02.1 - Graduação (UAEADTec)

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    Gestão de resíduos sólidos: um estudo no município de Paulistana - PI
    (2021-02-24) Silva, Jefferson Elias da; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950
    O presente estudo teve como objetivo verificar a percepção do gestor quanto à gestão de Resíduos Sólidos no município de Paulistana-PI e ainda avaliar a percepção dos habitantes quanto ao gerenciamento do Resíduos Sólidos na cidade de Paulistana. A cidade não dispõe de aterro sanitário, havendo apenas um lixão para depositar o lixo produzido. Sem dúvidas é de conhecimento de todos o crescimento de resíduos sólidos urbanos (RSU) que são produzidos no Brasil, pois trata-se de algo natural do próprio ser humano tornando-se impossível, nos dias de hoje, viver sem produzir lixo. Por isso se faz necessário abordar esse assunto. Essa pesquisa teve caráter qualitativo onde os sujeitos da pesquisa foram o gestor de Resíduos Sólidos da prefeitura e mais alguns habitantes da cidade, foi feita uma pesquisa de campo onde se aplicou questionários via Google Doc e também disponibilizado nas redes sociais, obtendo o total de 60 respostas, sendo essa uma pesquisa descritiva. De acordo com os resultados obtidos, para a população existe uma deficiência na gestão de Resíduos Sólidos por parte da prefeitura, pois quando foram questionados se a prefeitura faz de forma adequada a gestão dos Resíduos Sólidos, a maioria dos respondentes disseram discordar totalmente. Já o gestor quando foi interrogado se a regularidade da coleta de lixo nos bairros é feita de forma satisfatória ele respondeu concordar totalmente. Dessa forma, podemos notar que há um impasse entre o representante da prefeitura e a população sobre o gerenciamento de RSU neste município.
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    A reciclagem e o artesanato como instrumentos da educação ambiental na escola: estudo de caso
    (2015) Medeiros, Andréa Alves dos Prazeres; Souza, Luciene Lira de; http://lattes.cnpq.br/5603053077584337
    O presente artigo relata um estudo de caso realizado em duas turmas do segundo ciclo do ensino médio na modalidade EJA –Educação de Jovens e Adultos, numa escola localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes –PE. O processo foi viabilizado pelo EstágioCurricular Supervisionado V, no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal Rural de Pernambuco –UFRPE,na modalidade EAD. Este trabalho expõe as atividades realizadas nas turmas citadas sobre a temática da reciclagem, atividades teóricas e práticas por meio de oficinas, utilizando materiais recicláveis na confecção de peças artesanais. As atividades realizadas com os alunos tiveram o objetivo de contribuir para promoção daconsciência ambiental e incentivar os alunos a produzirem artesanato a partir de materiais recicláveis, tornando-ouma possível fonte de renda. Os alunos adquiriram maior conhecimento sobre o meio em que vivem, tendo atitudes mais responsáveis e de preservação ao meio ambiente, como também conseguiram realizar as atividades propostasdurante as aulas teóricas e oficinas.