Licenciatura em Letras (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/23


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Letramento digital de discentes idosos (as) na universidade: desafios e propostas para enfrentamento
    (2024) Oliveira, Severina Maria Moura de; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/4214157315222784
    O tema desta pesquisa é o letramento digital, tema que abarca diversas e diferentes áreas, direcionamentos e abordagens. Em uma tentativa de delimitação, nosso objeto de estudo está focado no letramento digital para as pessoas idosas. Pretendemos de um modo mais geral e através de pesquisas bibliográficas, entender a relação entre os idosos e idosas e a tecnologia, bem como os desafios enfrentados por eles na Universidade. De modo mais específico, objetivamos propor caminhos que indiquem como esse grupo pode ser incluído no mundo digital das Instituições de Ensino Superior. Este trabalho tem importância pelo fato de refletir sobre essa parcela da população, que se vê diante dos desafios que os avanços tecnológicos lhe impõem atualmente em todos os setores da vida contemporânea. O desafio das pessoas idosas diante de suas limitações no uso das redes sociais, internet, sites, e-mails etc., é o de tornarem-se hábeis como novos atores nesse mundo digital, e isso exige forçosamente que redefinam conceitos culturais deveras arraigados. Para tanto, debruçaremo-nos sobre os estudos de Bates (2010), Bartlett e Macedo (2015), Soares (2002) e outros, e esperamos contribuir com a formação de idosos e idosas letrados digitalmente e capazes de enfrentar os desafios para a sociedade do século XXI.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Internacionalização do Ensino Superior e mobilidade estudantil: uma reflexão sobre a importância do acolhimento cultural a estudantes estrangeiros
    (2022) Silva, Kildare Rossano dos Santos; Oliveira, Flávia Farias de; http://lattes.cnpq.br/0567981026894586; http://lattes.cnpq.br/9607116458190818
    Neste estudo, nosso objetivo é refletir acerca da importância do acolhimento cultural aos estudantes estrangeiros e, a partir dessa reflexão, como podemos aprimorar nossas práticas de receptividade e acolhida ao alunado em questão. O estudo foi idealizado a partir de observações/percepções acerca das vivências culturais durante uma prática de docência do curso de Português Língua Estrangeira (PLE), numa cooperação entre Núcleo de Internacionalização (NINTER) e Núcleo de Idiomas (NID) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Como fundamentação do objeto aqui estudado, é apresentado um apanhado teórico acerca da concepção de língua como meio de interação e sua relação com a cultura, finalizando com algumas questões a refletirmos a fim de aprimorar nossas práticas de acolhimento.