Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2901


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Paisagens sonoras: arte, tecnologia e inclusão no ensino fundamental anos finais
    (2023-10-23T03:00:00Z) Silva, Karla Lidiane Costa Martins; Domingos, Ingrid Borba de Souza Pinto; http://lattes.cnpq.br/5227524047321329; http://lattes.cnpq.br/2132118082130255
    A presente pesquisa navega pela proposta de diálogo entre Arte, Tecnologia e Inclusão aplicada ao Ensino Fundamental Anos Finais, numa perspectiva de atuação que pensa a diversidade na escola como território a ser reconhecido, respeitado e desprovido de preconceitos. A fim de analisar e propor caminhos para uma prática inclusiva no ensino da arte, lança-se mão de um referencial teórico que transita entre a arte-educação, as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as tecnologias aplicadas à educação e a inclusão da pessoa com deficiência (PcD). Dentre os procedimentos metodológicos adotados, está a reflexão teórica aliada ao experimento prático intitulado de Marista em Paisagens Sonoras, desenvolvido junto aos estudantes do Pré-Médio, no Colégio Marista São Luís, em Recife - Pernambuco. Frente a intencionalidade da presente proposta, acredita-se que o impacto de sua realização e materialização enquanto escrita acadêmica contribuirá significativamente às pesquisas voltadas à docência em arte numa perspectiva inclusiva, democrática e disruptiva.