Licenciatura em Letras (Sede)

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    A BNCC e o campo jornalístico-midiático no Currículo de Pernambuco: uma análise documental do ensino de Língua Portuguesa no 1º ano do ensino médio
    (2024-09-06) Siqueira, Jonara Medeiros; Melo, Sandra Helena Dias de; http://lattes.cnpq.br/9741642922205953; http://lattes.cnpq.br/1712521357021807
    Este artigo discute a abordagem do campo jornalístico-midiático por meio das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Currículo de Pernambuco do 1º ano, no Ensino Médio. Tem por objetivos analisar o organizador curricular respectivo, relacionando-o ao conteúdo programático jornalístico-midiático; assim como identificar as referências utilizadas. A pesquisa trata-se de estudo documental (Cellard, 2012), com suporte na análise crítica do discurso (ACD), com base em Fairclough (2001), tendo como percurso teórico-metodológico uma abordagem de perspectiva dialógica de linguagem (Bakhtin, 1995) e letramento (Soares, 2003). Os resultados apontam para a necessidade de uma revisão da proposta atual pela falta de intercruzamentos do campo jornalístico-midiático no ensino da língua portuguesa, pois nas análises não se constatou uma integração adequada das habilidades. Essa falta pode acentuar, por consequência, a compreensão da escola e dos professores para o alcance da transposição didática dos objetos de conhecimento.
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    Ideologia e poder: a crítica discursiva na CPI da pandemia de COVID-19
    (2023-04-11) Silva, Leonardo Ferreira da; Borba, Vicentina Maria Ramires; http://lattes.cnpq.br/4023907282886164; http://lattes.cnpq.br/1535848174924849
    Neste artigo analisamos excertos extraídos de notas taquigráficas resultantes de quatro reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia de Covid-19, que ocorreram em junho de 2021. Para isso, buscamos subsídio teórico na Análise Crítica do Discurso (ACD) com ênfase na própria natureza multidisciplinar desse estudo. Com isso, evocamos autores como Althusser (1985), Bakhtin (1977), Charaudeau (2016), van Dijk (2008, 2009), Fairclough (2001, 2004 e 2010), Foucault (1987, 2016), Thompson (1990) e Wodak (2004). Assim, realizamos uma pesquisa com objetivo de investigar as estratégias discursivas de operação ideológica para fins de manutenção de poder. Por fim, os resultados mostraram que os depoimentos revelaram duas posições antagônicas, quais sejam: por um lado, uma tendência que nega as convenções científicas defendidas por universidades renomadas e agências reguladoras internacionais e, por outro lado, um bloco que se colocou em favor de preceitos científicos de enfrentamento à pandemia que são patentes universalmente.
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    O discurso de posse e a questão do “viés ideológico"
    (2020-10-28) Santos, Cleiton Douglas Barros; Borba, Vicentina Maria Ramires; http://lattes.cnpq.br/4023907282886164; http://lattes.cnpq.br/5096425812987646
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    Percepção do racismo e a análise crítica do discurso: o caso das telenovelas e a perpetuação do racismo através da língua
    (2019-12-12) Silva, Eliézer Ricardo da; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/4129312300776106
    Esse artigo discute a manutenção cultural do racismo sob a ótica discursiva considerando as telenovelas que foram veiculadas no Brasil através da televisão a partir do ano de 1962 até 1998. Para isso, foi analisado o filme documentário do diretor Joel Zito Araújo. O filme faz um resumo do período citado e descreve as relações dos atores negros do Brasil e suas personagens. Procura-se buscar na fala dos personagens representados por atores negros ou por personagens brancos, marcas discursivas que ratifiquem a perpetuação do racismo, pois acredita-se que as telenovelas não podem ser vistas apenas como uma forma de entretenimento de massa já que alcança altíssimos índices de audiência. Este trabalho acadêmico deixa evidente que apenas a legislação não é suficiente para banir o racismo estrutural que impera nas mentes de uma boa parte dos brasileiros. Racismo que é identificado através de expressões que se usa no dia a dia. Nesse ponto, a Análise Crítica do Discurso faz desvelar o que há por trás da malfadada democracia racial brasileira, através do pensamento de um dos maiores teóricos da temática, Teun A. van Dijk. Por fim, pode-se ver a importância do papel das telenovelas na manutenção da concepção racista no Brasil e também, em sentido contrário, como ponto de partida para os questionamentos e combate dessa praga que tem suas bases no pensamento colonial da História do Brasil.