Licenciatura em Letras (UAST)

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    Processos referenciais em conversas de um grupo de Whatsapp
    (2018) Silva, Aparecida Juliana da; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/6760503859861442
    Neste trabalho, nos propomos analisar os processos referenciais construídos em conversas de um grupo de WhatsApp, no interesse de aproximarmos as várias teorias, emergidas na Linguística Textual, às manifestações interativas corriqueiras do cotidiano, produzidas de maneira espontânea pelos seus falantes. Com isso, pensando-se numa concepção amplificada sobre o que defendemos por texto, atentamos para as investigações no ambiente do aplicativo WhatsApp, cujo lugar, através de suas diversas ferramentas,tem se mostrado altamente propício à elaboração de multimodos comunicativos no interior de uma mesma conversa. Reconhecemos que a sofisticação comunicativa não se limita ao texto escrito (FÁVERO et al, 2000), nem muito menos a uma única modalidade textual (DIONÍSIO, 2007). Dessa forma, objetivamos analisar, com atenção, a performatização das elaborações referenciais(KOCH, 2004; KOCH; ELIAS, 2006)em nosso lócusde análise com vista à perspectiva categórica instável dos objetos de discurso referenciados(MONDADA;DUBOIS, 2003). Juntamente com essas discussões, relacionamos, quando possível, esses pressupostos às novas concepções de texto(CAVALCANTE, 2013; CAVALCANTE; CUSTÓDIO FILHO, 2010), revelando, desde o primeiro contato, a representatividade do processamento cognitivo junto ao compartilhamento de ideias negociado em uma comunidade de fala específica. Observamos, ainda, as construções dêiticas a partir do uso de emojis que remetem à localização de referentes, em relação ao espaço-discursivo dos participantes envolvidos na interação(CAVALCANTE, 2000; CIULLA; MARTINS, 2017; OLIVEIRA; SILVA, 2017). Trabalhamos com um corpus constituído a partir de prints provenientes de conversas do grupo de WhatsApp Família Pereira, do qual somos membros,constatando, assim,a relação expressiva dos processos sociocognitivos da linguagem, no cerne das construções referencias, além de comprovarmos a necessidade de expandirmos as noções sobre texto.