02.1 - Graduação (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ensino por investigação de transformações gasosas : elaboração de uma sequência didática
    (2023-12-20) Silva, Erivaldo Correia da; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185; http://lattes.cnpq.br/5888241056559998
    Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática baseada no ensino por investigação, focada no ensino do conteúdo das transformações gasosas. A abordagem do ensino por investigação promove a aprendizagem ativa e significativa dos alunos, colocando-os como protagonistas na construção do conhecimento. A sequência didática proposta segue uma estrutura progressiva, envolvendo atividades práticas por meio de simulação virtual, experimentos e análise de dados. Espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada dos conteúdos das transformações isobárica, isovolumétrica e isotérmica, além de habilidades de pensamento crítico e científico, e que aprimorem suas habilidades de investigação e trabalho em equipe. As atividades propostas podem também servir, para outros professores de física, como uma ferramenta de auxílio durante sua prática docente no ensino das transformações dos gases. A sequência didática busca promover uma educação mais contextualizada, formando alunos críticos, reflexivos e cientificamente alfabetizados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso da sequência didática na mediação pedagógica na educação infantil, para estimular os bons hábitos alimentares
    (2021) Mendes, Roseane Alves da Silva; Lopes, Janice Maria Araújo; Calado, Ednara Félix Nunes; http://lattes.cnpq.br/2307543001407309
    A utilização da sequência didática como estratégia de ensino traz diversos benefícios para o aprendizado dos alunos, tornando-se uma ferramenta a mais para organizar o planejamento escolar, ampliar e contextualizar os conteúdos. O tema alimentação tem sido motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que através da mídia, invadem as nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados. O objetivo da pesquisa foi analisar as etapas utilizadas no processo da sequência didática adotada pelo professor, utilizando como contextualização, os hábitos alimentares entre as crianças da educação infantil, de uma escola pública situada em um município do estado de Pernambuco. A metodologia utilizada foi uso de formulário para a coleta de dados e analisados com auxílio de pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa. Os resultados encontrados identificam a importância de uma alimentação saudável, e como ela pode promover um bom desenvolvimento das crianças auxiliando o desenvolvimento físico e cognitivo, criando momentos de socialização e acolhimento. Por essa razão a prática de sequência pedagógica e a alimentação saudável para as crianças é tão importante, promovendo um melhor desenvolvimento pessoal, físico e intelectual. Conclui-se assim, o uso adequado da sequência didática na educação infantil, podendo contribuir para entre outras coisas construir uma cultura nas crianças de hábitos alimentares saudáveis.