02.1 - Graduação (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A fotografia como método de divulgação das obras de artes de acervos institucionais
    (2021-07-31) Monteiro, Josimar Alves; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6993483726509423
    Este trabalho descreve uma pesquisa que teve como objetivo analisar a fotografia como método de divulgação de obras de artes de acervos institucionais, adotando como caso o projeto Artes da UFRPE. A fundamentação teórica da pesquisa contemplou uma discussão sobre a fotografia como método de catalogação de acervo institucional e sobre a divulgação de artes no contexto da rede social. Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, a partir de um estudo de caso, tendo sido adotado o Projeto Artes da UFRPE. Os dados coletados são apresentados na seção dos resultados organizados em três subseções, discussão sobre as instituições públicas que realizam a divulgação dos seus acervos artísticos no Instagram, na observação dos recursos utilizados para as publicações das fotografias no perfil do projeto Artes da UFRPE na rede social e na análise das entrevistas com os fotógrafos que registraram as imagens da catalogação do acervo das obras de artes da instituição, com o objetivo de compreender as percepções desses profissionais ao executar essa ação. A partir da metodologia adotada foi possível identificar o Projeto Artes da UFRPE como único que promove a divulgação do acervo artístico da universidade pública na região Nordeste, via Instagram. Além disso, constatou-se a relevância dessa rede social como um considerável mecanismo para a realização da divulgação das artes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Letramentos literários digitais de estudantes do ensino médio: interfaces com a rede social de leitores - SKOOB
    (2019) Lima, Carmem Lúcia da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/4940303696309141
    O principal objetivo deste trabalho é analisar as percepções de estudantes do ensino médio sobre práticas de letramentos literários digitais, com foco nas potencialidades da rede social de leitores Skoob disponível em: . Skoob envolve uma comunidade virtual brasileira de leitura, com possibilidades de interação entre leitores, autores, editores a partir do compartilhamento de interesses em comum quanto a hábitos, preferências e práticas de leituras e letramentos literários. Como aporte teórico, utilizamos abordagens que discutem ensino da literatura e letramentos literários (COSSON (2009); SILVA (2005); DALVI (2013); bem como as reflexões sobre o papel da literatura em tempos de cultura digital (SANTAELLA,2004). Em termos metodológicos, este estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa,descritiva e interpretativa.Realizamos pesquisa com estudantes do ensino médio, por meio da aplicação de questionário semiestruturado, considerando as percepções dos estudantes em relação às práticas de letramentos literários nos meios digitais, bem como no tocante ao tratamento dado à literatura na escola.Esperamos que a pesquisa consiga contribuir para o repensar do ensino de literatura no contexto do nível médio, tendo em vista os desafios da escola para ampliar as práticas de letramentos literários mais significativas e articuladas às contínuas demandas da cultura digital.