02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2876
Navegar
5 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A influência da neuropolítica nas eleições presidenciais brasileiras nas redes sociais(2024-08-17) Silva, Maria da Conceição Cavalcanti da; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/9452836412600482Esta pesquisa tem como objetivo compreender os aspectos da neuropolítica e sua influência na tomada de decisões dos eleitores no ambiente digital, a partir da análise das campanhas eleitorais presidenciais do Brasil de 2018 e 2022, focando na atuação nas redes sociais, buscando investigar se o voto, nesse contexto, é influenciado por mecanismos de manipulação. O referencial teórico contemplou discussões acerca da neuropolítica e sua aplicação no cenário político, abordando a influência de processos emocionais, cognitivos e comportamentais na percepção do cidadão sobre a política, segundo Santos (2011). Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em um estudo de caso de caráter qualitativo, com as redes sociais como campo de pesquisa, analisando as estratégias de campanhas eleitorais presidenciais brasileiras de 2018 e 2022. Os dados obtidos indicam que as campanhas eleitorais se apropriam de técnicas da neuropolítica, explorando imagens, informações e diferentes meios de comunicação digitais para influenciar os eleitores. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se relevante questionar a ética da aplicação da neuropolítica em campanhas eleitorais, avaliando o potencial de manipulação do eleitor no ambiente digital.Item O ensino de língua portuguesa através do Instagram(2023-11-29) Sousa, Daniel Teles de; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614Este estudo tem como tema o ensino de Língua Portuguesa através do Instagram. O Instagram é uma rede social que possibilita na educação um ensino mais atrativo, de interação e aprendizagem, e suas páginas podem ser usadas como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa. Tomando esta ideia como ponto de partida, essa pesquisa teve como objetivo geral: identificar se professores e alunos do 9º ano conhecem e fazem uso das publicações que perfis do Instagram de Língua Portuguesa utilizam como possibilidade de melhoria no processo de ensino aprendizagem de diversos conteúdos. Como objetivos específicos, temos: analisar se as páginas do Instagram voltadas ao ensino de Língua Portuguesa trazem conteúdos relevantes, capazes de instigar a curiosidade e o desejo de visualização de suas postagens como meio de aprendizagem da língua portuguesa; refletir sobre as formas como os professores podem aproveitar estas publicações e inovar as suas aulas; e perceber quais conteúdos de língua portuguesa os alunos conseguem aprender através das publicações dessas páginas. Para desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa, ateve-se ao estudo quatro professores de língua portuguesa e dez alunos que estão no 9º ano, na Escola Municipal Clementino Coelho localizada no Município de Afrânio-PE. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário direcionado a professores e estudantes. A partir da coleta e análise de dados foi constatado que professores e alunos reconhecem a importância que a rede social Instagram proporciona aos seus usuários na aprendizagem, apresentando uma forma de ensino-aprendizagem inovador, dinâmico e interativo.Item Análise de sentimentos em publicações do Stackoverflow(2019-08-22) Santos, Luiz Felipe dos; Trindade, Cleyton Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/6298429503812388A utilização de redes sociais, fóruns e diversos meios de comunicação, vem crescendo ex-ponencialmente, refletindo diretamente na quantidade de dados gerados na internet, uma grande parcela dos dados gerados, estão abertos e podem ser acessados e processados. Com isso, as possibilidades geradas com os dados abertos, tem atraído vários pesquisadores e empresas, com o intuito de extrair informações preciosas sobre seus clientes. As informações extraídas a partir dessa massa de dados, podem mudar a estratégia de diversas empresas e pessoas. Nos fóruns sobre computação, é possível visualizar o mesmo padrão, várias pessoas interagindo e gerando diversas informações sobre a tecnologia da informação e seus derivados. A pesquisa passará por todo o ciclo da análise de sentimentos, captação dos dados na plataforma do StackOverflow, tratamento dos dados, processamento de linguagem natural, treinamento dos algoritmos e a classificação. Com o intuito de mostrar as etapas de processamento e classificação dos dados, comparar as abordagens de classificação e extrair informações sobre a base de dados analisada. Após a aplicação do ciclo da análise de sentimentos, foi possível comparar os resultados de cada classificador e extrair informações sobre a base de dados analisada, sobre a performance dos classificadores em base de dados não estruturadas e a dificuldade de trabalhar com base de dados na língua portuguesa.Item A utilização das redes sociais na administração pública: um estudo na prefeitura da Vitória de Santo Antão(2021-08-26) Santos Júnior, José João dos; Nascimento, Rafaella Leandra Souza do; http://lattes.cnpq.br/3394794929877726; http://lattes.cnpq.br/2136984835359312Com os avanços da internet e as ferramentas de comunicação, abriram-se várias possibilidades para os governos interagirem com a sua população, e assim conseguindo uma maior aproximação e interação com todos. Baseando-se nisso, o presente estudo visa demonstrar como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicações pode melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados, relatando como exemplo a utilização das redes sociais pela prefeitura da Vitória de Santo Antão no estado de Pernambuco. A prefeitura utiliza as redes sociais para se aproximar da população da cidade, e com isso, medir a satisfação dos cidadãos. Quanto à metodologia utilizada nesse trabalho, a pesquisa é caracterizada como qualitativa de procedimento bibliográfico e documental. As fontes de dados utilizadas foram livros, revistas eletrônicas, artigos científicos, além de sites governamentais e redes sociais. A prefeitura utiliza as seguintes redes sociais: Instagram, Youtube e Facebook. Após a analisar os resultados, verificou-se que as redes sociais da prefeitura da Vitória de Santo Antão são utilizadas para divulgar conteúdos como dados e estatísticas sobre a cidade, informações sobre serviços, como vagas de empregos, ações referentes a saúde e educação, obras e melhorias para a cidade e campanhas institucionais.Item Redes sociais como ferramenta de apoio ao docente: multiculturalidade na arte(2021-08-07) Oliveira, Raira Izabel Santos de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/0041203872368996Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as causas da naturalização do racismo presente no ensino-aprendizagem, tendo em vista os conteúdos e representações imagéticas eurocêntricas. E, como objetivos específicos: discutir as causas da naturalização do racismo no ensino-aprendizagem do ensino básico e a predominância de imagens eurocêntricas no ensino de Arte e, por fim, construir material de apoio ao docente, no Instagram, que explorem as metodologias ativas e as questões da multiculturalidade, buscando desconstruir o pensamento e as representações imagéticas eurocêntricas, naturalizadas na educação e principalmente no ensino de Arte. A partir do estudo e compreensão das causas da naturalização do racismo no ensinoaprendizagem, foi possível compreender quais práticas corroboram com o simbolismo e predominância do eurocentrismo na Educação Básica e como é possível utilizar redes sociais como veículos de disseminação de novos conteúdos educacionais aplicáveis no sistema híbrido de ensino.
