02.1 - Graduação (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A robótica educacional e a inclusão de alunos com deficiência(2023-12-22) Santos, Márcio Bezerra dos; Santos, Francisco Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/1904504927574797A robótica educacional é um campo em rápida evolução que oferece abordagens inovadoras para o ensino e a aprendizagem. De maneira mais específica, o uso dessa ferramenta pode ser explorado no contexto da educação especial, que envolve os educandos com deficiência, os quais, por lei, têm garantia do acesso à educação. Dentro desse contexto, a robótica pode ser um instrumento para envolver, motivar e dinamizar as aulas, promovendo a aprendizagem ativa e aprimorando a compreensão dos conceitos fundamentais de maneira lúdica e prática. Assim, esta pesquisa buscou verificar de que forma a robótica educacional é usada em experiências pedagógicas com alunos com deficiência no ensino básico. Analisou-se, para tanto, a relação entre a robótica e a inclusão desses alunos no contexto educacional em que se encontravam inseridos, a fim constatar os potenciais benefícios e desafios de tal uso. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem de revisão sistemática da literatura, adotando como base de dados o Google Acadêmico, com vistas a identificar estudos que tivessem como foco a integração da robótica educacional como ferramenta para a mediação de aulas de diferentes componentes curriculares para alunos atendidos pela educação especial. Os artigos selecionados passaram por uma revisão completa, incluindo extração, análise e síntese de dados, para atender aos objetivos estipulados. Utilizamos como termos de busca “robótica”; “ensino básico”; “educação especial” e “deficiência”.Item A robótica em propostas de ensino com kits lego : um mapeamento sistemático da literatura(2023-12-18) Santos, Josivan Felix dos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/6133391680427577A robótica educacional se apresenta como uma ferramenta útil na sala de aula, pois proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos de maneira prática e interativa. Além disso, os alunos sentem-se motivados e engajados no processo de aprendizagem, tornando-o mais significativo e contextualizado. Dentre as inúmeras possibilidades que podem auxiliar o professor no planejamento das atividades a partir do uso da robótica, o kit LEGO é usado para ensinar conceitos variados de forma prática e tangível. Esse instrumento vai ao encontro das discussões da BNCC (2018) sobre a importância de desenvolver propostas que integrem diferentes saberes, de maneira integrada e contextualizada, para que os estudantes possam ter a capacidade de avaliar e resolver de forma holística os problemas complexos do mundo real. O paradigma educacional adotado, então, deve romper com a fragmentação tradicional do conhecimento, estimulando a conexão entre diferentes áreas. Nessa direção, objetivamos neste trabalho analisar pesquisas sobre o uso do LEGO como ferramenta para educacional de maneira inter, multi e transdisciplinar no contexto da educação básica. Para tanto, foi feito um mapeamento sistemático de artigos publicados no Brasil entre os anos de 2018 e 2023. De forma geral, percebeu-se, tanto por dados estatísticos quanto por uma análise qualitativa das informações, que os trabalhos publicados durante os últimos cinco anos apresentam um crescimento gradual, atuando no sentido de contribuir para o avanço científico na área da educação e ajudar a desenvolver teorias mais robustas e práticas mais eficientes.
