02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

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    Relatórios de estágio supervisionado e a linguística aplicada: uma perspectiva para formação docente
    (2024-12-20) Silva, Maria Paloma Gomes da; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/2647797273617668
    Este estudo examina a importância do estágio supervisionado para a formação docente inicial e continuada, sob a perspectiva da Linguística Aplicada. O foco principal do trabalho foi analisar o gênero do relatório de estágio, a partir da perspectiva do que é o relatório de estágio na vida acadêmica. Utilizou-se uma abordagem transdisciplinar da L.A como citada por Kleiman (2019), com base em estudos da Linguística e no gênero relatório de estágio supervisionado como uma possibilidade de estudo para formação docente. A intersecção entre o estágio supervisionado e a linguística aplicada é crucial para o desenvolvimento acadêmico e para melhorias das práticas docentes. A realização do estágio supervisionado proporciona aos estudantes a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos estudados, contribuindo assim para o aprimoramento de suas habilidades e competências na área da Linguística Aplicada. A abordagem transdisciplinar da LA enriquece a metodologia utilizada na pesquisa que se trata de uma revisão sistemática de literatura.
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    Aspectos de leitura e compreensão de texto em estudante de AEE: um relato de experiência em Estágio Supervisionado
    (2023-11-27) Leão, Valdenice Maria Rodrigues de Lima Oliveira; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/0144136151362858
    Este relato trata da observação das práticas de docentes junto a estudante de atendimento educacional especializado durante o Estágio Supervisionado realizado em escola pública localizada no Município de Carpina-PE, no período de Fevereiro a Novembro de 2023. Desse modo, foi possível observar a importância da formação em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e em Educação Especial em todas as áreas, mas especificamente no trato com leitura e compreensão de texto. Entedemos que não apenas as licenciaturas em Letras, mas também, para professores de todas as áreas, a fim de que se oportunize para uma educação mais direcionada às particularidades dos estudantes e uma educação inclusiva. Assim, este trabalho responde à necessidade de formação especializada em AEE diante das dificuldades que surgirão no dia a dia dos professores e a formação específica permite garantir aos estudantes uma educação mais inclusiva com práticas inclusivistas e com equidade de oportunidades. Observou-se que as dificuldades são grandes, mas as possibilidades são igualmente importantes e que o estágio amplia a visão dos futuros profissionais para qualquer área que queiram atuar, além de possibilitar a prática do que se aprendeu na academia.