Licenciatura em Letras (Sede)
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Item Libras no serviço público brasileiro: ferramenta de acesso à cidadania(2021) Soares, Alexandre Silva; Cordeiro, Leane Pereira; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742A comunicação por sinais há muito já foi reconhecida oficialmente como um instrumento lingüístico equiparado a um idioma, por apresentar determinadas singularidades tal qual uma língua. O Brasil é um dos vários países do mundo que possui seu próprio idioma baseado em gestos, chamado de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Tal recurso comunicacional tornou-se obrigatório no âmbito educacional em virtude do advento do Estatuto da Pessoa com deficiência, dentre outras legislações, entretanto, a utilização dessa importante ferramenta restringiu-se apenas a seara educacional. Pensando nisso, o presente estudo vem propor uma breve discussão acerca da utilização da LIBRAS para além da sala de aula, abrangendo os mais variados serviços públicos prestados pelo Estado, tornando possível e amplificado o acesso das pessoas com deficiência auditiva a estes serviços, garantindo, assim, uma participação mais ativa desses indivíduos na vida cidadã. Com este intuito, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa que, partindo do procedimento de pesquisa bibliográfica, procurou desvendar os mais variados aspectos da LIBRAS e seus benefícios como ferramenta de comunicação no âmbito público em geral. Ao fim, constatou-se que de fato, o acesso ao serviço público pela comunidade surda se tornaria mais amplo, caso fosse oferecido um atendimento em LIBRAS, entretanto, são muitos os percalços a serem vencidos a fim de que essa realidade, de fato, torne-se efetiva.Item Um olhar sobre atividades de ensino da Língua Portuguesa como L2 para surdos(2019-07-08) Rodrigues, Madalena Vitorino dos Santos; Sampaio, Maria Janaína Alencar; Santos, Edite Consuêlo da Silva; http://lattes.cnpq.br/8401683921106924; http://lattes.cnpq.br/1968884119513703Este estudo tem como objetivo analisar, à luz do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD), algumas atividades para o ensino de português como L2 presentes em uma das obras disponibilizadas pelo MEC para educação de surdos, visando principalmente contribuir com os estudos sobre ensino de português como L2 para surdos e com sua acessibilidade comunicacional à medida que eles aprendem o português como L2. As questões a que procuramos responder foram (1) Que teorias linguísticas norteiam o ensino de língua portuguesa para surdos no material disponibilizado pelo MEC (SALLES et al., 2004)? (2) Como as atividades presentes nesse material poderiam se apresentar à luz das teorias linguísticas sociointeracionistas que orientam os documentos oficiais de ensino de língua portuguesa (PCN e BNCC)? Em nossas análises, pudemos observar que as atividades estão bastante pautadas ainda no Estruturalismo, utilizando textos para focar em elementos gramaticais sem a consideração do texto como um todo. Propomos algumas atividades que, ao nosso ver, auxiliariam o estudante surdo a assimilar melhor a Língua Portuguesa como L2.
