatura no contexto da cultura digital. Esperamos que o presente trabalho contribua para uma reflexão crítica acerca da importância de se propor estratégias didático-metodológicas articuladas aos REA, enxergando as potencialidades que eles possuem para transformar positivamente a educação literária aberta.