02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

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Resultados da Pesquisa

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    Navegando na era digital governamental: a percepção dos servidores de Afrânio - PE
    (2024-12-07) Gomes Neto, Adão de Sousa; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934
    A percepção dos usuários sobre a qualidade e a eficácia dos serviços públicos digitais é crucial para o sucesso das iniciativas de modernização governamental, pois influencia diretamente a adoção dessas tecnologias e a satisfação dos cidadãos. Esta investigação visou analisar a percepção de qualidade e eficácia dos serviços públicos digitais do município de Afrânio-PE sob a perspectiva de seus servidores. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados aos servidores, investigando sua familiaridade com as tecnologias de informação e comunicação (TIC), a frequência de uso dos serviços digitais, a usabilidade, confiabilidade e os principais desafios enfrentados. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e quantitativo, com análise das respostas de um questionário estruturado. Os resultados demonstraram que, apesar de uma percepção geral positiva sobre a eficácia e confiabilidade dos serviços, a falta de conhecimento técnico e interfaces confusas representam barreiras significativas. Conclui-se que, embora a adoção das TIC tenha sido benéfica, melhorias contínuas são necessárias para aumentar a satisfação e eficiência.
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    Pesquisa de satisfação nas ouvidorias gerais dos estados: aplicação e modelos
    (2020-09-14) Almeida, Nilson Braga de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/2458153938745233
    A legislação em vigor tem exigido que o setor público disponibilize instrumentos para o cidadão avaliar os serviços públicos prestados. Este artigo tem como objetivo analisar os modelos de pesquisa de satisfação adotados pelas ouvidorias gerais estaduais com os seus usuários, considerando aspectos como forma de aplicação e perguntas elaboradas. Para isso, foi aplicado um questionário com todos os estados e o DF, obtendo-se uma amostra com 23 entes federativos, cujos resultados foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa. As informações coletadas permitiram identificar que, dessa amostra, nove ouvidorias gerais (39,13%) não aplicam pesquisas de satisfação, tendo como principal motivo aspectos relacionados a suporte tecnológico; enquanto que as demais (60,87%) aplicam, no entanto, sem haver um padrão definido quanto ao modelo de questionário adotado. A principal dificuldade na elaboração das pesquisas envolve a definição de perguntas e a maioria das ouvidorias acompanha os seus resultados, inclusive por meio de indicadores, visando melhorias.
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    O processo de avaliação de desempenho na UFPE sob a ótica dos servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências da Saúde
    (2020-10-07) Santos, Jennifer Guedes de Lira; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121; http://lattes.cnpq.br/8156733591789996
    Este trabalho teve o intuito de analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos em educação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) sobre o processo de avaliação de desempenho na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, ressalta a importância em discutir o formato utilizado pela instituição, descrevendo o processo de avaliação de desempenho, com o propósito de elucidar práticas que tornem o serviço público mais eficiente, através de melhores práticas na área de gestão de pessoas. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi descritiva e a abordagem da pesquisa, dos tipos quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos através de questionários aplicados junto aos servidores técnico-administrativos que compõem o CCS. Os resultados apontam que a maior parte dos servidores não receberam orientações ou treinamentos sobre o processo de avaliação de desempenho da UFPE e de como realizá-lo, assim como, na maioria das vezes, não recebem feedback das suas avaliações. Esses fatos demonstram a necessidade da constante discussão em torno do tema em questão e a realização de trabalhos futuros sobre novas metodologias de avaliação ou aprimoramento da avaliação realizada atualmente.