Licenciatura em Letras (UAST)

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    Um olhar crítico para os discursos de opressão, silenciamento e poder presente em canções do movimento Tropicalista
    (2021-02-01T03:00:00Z) Silva, Islândia Lima da; Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/5389548556553100
    O presente trabalho busca refletir sobre os discursos de opressão, silenciamento e poder presentes em canções do movimento Tropicalista. O campo da Análise Crítica do Discurso embasará nossos estudos com base nos pressupostos teóricos de estudiosos como Teun Adrianus Van Dijk (2004; 2008), Melo (2009) e Pedrosa (2019). O corpus de nossa pesquisa constitui-se de dez canções de grandes nomes deste movimento, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros, que sofreram grande influência de correntes vanguardistas como o concretismo, influenciando as artes plásticas, a poesia e a música, compartilhando ideologias do pensamento libertário. Para tanto, a pesquisa propõe-se especificamente a: identificar as estratégias linguísticas e discursivas que os autores das canções utilizavam para denunciar a repressão; e atentar para importância que tal movimento exerceu no contexto ditatorial no Brasil. As canções, a título de contextualização, representaram as primeiras manifestações do movimento, sua ascensão e queda e as marcas de sua influência nos anos seguintes à ditadura. Selecionamos músicas que retratam em seus conteúdos ideologias e resquícios de opressão vivenciados pela sociedade da época. As canções, a nosso ver, carregam consigo reflexão e poder revolucionário, por despertarem na sociedade sentimentos de luta e esperança.