02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Desafios e estratégias da gestão escolar municipal em Jaboatão dos Guararapes-PE : um estudo de caso(2024-11-30) Silva, Vandicia Gonçalo da; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218; http://lattes.cnpq.br/5950924628404051O objetivo geral da pesquisa foi investigar quais desafios e estratégias estão dispostos para a gestão escolar municipal em Jaboatão dos Guararapes atender as demandas educacionais locais. A investigação teve caráter qualitativo, foi empregada a entrevista estruturada e a análise dos dados baseou-se na análise do discurso. Os resultados revelaram que a gestão escolar municipal enfrenta desafios estruturais e de pessoal; adota estratégias de resolução com foco no diálogo e na participação comunitária; realiza atividades administrativas e pedagógicas com ênfase na saúde mental e no envolvimento da comunidade escolar e alinha decisões administrativas às metas pedagógicas. Concluiu-se com a investigação que a gestão escolar municipal enfrenta desafios relacionados à infraestrutura inadequada, falta de alocação de profissionais, demandas sociais locais e narcotráfico. Lança mão de estratégias de comunicação e participação comunitária, focadas no diálogo e em projetos colaborativos.Item Controle interno municipal : estratégias e desafios para eficiência administrativa no município do Jaboatão dos Guararapes(2024-08-17) Chaves, Rafael da Silva; Barbosa, Antônio Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/7274411488341929; http://lattes.cnpq.br/8719284349015490O propósito deste artigo é relatar a relevância do controle interno para gestão municipal, identificando suas estratégias e os desafios enfrentados pelos gestores públicos municipais na atividade e manutenção de um sistema de controle interno com capacitação contínua de seus membros de modo a alcançar um nível ideal de acompanhamento e coordenação em aplicação de verbas públicas seguindo as orientações das cortes supremas de fiscalização como Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União. Consolidar informações e disponibilizando em meios que as tornem públicas, servindo como instrumento que ofereça respostas a sociedade de como estão sendo utilizados os recursos que o município administra. Assim se conclui que analisando os trabalhos desempenhados pelo controle interno é necessário superar os problemas no exercício de suas atividades e manter um fluxo contínuo de capacitação com utilização de Institutos e órgãos públicos que possibilitam esse aprimoramento, possibilitando compreensão dos gestores públicos nos benefícios de um órgão que compõe a estrutura municipal é capaz de realizar na execução de seus trabalhos, considerando a legalidade imposta por órgãos governamentais e alcançando êxito na atividade administrativa do poder público municipal.Item Encontros e reencontros: a cultura de Jaboatão dos Guararapes através da fotografia(2019-07-30) Guimarães, Claudia Patricia Carneiro; Vila Nova, Júlio Cesar Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6629242832192015; http://lattes.cnpq.br/5069444258551767Esta pesquisa, intitulada “Encontros e Reencontros: a Cultura de Jaboatão dos Guararapes Através da Fotografia” tem o objetivo de abordar de forma qualitativa e experimental os conhecimentos prévios dos alunos dos sistemas de ensino municipal e da rede privada referente à utilização da fotografia como ferramenta de estudo do desenvolvimento social, histórico e cultural de Jaboatão dos Guararapes. Este trabalho também busca demonstrar a importância do Patrimônio Cultural para a identidade do município e a necessidade de sua preservação para a sociedade. Pretende ainda incentivar a comunidade escolar e a sociedade em geral a redescobrir a sua cidade através da cultura das imagens. Assim, foi avaliado a princípioconhecimento da comunidade escolar (alunos) sobre as personalidades locais como artistas, políticos e pessoas ilustres que vivem ou já viveram no município e também o quanto consideram importante o uso da fotografia como ferramenta de aprendizagem. Para a realização deste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica, com a inclusão de fontes como textos jornalísticos e relatos orais de moradores do município. A metodologia de trabalho incluiu a visita ao Instituto Histórico de Jaboatão (IHJ) e a participação na Festa da Pitomba (abril de 2019) para a coleta de dados.Considerando a hipótese de que somos uma comunidade imagética centrada nos apelos da visão e da visibilidade, mostrou-se que a fotografia não é composta apenas pela imagem estática. Ela também é carregada de conteúdos afetivos e que podem ser recuperados através do olhar. Além disso, os registros imagéticos perduram por mais tempo na memória e isso leva a crer também que a cada dia a viabilidade da utilização desse recurso em sala de aula se tornará uma “porta” para novos conhecimentos. Na prática, o trabalho foi desenvolvido por meio de entrevistas e questionários destinados aos alunos e professores de duas escolas de ensino fundamental com foco no 9° ano, sendo uma pública e outra particular. A escolha se deu mediante a investigação do ensino da História local e uso da fotografia em sala de aula como ferramenta para o ensino e resgate dessa História.Também se averiguou, de acordo com o repertório dos participantes, sua relação com a cidade e com a própria fotografia. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que é inegável a importância do registro fotográfico para que se estabeleça uma relação de pertencimento cultural, histórico e de caráter afetivo local.
