02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item A arte de Ana das Carrancas: de louceira à expressão da arte popular(2023-12-18) Cavalcante, Kellison Lima; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/7281273840360289Este trabalho investiga a trajetória e produção artística de Ana das Carrancas, ceramista conhecida por sua técnica de moldar o barro em forma de carrancas, com o objetivo de compreender a criação artística, suas influências, estética e sua contribuição para o ensino de arte. Ana das Carrancas é uma figura emblemática da arte popular brasileira, cujo legado transcende o âmbito regional. A pesquisa adotou uma abordagem multidisciplinar, utilizando fontes primárias através da pesquisa bibliográfica e fontes secundárias através da pesquisa documental e da pesquisa de campo em espaços culturais de Petrolina que preservam a memória da artista. As carrancas de barro, suas obras mais notáveis, refletem a estética e cultura do Vale do São Francisco no sertão pernambucano, desafiando observadores com seus olhos vazados e traços zoomórficos. No contexto educacional, as oficinas de modelagem de barro e visitas a espaços culturais ligados a Ana das Carrancas enriquecem o ensino de arte, permitindo que os alunos se conectem com tradições locais, técnicas e diversidade cultural. A arte de Ana das Carrancas transcende as fronteiras de Pernambuco, contribuindo para a difusão da arte popular brasileira em um contexto mais amplo, se tornando um símbolo da força da expressão da arte popular. Seu legado inspira a valorização da riqueza da arte popular brasileira, tanto no ensino de arte quanto no reconhecimento dessa expressão artística em âmbito nacional e internacional.Item O estudo da etnomatemática em um projeto de produção de fuxicos(2021-12-30) Anselmo, Thâmires Andrade; Gomes, Eber Gustavo da Silva; http://lattes.cnpq.br/5395849538049989O presente trabalho foi realizado no município do Cabo de Santo Agostinho – PE com membros da comunidade da zona rural no engenho de Utinga de Baixo popularmente conhecido como Engenho Sabiá. Esta pesquisa tem como motivação a inquietação, que surgiu quando vivenciamos a prática de campo, verificamos as dificuldades na aprendizagem, procuramos refletir sobre nossa prática, através de algumas pesquisas e observações em sala de aula, percebemos que muitas dessas dificuldades ocorrem devido ao fato de que professores e alunos não conseguem transformar a realidade em conhecimento e conhecimento em realidade, dessa forma, uma grande parte dos indivíduos não sabe lidar com situações novas e utilizar a matemática em seu dia a dia. A pesquisa teve como objetivo investigar os processos de geração, organização e transmissão de conhecimento através da Etnomatemática presente no artesanato da cultura do Engenho Sabiá. A pergunta norteadora da pesquisa foi: De que forma a etnomatemática no artesanato do fuxico, pode ser vinculada na educação matemática de modo que novos saberes sejam somados aos conhecimentos prévios desse grupo? Para essa reflexão, nos sustentamos na Etnomatemática, por se tratar de um programa de pesquisa que procura entender o saber/fazer matemático ao longo da história da humanidade, contextualizado em diferentes grupos de interesse, comunidades povos e nações. Trata-se de um programa porque busca entender a aventura da espécie humana na busca de conhecimento e na adoção de comportamentos. Utilizamos as técnicas etnográficas como observações, diário de campo, entrevistas semiestruturadas e questionário para coleta de dados, com foco no conhecimento envolvido na prática do fuxico, no saber/fazer artesanato passado de geração para geração, nas técnicas que Uma artesã do Sabiá deve conhecer para escolha do material usado para extrair as fibras e os padrões de teçumes, através desse processo de confecção artesanal, nos conhecimentos que se aproximam a conceitos de contagem, simetria e geometria dos participantes da pesquisa da comunidade, os dados coletados foram analisados.
