Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

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    O ensino de arte na EJA: uma possibilidade na educação do sistema prisional
    (2019-08-08T03:00:00Z) Silva, Solange Maria da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190
    Esta pesquisa tem como objetivo demostrar como se deu a realização de um trabalho em uma escola da unidade prisional, cujo propósito foi trazer uma possibilidade de ensino de arte para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), através das exposições de dois Museus: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (SP) e MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (PE), sendo o público as estudantes do Sistema Penitenciário – Colônia Penal Feminina do Recife – CPRF. A metodologia de estudo utilizada foi pautada na pesquisa qualitativa e explicativa com base na pesquisa de campo. Foram realizadas leituras e releituras das obras de artes visuais (por meios de vídeos) pelas estudantes, bem como produções artísticas. Este trabalho contribuiu para o ensino aprendizagem das reeducandas, no tocante ao desenvolvimento da sua percepção e reflexão, adquiriram um novo olhar para as artes visuais e uma concepção diferente no que se refere aos museus.
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    A importância do ensino da arte para a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    (2019-08-02T03:00:00Z) Alves, José Ricardo; Machado, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5285590707178347
    A presente pesquisa tem como objetivo apresentar argumentos sobre a importância da isenção do ensino de arte na Alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, atentos a sua influência para a formação cidadã dos estudantes, analisando os impactos das tecnologias no ensino. Buscaremos a descrição de fatores que podem definir à arte como instrumento motivacional, e contribua para a superação dos obstáculos cognitivos, falta de investimentos na infraestrutura da educação básica, no processo formativo da capacitação de professores de arte e da EJA. Destacamos que os processos formativos ajudariam os professores a entender melhor os impactos tecnológicos presentes nas salas de aulas por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que já faz parte do cotidiano dos estudantes presente hoje em nossas escolas. Refletimos a partir da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa como metodologia fundamental, aliada com a dialética Freireana como base essencial para o ensino da Arte na Alfabetização de Jovens e Adultos. Pois, acreditamos que ajudaria bastante, de um modo geral, principalmente no entendimento do contexto histórico da arte e na sua relação com a cultura, os grupos socioculturais e sua influência na educação popular, que necessariamente precisa se fazer presente no ensino da arte e na alfabetização como também nos demais módulos da educação de Jovens e Adultos, onde a arte contemporânea representada dentro dos quatro grandes campos: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Já presente no Parâmetro Curricular da Educação Básica de Pernambuco (PCEB, de Pernambuco 2013, p 18). Normatização que se faz necessária abranger a alfabetização no primeiro módulo da Educação de Jovens e Adultos, no ensino formal como também no não formal, na luta pela a erradicação do analfabetismo, dialogando com os novos segmento da arte e da tecnologia que tem por obstáculo a falta de estrutura das escolas, como também professores que não são formados em arte e nem tão pouco recebem capacitação por meio de uma formação continuada adequada a disciplina de arte e dentro dos eixos tecnológicos. A investigação aponta que, na iminência em superar esses obstáculos, é preciso um esforço pedagógico em prol da autoestima dos estudantes da EJA, otimização do uso da tecnologia móvel, no caso dos aparelhos de telefonia celular, os tablets e notebooks. Na utilização desses aparelhos de forma mais direta na arte com vídeos, fotografias entre outros meios tecnológico vinculado a arte, superando as questões de infraestrutura materiais das escolas ao mesmo tempo, conscientizando os estudantes de que a escola é um espaço de construção do conhecimento, e o ensino da arte neste processo pedagógico amplia o conhecimento de mundo expressivamente, cognitivamente e perceptivamente tanto de estudantes em sala de aula ou fora dela.
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    Artes e tecnologias na educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas nas escolas da rede municipal do Recife
    (2019-07-22T03:00:00Z) Silva, Gilmere Lopes da; Silva, Cristiane Barbosa Tosta da; http://lattes.cnpq.br/0195862765669468; http://lattes.cnpq.br/8552453021644175
    O presente trabalho de pesquisa buscou compreender o ensino de Arte integrada às tecnologias na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a vivência das práticas pedagógicas dos docentes nesse âmbito das escolas da Rede Municipal do Recife, tomando como base nos estudos de Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro sobre a EJA, articulando as tecnologias às discussões de Ana Mae Barbosa sobre o Ensino de Arte no contexto educacional e Antoni Zabala sobre Prática Pedagógica. Para tanto, foi adotada como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a realização de entrevista semiestruturada, bem como a observação de aulas de dois professores/as dessa modalidade de ensino. Considerando a arte como uma linguagem que se manifesta com características distintas em cada época e cultura, assim também, como as tecnologias, entendemos que sua apropriação por parte do estudante jovem e adulto significa a aquisição de conhecimento sobre si e sobre o mundo, com influência de suas próprias experiências de vida no processo de construção desse conhecimento. Desse modo, entendemos que, por mais que a Educação de Jovens e Adultos tenha obtido consideráveis avanços enquanto modalidade e campo de estudos, sua efetividade também é comprometida na medida em que os diferentes conteúdos e saberes são entendidos e ensinados de forma distorcida ou mesmo ignorados pelos docentes, quanto à realidade, e pelas instituições responsáveis pelo atendimento desse público especifico. Nesse sentido, os resultados mostraram que o ensino e aprendizagem de Arte integrada às tecnologias na EJA podem sofrer implicações a depender do contexto socioeconômico no qual os estudantes estão inseridos, da experiência e didática docente e também da faixa etária dos alunos.