02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Somos todos afrodescendentes: conhecendo a história, cultura e literatura(2021-08-19) Silva, Lais do Carmo; Oliveira, Ana Paula Andrade de; http://lattes.cnpq.br/8433369549685490; http://lattes.cnpq.br/9494513312920716Este trabalho é o resultado de minha experiência na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, que devido a Pandemia de COVID-19 foi oferecida no modo remoto (projeto aprovado pela PREG/UFRPE Pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco). O objetivo proposto foi conscientizar sobre a necessidade de uma reflexão sobre a importância da educação das relações étnico raciais de forma a propor situações didáticas nesta pesquisa-ação através de oficinas cujo público-alvo foram estudantes do Ensino médio e de licenciaturas diversas que participaram de 4 oficinas temáticas. Como resultado avaliamos positivamente o conhecimento adquirido e representado através de produções como poesias que retrataram a história e cultura afrodescendente realizadas pelos participantes e socializadas através de um grupo de facebook intitulado: Somos todos afrodescendentes: Conhecendo a história, cultura e literatura. E apontamos outras estratégias para as próximas pesquisas sobre o tema.Item A Artista Maria Auxiliadora e a Representatividade Negra em suas Pinturas(2021-08-18) Jesus, Jeisa Pereira de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020Este trabalho investiga como o povo negro vem sendo representado na pintura brasileira ao longo da história. Desse modo, propusemos como objetivos específicos: analisar as diferenças de representações do negro produzidas pela artista negra, Maria Auxiliadora da Silva em relação às dos artistas europeus e refletir sobre a importância dessas representações da citada artista, na contemporaneidade a partir da seleção de três de suas telas. Assim foi importante fazermos um estudo dos principais artistas que foram prestando esse papel na arte pictórica, a partir dos pintores holandeses do século XVII, Frans Post (1612-1680) e Albert Eckhout (1610-1666) e dos artistas Johann Moritz Rugendas (alemão) (1802-1858) e Jean-Baptiste Debret (francês) (1768-1848) no século XIX. Identificamos o despontar dos primeiros pintores negros brasileiros a ingressarem na AIBA - Academia Imperial de Belas Artes, ainda no século XIX e àqueles ditos artistas populares, negros, que foram aparecendo no cenário artístico no século XX. A metodologia utilizada foi à pesquisa documental e bibliográfica, dentre as variadas referências utilizadas podemos destacar os autores: Vagner Gonçalves da Silva (2005), Lélia Coelho Frota (1978), Darcy Ribeiro (2020), além de outros que foram localizados durante a pesquisa em artigos acadêmicos e dissertações de mestrado. Portanto, nossa pesquisa bibliográfica seguiu um método de estudo com base na história em que contextualizamos a retratação do negro pelos pintores citados. Identificando a presença do povo negro e suas vivências nas três obras selecionadas de Maria Auxiliadora, por trazerem conceitos fortes da cultura afro-brasileira, importantes para a formação da nossa cultura nacional e analisando a diferença de suas representações em relação as da pintora, nos colocando a refletir sobre a importância dessas representações negras na contemporaneidade, a partir de três telas selecionadas, dessa artista. Observamos que a artista não somente representou a cultura afro brasileira como parte do seu cotidiano, como também trouxe conceitos fortes da cultura afro-brasileira, tais como seus manifestos religiosos, englobando festividades, musicalidade, a estética das suas vestimentas entre outras características, importantes para a formação da nossa cultura nacional.Item Raça e saúde: o discurso médico no diagnóstico da população negra(2021-04-01) Torres, Gwan Silvestre Arruda; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/9846453094987325A pesquisa analisou o discurso médico com o viés racial, de modo investigar o discurso racialista médico, nos corpos da população afro-brasileira e a utilização das teorias racias em seus diagnósticos. O recorte temporal compreende aos anos de 1889 a 1930, para o maior aprofundamento acerca das teorias raciais e de como se moldaram na socidade brasileira republicana, bem como compreender a percepção da saúde pública, seja através das academias de medicina ou das campanhas sanitárias. O estudo se dividirá em três capítulos, o primeiro se volta para apresentação, assim como a identificação das teorias raciais e sua multiplicidade de discursos, atingindo não só aos médicos, mas a outros intelectuais, até chegar a sociedade em si. Por sua vez, o capítulo dois foi a historicização da História da Medicina, desde o surgimento das primeiras Faculdades Médicas no Brasil até um olhar para a História da Medicina Pernambucana, com um viés para a historiografia regional. Por fim, analisamos diferentes fontes para contextualizar os diagnósticos médicos em corpos negros e de que maneira estes prognósticos apontaram as teorias raciais.
