02.1 - Graduação (UAEADTec)

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    Atividades artísticas no ambiente prisional
    (2023-12-21) Lima, Ana Carolina de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar os impactos de atividades artísticas no ambiente prisional, a partir da investigação do potencial das artes visuais e do artesanato em ambientes prisionais, por meio de pesquisas e autores que tratam sobre o assunto, bem como refletir sobre as artes enquanto ferramenta de estímulo ao autoconhecimento, ao trabalho em equipe e à ressocialização do indivíduo. O referencial teórico contempla discussões acerca da função da arte desde os primórdios até a sua utilização atual. O procedimento metodológico adotado consistiu em uma revisão bibliográfica sobre o tema, visando a obtenção de informações e conhecimentos para a escrita desta pesquisa. Os dados obtidos indicam que atividades artísticas desenvolvidas em ambientes prisionais, quando planejadas com propostas reflexivas, resultam em um aproveitamento positivo, retirando o reeducando do estado ocioso para um estado ativo. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a arte é um meio efetivo para o autoconhecimento, para o trabalho em equipe e com resultados ressocializadores.
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    A educação como ferramenta de ressocialização em um presídio de Pesqueira, Pernambuco
    (2021) Oliveira, Mykael Douglas Alves de; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709
    Umas das ferramentas de maior poder para o desenvolvimento e construção de um bom cidadão é a educação. Além disso, ela é direito de todos, estando instituída na Constituição Federal. Porém, por muitas vezes esse direito é tirado ou negado aos privados de liberdade, onde deveria ser utilizada com mais força de modo a se obter uma ressocialização e sociedade mais justa. Sendo assim, o presente artigo teve como objetivo compreender como a ressocialização por meio da educação é praticada no presidio Desembargador Augusto Duque, localizado no município de Pesqueira, interior de Pernambuco. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira de cunho bibliográfico investigativo para verificar os programas de reintegração e a estrutura educacional escolar. E, na segunda parte, foram realizadas entrevistas através de questionários compostos por dez quesitos, para compreender a importância da educação na vida dos presos. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de noventa alunos, sendo sessenta do EJA Fase IV e trinta do EJA Médio. A educação como ferramenta de ressocialização mostrou o quanto pode ser eficaz se aplicada de forma pedagógica e inovadora, sendo ela capaz de mudar a perspectiva de futuro dos presidiários. Com a resposta dos questionários, pôde-se compreender o quanto a educação realiza diferença na vida do ser humano, constatando haver um autorreconhecimento de seus atos, que os privados de liberdade estão cientes das suas ações e, estão dispostos a mudarem de vida. Dos noventa participantes, apenas quatro possuíam ensino médio completo (4,4%), demonstrando que a população carcerária estudada apresenta baixo índice acadêmico. Por outro lado, a grande maioria informou que pretendem dar continuidade aos estudos após o cumprimento de pena. Neste sentido, a educação conseguiu transformar seus pensamentos, sendo ela o passaporte para a vida. E, sendo nós os passageiros, cabe-nos a lutar por ela.