02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Relato de experiência de estágio em uma aula da disciplina de Artes Visuais sobre a relação do desenho com o aluno surdo(2023-12-13) Catunda, Débora de Assis Mousinho; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317Esse relato de experiência tem como propósito principal discutir os impactos da utilização dos desenhos nas aulas de Artes como suporte didático para o aluno surdo do ensino fundamental II de uma escola da rede pública da cidade de Jaboatão dos Guararapes / PE. Com o intuito de aprimorar a compreensão didática desse estudante, acredita-se nesta pesquisa que a busca por recursos e as diversas maneiras de lidar com pessoas surdas no ambiente escolar podem ser repensadas no que se refere aos métodos e as estratégias historicamente utilizadas nesse processo. Como os desenhos podem auxiliar o aluno surdo nas aulas de Artes? Como o aluno surdo responde aos incentivos trazidos pela utilização dos desenhos durante as aulas? Essa estratégia se mostra eficaz durante o processo de aprendizagem do aluno surdo? As intervenções visuais nas aulas de Artes para suprir as necessidades da criança surda devem ser compreendidas, não como uma solução definitiva e final para a questão, mas como uma ferramenta importante na construção de um novo modelo para o ensino desses alunos.Item Fotografia como recorte da paisagem: o uso de dispositivos móveis para estudos de desenho de observação(2023-09-18) Lucena, Eduardo Gomes de; Bracchi, Daniela Nery; http://lattes.cnpq.br/6149456459123478; http://lattes.cnpq.br/2435416144293028Esta pesquisa tem como propósito analisar a incorporação de dispositivos móveis na prática artística contemporânea, investigando o uso de fotografias capturadas por smartphones nos estudos de desenho de observação. Inspirada tanto na abordagem transdisciplinar dos artistas renascentistas quanto nas tecnologias contemporâneas, esta pesquisa acompanha os estudantes do Curso Técnico em Artes Visuais no Instituto Federal de Pernambuco - Campus Olinda. Assim como Leonardo da Vinci utilizou a câmara escura para representar a perspectiva uniocular e o ponto de fuga, a câmera dos aparelhos celulares pode ser empregada como auxílio técnico para recortar a paisagem desejada, além de registrar o espaço-tempo e permitir ao artista explorar detalhes minuciosos da cena. No contexto deste estudo de caso, foram acompanhadas duas turmas da disciplina de Pintura durante três saídas de campo. Através das pinturas realizadas em uma praça próxima ao Campus, tornou-se evidente o uso frequente dos dispositivos móveis como ferramentas que enriquecem o processo criativo. Essas ferramentas proporcionam atributos que complementam a visão humana, incluindo zoom, recorte e a capacidade de capturar momentos específicos. Ao observar essa prática, a pesquisa destaca a intersecção entre arte e tecnologia ao longo da história. A metodologia adotada fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de Observação Participante, permitindo ao autor vivenciar e registrar a interação dos estudantes com os dispositivos móveis durante a prática artística. A motivação para esta análise decorre da experiência do autor como técnico nos laboratórios de Pintura e Fotografia no Instituto Federal de Pernambuco,Campus Olinda.Item O ensino da Arte na EJA e o seu papel para formação do sujeito: um estudo de caso do Projovem Urban(2021-07-31) Silva, Leticia Lima Feliciano da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os impactos de uma intervenção pedagógica para a EJA, voltada para criação de desenhos artísticos inspirados na compreensão textual e musical a partir da reflexão sobre o desenho artístico associado à leitura e à música enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem, abordando propostas de dinamização de aulas e conteúdos na Educação de Jovens e Adultos. O referencial teórico contempla discussões relevantes, por meio de documentos como o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Base Nacional Comum Curricular, trazendo reflexões sobre a importância do ensino das Artes Visuais bem como os principais desafios relacionados a Educação de Jovens e Adultos, apresentando também pensamentos de outros autores sobre essa modalidade de ensino e suas especificidades. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na observação de aulas práticas de desenhos artísticos inspirados na contextualização musical no âmbito da disciplina de artes na EJA e na aplicação de um questionário aos estudantes participantes. Os dados obtidos permitiram concluir que o seguinte projeto contribuiu para o desenvolvimento do aluno da EJA, bem como para a sua formação quanto sujeito. Isso se mostra através das produções dos desenhos realizados pelos alunos, onde foi possível reforçar o entendimento de que o desenho é uma forma de linguagem, na qual através dela é possível expressar a individualidade, especificidade, expor sentimentos e concepções de mundo por meio de cada produção, dando voz a esses sujeitos e os tornando protagonistas, e as discussões propostas a partir dos dados contribuem para reflexões sobre intervenções pedagógicas na aplicação de projetos artísticos de aprimoramento e estimulo à percepção visual e auditiva nas aulas de artes na Educação de Jovens e Adultos.Item Desenho e tecnologia: uma abordagem experimental(2019-07-27) Silva, Carlos Eduardo Galon da; Agra, Uirá Rupert Moreira Cruz e Costa; http://lattes.cnpq.br/1007832192720400; http://lattes.cnpq.br/6151872786827219Esta pesquisa qualitativa tem como finalidade refletir sobre o processo artístico a partir de um cruzamento entre desenho e tecnologia digital. Uma abordagem experimental em atelier foi elaborada, propondo maquinar o pensamento ao incorporar o uso do computador no momento da criação, da intenção antes do gesto. Para tanto, outros cinco artistas compartilharam suas ações no desenho contemporâneo e, dessa coleta, videoclipes de curta duração foram editados. A partir dessa lista de vídeos reproduzidos no modo aleatório, os circuitos da máquina determinaram o ritmo e a sequência de comandos para o artista executar no suporte. Buscando a reflexão e entendimento das questões abordadas, os conceitos teóricos de Luigi Pareyson, Arlindo Machado, Fayga Ostrower e Edmond Couchot apoiaram a análise deste método empírico. Examinando os procedimentos nessa produção, a exploração foi importante para rever as próprias estratégias de trabalho e impulsionar novos caminhos de produção artística.
