02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2876

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação popular e linguagem: a promoção dos direitos humanos sob a ótica da assertividade
    (2025-01-02) Espírito Santo, Ítalo Amorim do; Moura, Adriano Carlos de; http://lattes.cnpq.br/8947628169874874; http://lattes.cnpq.br/6510709702998786
    Desde a origem dos Direitos Humanos e sua ascensão mundial, vê-se constantemente a violação, a falta de prática e negação dos mesmos enquanto necessidade humana. Conflitos sociais podem ser evitados desde que seus envolvidos tenham um comportamento assertivo, ou seja, tenham a habilidade de fazer afirmação dos próprios direitos e anunciar pensamentos, emoções e fés de maneira direta, aberta, alinhada e ajustada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas. Este trabalho acadêmico irá discutir de maneira clara e objetiva questões relacionadas à educação popular, práticas discursivas sociais e o desenvolvimento de um comportamento assertivo frente à promoção dos direitos humanos. Visto que a linguagem é o sistema primordial de comunicação e que apenas uma minoria domina sua forma culta, pelas mais diversas razões, tem-se a necessidade de um modelo de formação educacional voltada para a assertividade. A pesquisa irá teorizar, exemplificar e sugerir a assertividade como ferramenta de apoio à promoção dos direitos humanos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Pedagogias decoloniais e ensino de arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea
    (2021-09-27) Aquino, Mariama Lopes de; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/5576596830792862
    A presente pesquisa tem como objetivo apresentar processos e impactos do método não-formal e pedagogias decoloniais no ensino de artes. Apontar outras possibilidades de metodologias a partir do pensamento decolonial que considera legítimos outros caminhos além dos validados pela ciência e academia. A decolonialidade utiliza conhecimentos da sociedade e cultura dos povos quilombolas, originários e latino-americano, é um método intercultural que apresenta saberes plurais que vão de medicina natural a literatura, saberes populares a arte contemporânea. Ao longo dos capítulos também será apresentado meu relato de experiência com ensino informal através do projeto Prazer, Arte Contemporânea que foi realizado com jovens e crianças de três comunidades da região metropolitana do Recife. O projeto tem apoio do Funcultura e JCPM, foi realizado em ONGs escola Centro Escola Mangue e no projeto MEMaker. O Prazer, Arte contemporânea é uma troca de saberes que visa fomentar e instigar o conhecimento e gosto pela arte de maneira dinâmica e acessível, onde os estudantes que, em sua maioria, nunca tiveram contato com as artes visuais sintam-se parte da mesma. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica e relatos a partir da experiência da elaboração e execução do curso.