02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2876

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Corpos que (vídeo)dançam na escola: um estudo sobre a vídeodança no processo de ensino-aprendizagem da arte/dança na educação
    (2019-07-18) Bezerra, Fábio Marques; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650
    Com o recente domínio transversal das diferentes tecnologias na sociedade, cultura e vida cotidiana, é preciso que o currículo escolar de Arte venha a discutir uma redefinição daquilo que tradicionalmente se entende como dança, as possibilidades de novas práticas pedagógicas e artístico-culturais e os processos de criar, produzir e apreciar diante das novas plataformas midiáticas e recursos visuais-digitais, bem como os modos de reconfiguração da corporeidade na escola. Assim, é possível identificar que a dança, ao explorar os ambientes mídia online e recursos visuais-digitais na escola, faz emergir novas formas e processos de (des)construção artística e ampliar sentidos e significados do ensino escolar de Arte/Dança ao romper com os paradigmas tradicionais desse campo de conhecimento - especialmente com a consolidação das modificações na LDBEN 9.394/96 e do advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Então, a partir das relações entre dança e tecnologias por meio da videodança, este estudo buscou analisar as concepções e práticas interativo-pedagógicas da videodança no processo de ensino-aprendizagem da Arte/Dança na educação básica e na formação de professores de Dança. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e de revisão bibliográfica narrativa, tendo como base a identificação de pontos integradores entre a dança e os recursos audiovisuais (vídeos) em projetos de aprendizagem no currículo de Arte/Dança na educação básica e no âmbito da licenciatura em Dança, utilizando-se como bases de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e o Google Acadêmico. Viu-se que, mesmo com a expansão dos cursos de Licenciatura em Dança, poucos são os trabalhos que versam sobre a videodança no âmbito escolar - localizados regionalmente no Sul do país - demonstrando a necessidade de (re)conhecimento deste “conteúdo-ferramenta” por parte dos professores de Arte/Dança no restante do país, especialmente pelo fato da linguagem da dança poder transfigurar em si o complexo contexto cultural-digital contemporâneo e, por meio do hibridismo estético das “artes integrativas” representado pela videodança, reorientar os modos de pensar-fazer em arte na escola.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Plataformas on-line de aprendizagem tecnológica: mapeamento sistemático de pesquisas publicadas entre 2017 e 2021
    (2022-07-27) Vieira, João Carlos Dantas; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/7380342150319284
    As plataformas digitais de oferta de cursos on-line na área de TI têm tornado processos de qualificação profissional mais dinâmicos e flexíveis, contribuindo para difusão de conhecimentos técnicos na área de Tecnologia da Informação. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as percepções existentes na literatura acerca das plataformas on-line de oferta de cursos para formação na área de TI, a partir de uma reflexão sobre as plataformas on-line de aprendizagem tecnológica e um mapeamento sistemático de literatura. O referencial teórico contemplou discussões acerca de técnicas e princípios adotados em revisões bibliográficas e reflexões sobre as principais plataformas que ofertam cursos de TI no Brasil. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na definição de critérios de seleção de textos acadêmicos e aplicação de palavras-chave em ciclos sistemáticos em motores de busca para composição de um corpus a ser analisado qualitativamente. Os dados obtidos indicam que as plataformas dispõem de modelos de negócios, limitações, potencialidades e públicos-alvo distintos, e que há poucas pesquisas abordando as características das mesmas com profundidade. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a necessidade de mais pesquisas abordando estas ferramentas a fim de promover seu uso de forma mais ampla, fundamentada e crítica, contribuindo assim para formação de mão-de-obra qualificada na área de TI.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação Ambiental: uma abordagem nas escolas municipais de Limoeiro-PE
    (2019) Correia, Elica Dalila Dantas; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178; http://lattes.cnpq.br/3029848945546469
    Diante dos problemas ambientais que tem ocorrido, a Educação Ambiental vem sendo motivo de grandes discussões no cenário político mundial. Diversos eventos foram realizados no intuito de promover mudanças na forma como o ser humano se relaciona com a natureza. Observando a importância que aescola tem na propagação do ensino e na formação de cidadãos mais éticos, críticos e responsáveis, viu-se a necessidade de pesquisar como escolas municipais de Limoeiro-PE tem contribuído na disseminação da Educação Ambiental. O objetivo desse trabalho foi investigar a forma de atuação da Educação Ambiental nas escolas do município de Limoeiro-PE através da aplicação de um questionário com discentes e docentes das escolas que fizeram parte da pesquisa. Após as análises, constatou-se que todas as escolas abordam a Educação Ambiental e a metodologia de abordagem mais citada pelos alunos e professores foi a aula expositiva. A pesquisa mostrou que a abordagem interdisciplinar da temática precisa ser melhorada, visto que nem todos os professores trabalham essa temática em suas aulas, isso se comprova quando os alunos apontam geografia e ciências como as que mais abordam a temática. Também foi apontado pelos professores que há uma carência do oferecimento de capacitação direcionada a temática pelo município.