Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Práticas de leitura e o tratamento da heterogeneidade: os saberes e fazeres de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental
    (2025-07-16T03:00:00Z) Leite, Renata da Silva; Souza, Sirlene Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/9608639713920207; http://lattes.cnpq.br/7106126368088282
    A presente pesquisa analisou as práticas de ensino de leitura de uma professora alfabetizadora que atuava em uma turma de 3º Ano, Ensino Fundamental no município de Recife, no tocante ao trabalho com as heterogeneidades de conhecimentos de seus alunos com esse eixo. Para tanto, identificamos o que a professora pensava sobre heterogeneidade e ensino de leitura, descrevemos sua prática pedagógica e suas estratégias de mediação. O referencial teórico articulou as contribuições de Soares (2008, 2017, 2022), que enfatiza o letramento como prática social, a perspectiva de Leal (2005, 2006, 2013; 2022) sobre as múltiplas dimensões da heterogeneidade (cognitiva, econômica, cultural e afetiva), e de Leal, Souza e Silva (2020), acerca de intervenções pedagógicas, ou seja, ações deliberadas do professor que buscavam ajustar o ensino às necessidades específicas dos alunos. Ancorados na abordagem qualitativa da pesquisa, realizamos observações participantes na sala de aula da professora investigada, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com a mesma. Os resultados apontaram que a professora possuía um amplo entendimento acerca das heterogeneidades presentes na sua turma, tanto no que diz respeito aos conhecimentos sobre a leitura, como em relação às questões sociais e econômicas, levando-a a promover atividades de leitura diversificadas, que valorizavam o contexto sociocultural dos estudantes. Os dados apontaram que a docente, em busca de tratar a heterogeneidade da turma, buscava formar grupos de alunos com diferentes níveis de conhecimentos em relação a leitura, com o objetivo de fazê-los avançar nos seus conhecimentos e alcançar a autonomia na leitura, promovia atendimentos aos alunos de forma individualizada e realizava correções coletivas, ajustadas às necessidades de cada um. Por fim, os dados colocaram em evidência que as suas escolhas textuais e estratégias de acolhimento demonstravam a sua sensibilidade às desigualdades socioeconômicas, aos diferentes níveis de conhecimento e às dimensões afetivas dos estudantes. Esse conjunto de movimentos da docente revelou alinhamento com a perspectiva do alfabetizar letrando (Soares, 1998), por ter promovido autonomia, criticidade e avanços concretos nos níveis de leitura, além de apontar caminhos para que a escola reconheça e trabalhe de forma sistemática as diversidades em sala de aula.
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    Ensino em uma perspectiva remota: o que dizem professoras da rede pública do município de Camaragibe - PE?
    (2023-09-11T03:00:00Z) Feitosa, Rosalia Izabele da Silva; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/5151820003821765
    A presente monografia é um estudo de caso de natureza qualitativa que possui como objetivo principal identificar e analisar estratégias de ensino que foram utilizadas ao longo da pandemia da COVID-19, verificando como foram trabalhadas as estratégias de ensino, além de buscar compreender a rotina remota e destacar as diferenças/desafios em relação ao ensino presencial. As participantes desta pesquisa são três professoras, com mais de 20 anos de atuação em sala de aula que trabalharam com o modelo remoto nas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de Camaragibe-PE. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram questionários e entrevistas. Para leitura dos resultados utilizamos os pressupostos da análise de conteúdo inspirados em Laville e Dionne (1999). Como aporte teórico da análise, contamos com as contribuições de Joye, Moreira e Rocha (2020) sobre ensino remoto, Viégas (2022) e a prática docente e por fim, Albuquerque, Morais e Ferreira (2008) em relação às estratégias de ensino. Por meio desta pesquisa foi possível verificar a importância do papel docente na transposição do ensino presencial para o modelo de ensino remoto, além da formação pedagógica no campo digital para o desenvolvimento de estratégias de ensino, ressaltando que o recurso tecnológico em si não garante a aprendizagem dos(as) estudantes, mas sim, uma prática docente bem assistida.
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    Os fazeres pedagógicos de uma professora do 1º ano para o ensino da leitura e escrita
    (2022-10-05T03:00:00Z) Oliveira, Nathalia Rafaelly Garcia de; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/6966822975405067
    A nossa pesquisa teve como objetivo compreender a prática de uma professora do 1º ano do ensino fundamental no que concerne o ensino da língua escrita, mais especificamente, analisar a rotina da professora em relação ao ensino da leitura e da escrita; analisar as atividades utilizadas para garantir o processo de ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita; e compreender a concepção da professora sobre alfabetização. Para isso, realizamos a pesquisa em uma escola da Rede Municipal do Recife, localizada no bairro de Nova Descoberta. Para a coleta dos dados foram feitas entrevista semiestruturada com a professora e 20 observações. Ao analisar o planejamento da professora observamos que a docente procurava adaptar suas atividades aos níveis de escrita das crianças. A docente planejava suas atividades utilizando de diferentes recursos fichas de atividades, livro didático, jogos de alfabetização. O trabalho que envolvia o ensino da língua escrita priorizava o trabalho com a sílaba, a partir de palavras presentes em textos que exploravam o extrato sonoro da língua, tais como: poemas, músicas, parlendas.
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    Educação das relações étnico-raciais: práticas pedagógicas em auxílio à construção das identidades raciais de crianças negras na educação fundamental na cidade do Recife - PE
    (2022-10-03T03:00:00Z) Souza, Vinícius Ramos Félix de; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4553471732405145
    O presente trabalho discute como as identidades raciais são constituídas nos contextos escolares, e como podem ser impactadas (positiva e negativamente) pelas práticas docentes. Enquanto objetivo geral da pesquisa buscamos investigar como as escolas, através das práticas docentes, constroem práticas pedagógicas de enfrentamento ao racismo e de valorização da pluralidade étnico-racial de estudantes pretos e pardos. Esse anseio nos auxiliou a construir um quadro de objetivos específicos, são eles: a) Investigar o domínio que docentes da educação fundamental possuem acerca das relações étnico-raciais e como utilizam dos referenciais teóricos, sociais e documentos constitucionais e regulamentadores da educação básica para planejar suas atividades, executá-las e construir uma cultura pedagógica antirracista e de valorização das identidades afrobrasileiras; b) Como os professores buscam romper com a folclorização da temática e quais os recursos metodológicos que buscam adotar a fim de construir identidades raciais positivas. Para constituir a pesquisa, nos inspiramos metodologicamente na Análise de Conteúdo, a qual foi utilizada para desenvolver um sustento analítico em referência aos discursos produzidos em entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública de ensino, numa escola periférica da cidade do Recife. No contexto que analisamos, observamos que não se desenvolvem ativamente ações pedagógicas que tragam práticas de valorização das identidades raciais, e muito menos autonomia e autoestima das crianças negras. Analisamos como o racismo, trazido numa perspectiva histórica, ocasiona implicações nesse processo, promovendo distorções das noções diretamente ligadas à construção das identidades negras positivas. Concluímos que, por mais que haja uma positiva intenção em auxiliar o desenvolvimento identitário das crianças no ambiente escolar, esta só tem validade significativa quando amparada pela devida apropriação do conteúdo teórico e histórico das relações étnico-raciais no Brasil.
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    Trabalho docente na educação de jovens e adultos: uma leitura da realidade de professores em uma escola municipal do Recife - PE
    (2022-10-03T03:00:00Z) Santos, Walkelline Marques dos; Salvador, Maria Aparecida Tenório; http://lattes.cnpq.br/2076591934554686; http://lattes.cnpq.br/8538006694739954
    A presente monografia tem por objetivo geral analisar as implicações do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos, em uma escola da rede municipal do Recife – PE. O trabalho, também, buscou problematizar as consequências da sobrecarga de tarefas na organização do trabalho docente. A pesquisa, que resultou neste trabalho, é de cunho qualitativo do tipo estudo de caso e utilizou no seu processo metodológico questionário com duas professoras, entrevistas com estudantes e observações da prática pedagógica e dinâmica da sala de aula. A análise dos dados obtidos se deu através do método de análise de conteúdos e possibilitou uma leitura do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos – EJA, demonstrando que esta modalidade de ensino é atravessada por questões que interferem diretamente na organização do ensino, contribuindo para a baixa qualidade educacional na EJA, os resultados encontrados, ainda, corroboram para a necessária reflexão sobre o (des)compromisso do sistema municipal de ensino para com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, evidenciado pela a ausência de professores qualificados para atuar na EJA e a falta de recursos destinados a modalidade de ensino.
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    Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para dois livros didáticos do 3º ano
    (2021-07-16T03:00:00Z) Ferreira, Wedja Leandra Pereira; Santos, Sandra da Silva; http://lattes.cnpq.br/0974046822570556; http://lattes.cnpq.br/8202084306342639
    Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de dois livros didáticos, utilizados por uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, na aprendizagem de conteúdos estatísticos na perspectiva da Alfabetização e Letramento Matemático. Baseando-se nos textos teóricos de Lopes (1998), Dante (1996), dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN, 1997); da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), Gay (2008) entre outros autores, que deram suporte a pesquisa. Utilizamos uma entrevista aberta e dois livros didáticos utilizados pela professora como principais dados da pesquisa. A partir da metodologia de pesquisa qualitativa e, baseada na análise de conteúdo de Oliveira, et al. (2003) e Bardin (1977), construímos duas grandes categorias e sete subcategorias de análise. Nesse contexto, um dos resultados apontado nesta pesquisa foi a importância do educando em ter acesso aos conceitos estatísticos voltados na perspectiva da Alfabetização e Letramento Matemático. Isso inclui uma forte habilidade de analisar e compreender seus significados além de ser capaz de fazer uma análise crítica dos dados apresentados. Assim, a escola tem um importante papel a desempenhar na divulgação dos conhecimentos estatísticos, desmistificando e estimulando a capacidade de leitura e interpretação dos dados.
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    Conhecendo e analisando os espaços museais: um olhar sobre as propostas pedagógicas e o fazer docente nos espaços não-formais na cidade do Recife - PE
    (2021-02-26T03:00:00Z) Mélo, Séfora Micaela Fernandes de; Albuquerque, Mariana Zerbone Alves de; http://lattes.cnpq.br/8419255160811830; http://lattes.cnpq.br/6363616665721365
    Na presente pesquisa busca-se analisar a relevância do papel dos pedagogos e graduados na articulação dos conteúdos escolares das disciplinas de Geografia e História com as experiências vividas em espaços museológicos da cidade do Recife. Analisando essa estrutura e sua função em relação ao conteúdo das duas disciplinas abordando a estrutura do plano museológico como facilitador na construção do conhecimento pelos alunos e contribuindo para a educação formal e educação continuada. Fez-se uso, metodologicamente, da abordagem qualitativa por meio de uma visão social da temática. O universo pesquisado trata-se da análise do plano museológico, leitura de livros e artigos científicos que serviram de aporte teórico e metodológico, tanto em meio físico quanto digital, embasando-se nos argumentos de Albuquerque (2014); Cardoso e Albuquerque (2018); Jacobucci (2008); Libâneo (2001; 2005); Pacheco (2010; 2012); Santos (2007); e, Tomita (1999). Quanto à metodologia de análise, se deu por meio da análise de discurso presentes nas entrevistas e questionários abertos, avaliados. De encontro a este objetivo, se quis desbravar o mar de entraves existentes para o uso desses, possibilitando que o espaço museal seja um ambiente não-formal efetivo e integralizado ao ambiente formal de educação.
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    Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino-aprendizagem
    (2021-02-26T03:00:00Z) Alves, Mírian Rafaelly Malafaia da Silva; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/1845991404281923
    O livro didático é um material extremamente presente nas escolas brasileiras, mas o seu uso requer estratégias criativas do docente para driblar os obstáculos que venham a surgir. Considerando isso, este estudo teve como objetivo analisar a prática pedagógica de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental diante da utilização do livro didático de Língua Portuguesa em uma escola da rede municipal do Recife/PE. Alguns dos passos galgados foram identificar como é o processo de escolha do livro didático pela professora observada, bem como detectar as estratégias de uso desse livro durante a aula e os seus resultados no processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Para tanto, neste estudo de caso foi utilizado como método para coleta de dados a entrevista semiestruturada, seguida pelo estudo dos dados guiada pela análise de conteúdo de Bardin (2016) e o levantamento teórico acerca do tema (SUASSUNA, 2000; OLIVEIRA, 2014). A partir dessa investigação pode-se perceber a importância desse material didático para a prática docente, mas que seu uso não deve inibir sua autonomia em sala de aula. Por fim, através de todo o estudo realizado foi possível confirmar a importância da presença do livro didático para as práticas de ensino, mas que também há relevância na autonomia docente tanto durante a escolha do material, quanto no decorrer do seu uso.
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    A brincadeira na educação infantil: o ato de brincar na prática pedagógica de uma professora de crianças de 4 anos
    (2021-07-15T03:00:00Z) Almeida, Cybelle Medeiros de; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/3313085571462084
    O referente estudo teve como objetivo geral compreender como a brincadeira está inserida na prática pedagógica de uma docente da Educação infantil, em uma turma do grupo IV de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da Cidade do Recife-PE. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo. Baseamo-nos nos principais autores que tratam da brincadeira e sua relação com a ação pedagógica do professor: Kishimoto ( 2010), Horn (2018) e Maluf (2012). Os dados foram coletados no período de 04/02/2020 a 19/02/2020, registrados em diário de campo, a partir de observação participante. Em seguida, foram categorizados sob a perspectiva da análise temática, proposto por Bardin (1988). Este estudo veio confirmar que a brincadeira se faz presente na prática pedagógica da docente do grupo IV, organizada em seu planejamento cotidiano. A docente demonstrou entender que a ação da brincadeira dirigida por ela parece ser mais relevante do que a brincadeira livre proporcionada pelas crianças, uma vez que consta em seu planejamento e ela apresenta-a como sendo solicitada pelos documentos curriculares da Rede de Recife. Entretanto, nos momentos do intervalo, quando as brincadeiras livres aconteceram, ela foi participativa e respeitosa do espaço das crianças. Esse trabalho nos mostra que entender que a brincadeira faz parte da vida da criança. Além de ser um direito, um princípio, um eixo do trabalho na educação infantil, necessita ser bastante estudada nas formações inicial e continuada dos professores para que se torne uma prática legal, afetiva e efetiva.