02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Pedagogia em espaços não escolares : uma experiência no Memorial da Justiça de Pernambuco(2023-07-25) Moura, Marina Beltrão da Silva; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/3183381312724833O profissional da Pedagogia pode hoje atuar em diversos espaços além da escola: como museus, Organizações Não Governamentais (ONGs), editoras, centros de reabilitação, brinquedotecas, hospitais, empresas, fóruns e tribunais de justiça, entre outros. Apesar disso, as possibilidades de atuação do pedagogo em espaços não escolares são ainda pouco discutidas nos cursos de formação de professores e poucas são as oportunidades de prática profissional para os estudantes de Pedagogia através de estágio supervisionado nesses espaços. O interesse em desenvolver este trabalho surgiu da realização de estágio supervisionado não obrigatório no setor educativo do museu do Memorial da Justiça de Pernambuco, entre os meses de janeiro de 2022 a julho de 2023. Devido à diversidade de funções que pode abrigar, o museu se mostra como um espaço privilegiado para a promoção da educação não formal sob uma perspectiva de formação integral para a cidadania, pois além de proteger o patrimônio cultural, é um campo vasto de possibilidades educativas e atividades para os mais diversos públicos que o frequentam. Dessa maneira, este relato objetiva apresentar as possibilidades de atuação do pedagogo em espaços não escolares através do relato das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado no Memorial da Justiça de Pernambuco do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Para isso, utilizamos uma abordagem descritiva, tendo como recursos primordialmente o diário do estágio, a pesquisa documental e bibliográfica além de consulta a formulários de visita e participação nas atividades educativas/museológicas. Como resultado, esperamos que este trabalho possa fomentar o interesse de estudantes e profissionais pela educação patrimonial e contribuir para a discussão sobre as possibilidades de atuação da Pedagogia.Item Museu Cajaíba: um espaço de arte, memória, educação e história(2021-08-27) SIlva, Ivani Mendes da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190Esta pesquisa tem como objetivo abordar o papel das artes visuais no processo de formação dos indivíduos; formação essa que ocorre por meio da Educação não formal. Além disso, menciona a importância das artes visuais para a preservação da história e da memória e do contexto em que as mesmas foram produzidas. A fim de tratar deste tema, serão apresentadas as contribuições dadas pelo Museu Cajaíba, um espaço localizado no município de Vitória da Conquista, interior da Bahia. Para discorrermos sobre este tema traremos os autores Barbosa (2008; 2009), Durkheim (2001), Gohn (2006), Sales (2005), Martins (2011). O local conta com 180 esculturas confeccionadas em cimento e ferro. Além disso, o museu possui um espaço destinado a apresentações culturais e troca de experiências, também culturais, entre os que se apresentam e o público que visita o local.Item Pedagogias decoloniais e ensino de arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea(2021-09-27) Aquino, Mariama Lopes de; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/5576596830792862A presente pesquisa tem como objetivo apresentar processos e impactos do método não-formal e pedagogias decoloniais no ensino de artes. Apontar outras possibilidades de metodologias a partir do pensamento decolonial que considera legítimos outros caminhos além dos validados pela ciência e academia. A decolonialidade utiliza conhecimentos da sociedade e cultura dos povos quilombolas, originários e latino-americano, é um método intercultural que apresenta saberes plurais que vão de medicina natural a literatura, saberes populares a arte contemporânea. Ao longo dos capítulos também será apresentado meu relato de experiência com ensino informal através do projeto Prazer, Arte Contemporânea que foi realizado com jovens e crianças de três comunidades da região metropolitana do Recife. O projeto tem apoio do Funcultura e JCPM, foi realizado em ONGs escola Centro Escola Mangue e no projeto MEMaker. O Prazer, Arte contemporânea é uma troca de saberes que visa fomentar e instigar o conhecimento e gosto pela arte de maneira dinâmica e acessível, onde os estudantes que, em sua maioria, nunca tiveram contato com as artes visuais sintam-se parte da mesma. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica e relatos a partir da experiência da elaboração e execução do curso.Item A importância do letramento literário para a formação juvenil a partir da experiência do grupo jovens em cena do SESC Santo Amaro no Recife(2019) Melo, Osmar Morais Santos de; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/4399950491476893A prática de leitura é uma viagem incessante ao mundo do conhecimento e imaginário. Quando esta viagem ocorre no universo da literatura, certamente haverá de consolidar ainda mais valores importantes à formação pessoal de cada indivíduo envolvido em processos sofisticados de leitura e interpretação. O presente trabalho de pesquisa visa não somente o resgate da experiência de letramento literário, a partir darelevante contribuição do grupo Jovens em Cena do SESC Santo Amaro, no Recife,como também compartilhar a experiência exitosa de atuação em processos de educação não formal intermediado pela literatura. Portanto, pretende-se defender aimportância do letramento literário como estratégia fundamental para o desenvolvimento da leitura associada ao teatro, e fortalecimento da ideia de atuação de agentes privados na oferta de serviços artísticos e culturais para a juventude em processos de educação não formal, expertise do Serviço Social do Comércio (SESC),com atividades que envolvam as artes cênicas e o teatro. Em linhas gerais, a pesquisa partiu do resgate sobre a encenação do espetáculo “A Viagem de um Barquinho, deSílvia Orthof. Observando a literatura que reconhece o letramento literário como metodologia importante para o desenvolvimento do processo de leitura e de interpretação textual, admite-se a importância dessa metodologia para a prática pedagógica em ambientes formais de educação, bem como acontecem em ambientes voltados à educação não formal.
