03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

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    A formação inicial de professores na UFRPE - UAST: contribuições do estágio supervisionado em língua portuguesa
    (2022-02-28T03:00:00Z) Damascena, Maria das Gracas de Jesus; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/5141244882442478
    O presente trabalho tem como objeto de investigação as práticas de estágio supervisionado obrigatório em língua portuguesa. O objetivo geral é compreender a relevância do Estágio Supervisionado Obrigatório – ESO e suas contribuições para a formação inicial do professor. Os específicos são a) discutir a importância do estágio supervisionado obrigatório para a formação inicial do professor de língua portuguesa na UAST-UFRPE e os fatores preponderantes para a efetivação do ensino- aprendizagem; b) refletir sobre os saberes docentes e as práticas de ensino realizadas na escola campo de estágio, com vistas à melhoria do ensino e à formação do professor estagiário. Para isso, buscamos embasamento nos postulados teóricos de Pimenta e Lima (2004), Pimenta (1997, 2011), Tardif (2002), Nóvoa (1992; 2022), Libâneo (2006), Nascimento e Suassuna (2020), Berto e Santos (2022), e, de documentos oficiais de ensino de língua portuguesa (BRASIL, 1997; 1998), dentre os principais autores. De forma que pudéssemos compreender o ESO e suas contribuições para o estagiário e sua formação docente. Como procedimento metodológico, utilizamos da pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, tendo como instrumento de análise primeiramente a discussão sobre os Relatórios – ESO I, II e II de minha autoria e, posteriormente os resultados do questionário aplicado nas turmas de ESO I, II e III da disciplina de Estágio Supervisionado obrigatório em Língua Portuguesa, no curso de Letras (Português/inglês) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UAST. Concluímos afirmando que as contribuições da disciplina de estágio supervisionado da UFRPE — UAST para a formação docente são inúmeras, como visto nos relatos e respostas do questionário e que o mesmo é imprescindível à formação do futuro professor, pois contribui para que o aluno estagiário conheça a realidade do seu futuro ambiente de trabalho, e suas intercorrências, perfis dos alunos e professores, integração entre a prática e a teoria, e também propicia ao estagiário, futuro profissional docente, a prática da “reflexão-acão-reflexão”.
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    Relatório de estágio supervisionado obrigatório: descrição de atividades realizadas no setor de alimentação escolar da prefeitura municipal de Lajedo - PE
    (2022) Silva, Maria Raíza Venancio da; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782
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    Acompanhamento da produção, manejo e comercialização de frangos de corte em Serra Talhada-PE
    (2022-10-04T03:00:00Z) Pinheiro Júnior, João da Silva; Holanda, Marco Aurélio Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9825474552364226; http://lattes.cnpq.br/2261195300106545
    O estágio supervisionado obrigatório foi realizado durante o período de 01 de julho de 2022 a 19 de setembro de 2022, na Fazenda Pitombeira, propriedade do Sr. Antônio Alves Filho, situada no distrito de Bernardo Viera, município de Serra Talhada, microregião do Pajeú, no sertão pernambucano. No total foram realizadas 330 horas de estágio como componente curricular obrigatório para conclusão do curso de Bacharelado em Zootecnia pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sob a orientação do professor Marco Aurélio Carneiro de Holanda, e supervisão de Álvaro Amaral Sousa, que ocupa o cargo de zootecnista da fazenda e gerente da empresa. O foco do meu estágio foi no setor de Avicultura de Corte que conta com oito galpões no total, sendo um galpão automático, sete galpões convencionais, sendo que apenas quatro galpões convencionais estavam em uso com aves alojadas no periodo de estágio. Desempenhei algumas atividades no setor de caprinos e ovinos, introduzindo escrituração zootécnica e a implantação de aleitamento materno. O estágio supervisionado obrigatório na Fazenda Pitombeira agregou muito ao meu conhecimento, pois me permitiu aplicar os conhecimentos teóricos na produção da avicultura de corte, possibilitando a obtenção de uma visão mais técnica sobre essa atividade, e aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula na vivência prática. Uma etapa muito importante onde pude lidar com diversas situações e aprender a lidar e gerenciar pessoas, o estágio é uma prévia do mercado de trabalho.
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    Manejo de bovinos leiteiros nas fazendas Bodopitá e Campo de Boi localizadas no Cariri paraibano
    (2022-09-28T03:00:00Z) Pereira, Jailson de Souza; Cabral, Ana Maria Duarte; http://lattes.cnpq.br/9120227816308243
    Durante o período de 27 de junho a 13 de setembro de 2022 na Fazenda Bodopitá no município de Caturité-PB foi realizado o estágio supervisionado obrigatório -ESO para conclusão do curso de bacharelado em zootecnia, por meio do acompanhamento das atividades no sistema produtivo de bovinocultura leiteira, desde os afazeres no bezerreiro incluindo o recebimento dos animais seu desenvolvimento durante as fases de cria e recria até o manejo alimentar de todos os animais, conservação de forragem por meio do processo de ensilagem, manejo sanitário envolvendo a desinfecção das instalações a vermifugação e vacinação dos animais, além do manejo reprodutivo com protocolo de sincronização de cio e inseminação artificial, manejo das vacas no período de ordenha e testes de qualidade do leite, e todo esse processo foi avaliado e supervisionado pelo zootecnista que atualmente está na propriedade, participando do programa de agroresidência da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE Lucas Santos da Silva e orientado pela Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade Acadêmica de Serra talhada, Dra. Ana Maria Duarte Cabral. Durante o período de estágio foi possível ainda realizar algumas atividades fora dos afazeres da fazenda, como o acompanhamento do recebimento e análise do leite recebido no laticínio próximo a fazenda Bodopitá, visita a propriedades acompanhadas pelo projeto de residência agropecuária da UFRPE e participação na exposição de caprinos e ovinos da cidade de Queimadas -PB. Desta forma através do ESO foi possível o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula tendo sua aplicação na prática do dia a dia de uma propriedade.
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    Acompanhamento das atividades de assistência técnica e extensão rural (ATER) realizadas com os/as agricultores(as) familiares e suas organizações, no município de Calumbi- PE
    (2022-09-30T03:00:00Z) Pereira, Daiana Oliveira; Santos, Keyla Laura de Lira dos; http://lattes.cnpq.br/4500947881424262
    O relatório descreve as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), do curso de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, na gerência regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na cidade de Calumbi – PE, no período de 01 de julho a 02 de setembro de 2022. O objetivo do estágio foi acompanhar o desenvolvimento das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no município, que consistiram em emissão e entrevista de DAP, inscrição e entrevista de Garantia Safra, recebimento e entrega do Programa Alimenta Brasil – PAB, visitas técnicas e reuniões. Além destas atividades, no decorrer do estágio foi possível vivenciar várias ações com o técnico e o supervisor do IPA, que ressaltaram a importância do serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER). O trabalho de Ater embora seja cativante, por desenvolver serviços sociais e assessorar os produtores rurais, mostra-se desafiador, pois requer o estabelecimento de vínculos de confiança e amizade, Além disso, a falta de investimento impossibilita um melhor atendimento à população rural, como a contratação de mais profissionais, para possibilitar maior acessibilidade e atendimento de forma mais eficiente e mais abrangente. Dessa maneira, o estágio (ESO) foi importante para colocar em prática o que foi visto de forma teórica na universidade, trazendo uma nova perspectiva da Zootecnia e permitindo uma visão mais ampla como profissional.
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    Vivência na Fazenda Primar Aquacultura: sistema multitrófico integrado de ostras com camarão
    (2022-09-19T03:00:00Z) Silva, Magna dos Santos; Silva, Ugo Lima; http://lattes.cnpq.br/1858876631961029; http://lattes.cnpq.br/5881712638842687
    O presente trabalho teve como objetivo descrever as experiências adquirida na fazenda Primar Aquacultura. O Estágio Supervisionado Obrigatório, componente necessário para a obtenção do título de Bacharelado em Engenharia de Pesca, realizado na fazenda Primar Aquacultura localizada na cidade de Tibau do Sul no estado do Rio grande do Norte durante o período de 27 de junho a 02 de setembro 2022. Durante esse período foi acompanhado algumas atividades como, manejo das ostras Crassostrea gasar e suas diferentes fases de cultivo sendo, 1° estágio das sementes no campo upweller, 2° estágio travesseiros flutuantes em malha de 4mm no viveiro 11 e 3° em malhas de 9mm no canal 3. As diferentes etapas no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei sendo elas, a aquisição das pós-larva, aclimatação, alimentação, despesca e comercialização, bem como a produção e manejo de microalgas, qualidade de água e avaliação da comunidade fitoplanctônica nos viveiros de ostras e camarão. A vivência adquirida foi de fundamental importância para meu crescimento profissional, como Engenheira de Pesca, aliando prática a teoria.
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    Acompanhamento das atividades realizadas no laboratório de ictiologia - DEPAq/UFRPE
    (2021-03-02T03:00:00Z) Torres, Luana Gonçalves; Santos, José Carlos Pacheco dos; http://lattes.cnpq.br/2185193566880590; http://lattes.cnpq.br/9266639292305783
    A identificação é considerada como uma das ferramentas mais importantes para verficar a qual grupo taxonômico uma espécie pertence, de acordo com uma classificação previamente estabelecida. Essa classificação é distribuída segundo seus caracteres compartilhados pelas espécies, classificando-as em diferentes níveis denominados de táxons. As chaves de identificação são necessárias para realizar esse procedimento, sendo que através delas é possível descrever a taxonomia de uma determinada espécie. Como metodologia complementar para a evidenciação de estruturas osteológicas necessárias para o enquadramento taxonômico, existe o método de diafanização, que é um procedimento utilizado para fazer a demonstração da cartilagem e ossos de vertebrados, através dos corantes azul de alcian e alizarina. Esse método pode ser usado por pesquisadores com o objetivo de caraterizar ostologicamente as espécies e diferenciá-las, permitindo sua identificação, assim atribuindo-as ao grupo de classificação taxonômica a que pertencem. O objetivo deste relatório é apresentar as atividades referentes ao Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizadas no Laboratório de Ictiologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que teve como principal atividade identificar a ictiofauna da bacia do rio São Francisco e da região costeira de Pernambuco, e aprender a usar o método de diafanização. Para a identificação das espécies do São Francisco foi utilizado o Manual de identificação de peixes da região de Três Marias de Britski e colaboradores, enquanto para a identificação dos peixes marinhos foi utilizada a chave de identificação de famílias do Guia para Identificação de Peixes da Costa do Brasil de Balerta, seguido da identificação de seus gêneros e espécies através do Manual de Peixes Marinhos do Sudeste do Brasil. Para realizar o processo de diafanização, foi utilizado o método de clareamento enzimático e diferenciação de ossos e cartilagem. Ao total, foram identificadas 50 espécies, das quais, 25 eram peixes de água doce da bacia do rio São Francisco e 25 marinhos da região costeira de Pernambuco. Através do estágio, foi possível obter um conhecimento maior sobre a ictiofauna das regiões do São Francisco e da costa de Pernambuco, sendo possível manter uma experiência direta no uso de manuais de identificação de peixes, se tornando essencial para a construção da minha carreira acadêmica, assim rendo o estágio atendido a todas as minhas expectativas, contribuindo para a minha capacitação profissional.
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    Acompanhamento das atividades realizadas no Laboratório de Operações Aquáticas e Aquicultura (LOAA).
    (2021-03-01T03:00:00Z) Souza, Robevânia da Silva; Santos, José Carlos Pacheco dos; http://lattes.cnpq.br/2185193566880590; http://lattes.cnpq.br/3414340138137354
    Objetivou-se com este trabalho, descrever as atividades realizadas no Laboratório de Operações Aquáticas e Aquicultura (LOAA) da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, localizada no município de Serra Talhada - PE. O Estágio Supervisionado Obrigatório foi realizado entre os meses de janeiro e março de 2021, sendo possível acompanhar as atividades rotineiras de um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias pesqueiras. As atividades realizadas estão relacionadas com a construção de armadilhas para captura de peixes e camarões, bem como realizar uma analise do bando de dados de captura de espinhel, para determinar as principais espécies capturadas e o impacto desta atividade pesqueira sobre a fauna acompanhante. A experiência adquirida durante o estágio proporcionou ampliar os conhecimentos sobre as práticas técnicas de pesca, possibilitando a obtenção de uma visão mais técnica sobre essa atividade
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    Relatório de estágio supervisionado obrigatório com ênfase em extensão rural
    (2019-06-17T03:00:00Z) Nascimento, Simone Andrea dos Santos; Almeida, Rosa Honorato de; http://lattes.cnpq.br/4319299572657528; http://lattes.cnpq.br/3647378652257643
    O Estágio Supervisionado não é apenas para a compreensão da teoria estudada pelo aluno na graduação, mas também a sua aplicabilidade e reflexão. O mesmo serve como instrumento de aprendizagem no ambiente de trabalho, expõe o estudante a situações e problemas do cotidiano e o permite desenvolver técnicas para resolver tais questões da maneira mais profissional possível. Dessa forma, o estágio na área da Extensão Rural permite uma aproximação do aluno com o agricultor e com as questões agrícolas que são discutidas ao longo da graduação; possibilita também ao aluno uma familiarização com a relação que existe entre extensionista/agricultor mesmo que não possua domínio dos métodos da Extensão Rural. Portanto, este ESO foi desenvolvido no IPA e teve como objetivo acompanhar as atividades desenvolvidas pelo órgão no período de 01 de Abril a 27 de Maio, onde foram desenvolvidas atividades como: Emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), ações do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Banco Comunitário de Sementes Crioulas e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos/às agricultores/as familiares no sertão do Pajeú. Diante do exposto, este trabalho consiste na apresentação do relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) na área de Extensão Rural, apresentado como componente curricular, no ano letivo de 2019.1 do curso de Bacharelado em Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Dessa maneira, ao finalizar o ESO pude observar a importância que o IPA possui para a agricultura familiar e o setor agropecuário da região do Pajeú, através da assessoria técnica e projetos desenvolvidos junto aos agricultores é notória a evolução socioeconômica das famílias assistidas pelo órgão. Portanto, este ESO além de ter contribuído para minha formação acadêmica, trouxe a experiência de como se relacionar com o homem do campo e entender seus desafios diários em busca de uma melhor qualidade de vida.
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    Assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares assessorados pelo IPA – Gerência Regional de Serra Talhada - PE
    (2019) Amaral, Erison Martins; Souza, Eduardo Soares de; http://lattes.cnpq.br/8125009165007422; http://lattes.cnpq.br/0203403737626492
    A Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER compreende um conjunto de estratégias para a promoção do desenvolvimento rural sustentável direcionadas à agricultura familiar, sobretudo para o nordeste brasileiro. O objetivo deste é relatar as atividades de ATER realizadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório, no Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, gerência regional de Serra Talhada/PE. É através da aplicação de metodologias participativas e dialogadas, de conhecimento e respeito aos produtores rurais, além de métodos cuidadosamente planejados e executados, que se realizada efetivas atividades de ATER, juntos aos agricultores e parceiros, entidades públicas e privadas. Foram realizadas visitas técnicas a agricultores familiares e agroflorestais, caprinocultores, artesãos e extrativistas; cursos e oficinas sobre produção e comercialização de produtos e agregação de valor, compreendidas no projeto Dom Hélder Câmara – PDHC; modulo I do programa nacional de aquisição de alimentos – PAA, sobre segurança alimentar e nutricional; acompanhamento das atividades referentes ao PAA, como entrega de alimentos e distribuição aos beneficiários; Abertura e atualização de cadastro de famílias no Programa Nacional De Fortalecimento Da Agricultura Familiar – PRONAF, através da Declaração de aptidão ao PRONAF – DAP; além de atividades lúdicas de leitura e discussão de materiais didáticos. A ATER realizada pelo IPA, em especial para a gerência Serra Talhada, é de incomparável importância no desenvolvimento rural sustentável e na valorização das atividades da agricultura familiar na região, compreende assim uma forte ferramenta de inclusão social e favorecedor de geração de renda e bem estar das famílias de agricultores.