Engenharia Mecânica (UACSA)
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Item Análise de desempenho do conjunto motor-hélice para veículo aéreo não tripulado transportador de carga(2023-04-24T03:00:00Z) Abreu, Renan de Araújo; Moura, Alexandre Douglas Araújo de; Centeno González, Felipe Orlando; http://lattes.cnpq.br/9688427609049172; http://lattes.cnpq.br/3602476790054326; http://lattes.cnpq.br/1553803715502791Um dos pilares, atualmente, em uma civilização moderna é a aviação e a mobilidade, facilidade e comodidade que esta tecnologia entrega ao ser humano. Os pioneiros da aviação começaram com a construção de modelos em escala, chamados de aeromodelos, os quais serão tratados neste trabalho. Um dos pontos mais importantes na construção de um aeromodelo são o motor e o hélice, também chamados de conjunto motopropulsor, neste trabalho poderá ser visto como se deu a determinação do desempenho deste conjunto para a construção de um veículo aéreo não tripulado transportador de carga, dentro do projeto do aero design na universidade, vamos mostrar como foram utilizados os softwares Excel e Propeler Selector para adquirir os dados das curvas de desempenho que a aeronave deveria ter partindo dos dados vindos do setor de aerodinâmica que entrega os coeficientes de sustentação e arrasto da aeronave, entre outros parâmetros, foram realizados todos os cálculos visando compreender o desempenho da aeronave em condições de decolagem, voo de cruzeiro e aterrisagem, sempre tendo em conta a norma FAR-Part 23. O motor já havia sido definido como sendo o modelo OS.61FX, assim como, o hélice também foi determinado como sendo o modelo de diâmetro de 13” e passo de 7”, sendo possível determinar o desempenho do veículo para voar com um peso total de 10 kg.
