Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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    Arte-educação: um estudo sobre a contribuição da arte no desenvolvimento socioemocional da criança em uma escola municipal da cidade do Recife
    (2022-10-05) Silva, Jennifer Lima da; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/4585124751824303
    Esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que visou abordar a contribuição das artes visuais no trabalho de competências socioemocionais na educação infantil, em uma instituição municipal de Recife - PE. O problema de pesquisa teve como objetivo compreender como a arte pode ser um recurso no desenvolvimento socioemocional dentro do ambiente escolar. Como objetivo geral tem-se investigar o uso das artes visuais como recurso para a formação da inteligência emocional em uma turma da Educação Infantil em uma escola da rede municipal do Recife, PE. Os objetivos específicos são: Identificar as propostas socioemocionais desenvolvidas na escola; Analisar a prática docente no ensino da arte e auxiliar as crianças a identificar e transmitir suas emoções através da proposta desenvolvida na pesquisa-ação. Como suporte teórico, destaca-se teóricos como BARBOSA (2014) e GOLEMAN (2012). Na metodologia, foi realizada uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, usando como instrumentos a observação e a entrevista com os sujeitos da pesquisa. A análise dos dados baseou-se nas técnicas da análise textual discursiva (MORAES, 2003). Os dados obtidos mostraram que há uma lacuna no que tange à educação socioemocional na instituição, ocasionada pela ausência de propostas pedagógicas e de profissionais especializados na área. Percebe-se também, no ensino da arte, uma desvalorização da área em detrimento de outras, onde sua abordagem é marcada pela utilização de métodos tradicionais. A intervenção teve foco nas produções artísticas das crianças, permitindo observar e analisar os desenhos de maneira estética e interpretativa, correspondentes às emoções preferidas.