Licenciatura em Letras (Sede)

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    Assombrações na estrada do Engenho Barbalho: o fantástico em O cara de fogo, de Jayme Griz
    (2019) Silva, Ivson Bruno da; Pereira, João Batista; http://lattes.cnpq.br/5017161166804446; http://lattes.cnpq.br/7326563008178361
    O presente artigo tem por objetivo identificar o rendimento estético do conto ‘O cavalo fantasma da estrada do engenho Barbalho’, presente na obra O cara de fogo, de Jayme Griz, à luz dos vínculos mantidos entre o fantástico e a história. A partir dos condicionantes teóricos antevistos por Tzvetan Todorov, em Introdução à literatura fantástica, David Roas, em A ameaça do fantástico, e, Walter Benjamin, em Origem do drama trágico alemão, procurou-se vislumbrar a alegoria como categoria analítica que, em diálogo com componentes sócio históricos, propiciou novas abordagens para análise do texto literário. A leitura da narrativa griziana,amparada pelo contexto, permitiu uma remissão à tradição oral, recurso mnemônico capaz de recuperar e perpetuar testemunhos de visagens e abusões na Zona da Mata Pernambucana. No mesmo sentido, as reminiscências que norteiam os múltiplos olhares sobre o texto e os efeitos de hesitação e medo, próprios do gênero fantástico, asseguram a transgressão da percepção de realidade que tende a romper a ideia de normalidade na qual o campo social se sujeita. À guisa de conclusão, sugere-se que a interpretação do conto, pautada no nexo entre texto e contexto, corrobora a manutenção da vacilação e das inquietações mantidas por personagem e leitor diante do sobrenatural que permeia o relato, colocando o homem frente ao insólito e ao inesperado que perpassam a vida.
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    As lamentações de Jeremias e Jó: uma análise comparativa das suas perdas e sofrimentos
    (2018-08-14) Moura, Josias Leonardo de; Pereira, João Batista; http://lattes.cnpq.br/5017161166804446
    O presente trabalho busca identificar componentes literários no Livro de Jóe em Lamentações, de Jeremias, a partir das semelhanças e diferenças mantidas entre esses relatos bíblicos. Os condicionamentos teóricos exigidos para problematizar as nuances estéticas implicadas no corpusda pesquisa tiveram como aporte as reflexões de Luis I. J. Stadelmann, Haroldo de Campos e João Leonel, entre outros, que auxiliaram no paralelo empreendido entre os relatos, norteado pela lamentação como categoria analítica. Na metodologia foi adotado o método dialético, o que propiciou uma interpretação das simetrias e assimetrias entre os textos, ficando destacada a beleza da poesia hebraica a partir do sofrimento e das perdas externadas por Jó e Jeremias por meio de suas lamentações. Como uma possível conclusão, constata-se que ressoa em ambos os livros o anseio pela restituição das perdas sofridas e aconsciência de que elas foram merecidas ou injustamente impostas por Deus.